A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema Solar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema Solar."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema Solar

2 ORIGEM DO SISTEMA SOLAR
O sol e o sistema solar tiveram origem há 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem de gás e poeira que girava ao redor de si mesma. Sob a ação de seu próprio peso, essa nuvem se achatou, transformando-se num disco, em cujo centro formou-se o sol.

3 Dentro desse disco, iniciou-se um processo de aglomeração de materiais sólidos, que, ao sofrer colisões entre si, deram lugar a corpos cada vez maiores.

4 A composição de tais aglomerados relacionava-se com a distância que havia entre eles e o sol. Longe do astro, onde a temperatura era muito baixa, os corpos congelaram; perto dele, ao contrário, o gelo evaporou, restando apenas rochas e metais.

5 O SISTEMA SOLAR

6 O sistema solar é um conjunto de planetas, asteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.

7 Curiosidade As cores azul representa – oceano a cor branco – atmosfera e calotas polares e o marrom continentes na imagem de satélite.

8 Os corpos mais importantes do sistema solar são os nove planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas. O sol não está exatamente no centro dessas órbitas, razão pela qual os planetas podem encontrar-se, às vezes, mais próximos ou mais distantes do astro.

9

10 Observação: Sabemos que a ordem dos planetas é: Sol – 1Mercúrio, 2Vênus, 3Terra, 4Marte, 5Júpiter, 6Saturno, 7Urano, 8Netuno e 9Plutão. Mas em relação aos tamanhos segue a seguinte ordem – do maior para menor Júpiter, 2 Saturno, 3 Urano, 4 Neturno, 5 Terra, 6 Vênus, 7 Marte, 8 Mercurio, 9 Plutão

11

12 ASTERÓIDES

13 Parte dos resíduos rochosos de menores dimensões do sistema solar primitivo deu origem a um cinturão ( "o cinturão de asteróides") localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter.

14 SATÉLITES E ANÉIS É um astro pequeno que órbita um planeta. Alguns planetas do sistema solar possuem satélites em suas órbitas: Terra: possui 1 satélite, a Lua. Marte: possui 2 satélites. Júpiter: possui 16 satélites. Saturno: possui 17 satélites. Netuno: possui 8 satélites. Plutão: possui 1 satélite.

15 A Lua é o único satélite natural da Terra, e exerce influência direta nas marés.
A Lua é 49 vezes menor que a Terra. O primeiro Astronauta a pisar na Lua foi Neil Armstrong em 21 de julho de 1969. Os anéis são formados por fragmentos rochosos e partículas de pó e gelo.


Carregar ppt "Sistema Solar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google