A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA SOLAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA SOLAR."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA SOLAR

2 Origem do Sistema Solar
Tema: A Terra no Espaço O sistema solar 1.1 – Planetas 1.2 – Estrelas 1.3 – Cometas 1.4 – Asteróides 1.5 - Meteoritos Origem do Sistema Solar 2.1 – A Hipótese Nebular

3 O SISTEMA SOLAR É o conjunto de planetas, satélites e outros fragmentos do espaço, como asteróides, meteoritos, gás e poeira interplanetários, que orbitam o Sol. Estes constituintes antêm-se em órbita através da força gravitacional do Sol; O Sistema Solar localiza-se na Galáxia Via Láctea, a aproximadamente 33 mil anos-luz de seu centro; Formou-se há aproximadamente 4,5 Biliões de anos.

4 PLANETAS Os planetas são astros sem luz própria, enquanto que o sol brilha com a sua própria luz; Os planetas só podem reflectir esta luz, ou seja, não são capazes de gerarem luz própria, sendo iluminados pelo sol ou por outros satélites, como a Lua; Actualmente, os planetas mais conhecidos no nosso sistema solar são: Mercúrio; Vénus; Terra; Marte; Júpiter; Saturno; Urano e Neptuno, embora já seja conhecida a existência de outros.

5 ESTRELAS São astros dotados de luz e calor próprios, existindo biliões de estrelas; As estrelas, podem apresentar colorações diferentes, tudo depende da temperatura média alcançada por elas. As estrelas vermelhas são astros mais frios e as azuis, as mais quentes. O sol é uma estrela "amarela" e sua temperatura superficial é de aproximadamente 6500 º C; O sol é a estrela mais próxima do nosso planeta, esta localizada no centro do nosso sistema solar e todos os planetas contido neste sistema solar giram em torno dele.

6 COMETAS São os objectos que mais curiosidade despertaram e continuam a despertar; Trata-se de corpos pequenos, frágeis e irregulares, compostos de uma mistura de grãos não-voláteis e gases congelados; Podem ser periódicos, como o cometa Halley e outros, que percorrem uma órbita regular ao redor do Sol. E os não-periódicos que entram no sistema solar e voltam ao espaço interestelar

7 ASTERÓIDES Asteróides são objectos rochosos e metálicos que orbitam o Sol mas são pequenos demais para serem considerados planetas. São conhecidos por planetas menores; Os asteróides são constituídos por material deixado desde a formação do sistema solar. Uma teoria sugere que são os restos de um planeta que foi destruído numa colisão massiva ocorrido há muito tempo; Provavelmente, os asteróides são matéria que nunca se uniu para formar um planeta.

8 METEORITOS Meteoritos são fragmentos de corpos sólidos naturais (asteróides, lua, marte, cometas...), que vindos do espaço penetram a atmosfera terrestre; Tornam-se incandescentes devido ao atrito com o ar, atingindo a superfície terrestre; Os meteoritos podem ser classificados em: pétreos, formados basicamente de material rochoso, metálicos ou sideritos formados, basicamente da liga metálica ferro-níquel e dos siderólitos, que são meteoritos compostos das duas fases metálica e pétrea.

9 Etapas de formação do Sistema Solar:
A HIPÓTESE NEBULAR Etapas de formação do Sistema Solar: 1. Há 4,5 biliões de anos teve início a formação do sistema solar a partir de uma nuvem de gás e pó que entrou em colapso em virtude de seu próprio peso e que, devido a seu movimento de rotação, formando um disco ao redor do Sol; O movimento de rotação do sistema solar prosseguiu, e a matéria sólida presente no disco começou a aglomerar-se. No centro, o Sol liberava uma enorme quantidade de calor que provocou a aglomeração da matéria ; No sistema solar exterior, formaram-se quatro grandes massas que deram origem aos planetas gigantes gasosos. Mais próximos do Sol, formaram-se os planetas terrestres.


Carregar ppt "SISTEMA SOLAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google