A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Linguagens – Língua Portuguesa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Linguagens – Língua Portuguesa"— Transcrição da apresentação:

1 Linguagens – Língua Portuguesa
Ensino Médio – 1º Ano FATORES PRAGMÁTICOS: INTENCIONALIDADE E INTERTEXTUALIDADE

2 Versões de Chapeuzinho Vermelho
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade Versões de Chapeuzinho Vermelho Imagens da esquerda para a direita: (a) George Frederic Watts in the Birmingham Art Gallery / The Project Gutenberg EBook of The Book of Art for Young People, by Agnes Conway, Sir Martin Conway / Public Domain. (b) Jessie Willcox Smith  / 1911 / United States Public Domain.(c) Charles Perrault, Harry Clarke / 1922 / United States Public Domain.

3 A Intertextualidade em
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade A Intertextualidade em Chapeuzinho Vermelho A Intertextualidade pode ser entendida como um diálogo entre textos. Acontece quando um texto é criado tendo como ponto de partida outro. Qualquer texto que se refere a assuntos abordados em outros textos é um exemplo de intertextualização. Em textos literários e nas artes, é recorrente o uso da intertextualidade. Nas imagens de Chapeuzinho Vermelho, podemos ver um exemplo disso. Chapeuzinho Vermelho é uma das narrativas de referência entre os clássicos infantis. De tradição oral, foi publicada pela primeira vez no ano de 1697, pelo escritor francês Charles Perrault. Desde então, o conto é apresentado em diferentes versões, traduções e adaptações, que têm marcado a infância das crianças nos mais diferentes países e épocas. Uma das versões mais conhecidas e traduzidas, inclusive para o português, foi escrita em 1812 pelos Irmãos Grimm (1).

4 Gêneros variados para uma mesma história
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade Gêneros variados para uma mesma história Chapeuzinho vermelho em: quadrinhos; paródias; imagens; sinopses; filmes; piadas; e tantos outros...

5 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade
Imagens da esquerda para a direita: (a) Kenneth Whitley, Sept , Works Progress Administration poster from the Library of Congress / Public Domain. (b) Screenshot do desenho Red Riding Hood, 1931 / Van Beuren Studios / Public Domain. (c) Carlos Latuff, 2007.

6 Intencionalidade e Chapeuzinho Vermelho
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade Intencionalidade e Chapeuzinho Vermelho Intencionalidade discursiva: são as intenções, explícitas ou implícitas, existentes na linguagem dos interlocutores que participam de uma situação (2). Intencionalidade do autor: é um conceito que se refere a uma intenção do autor e como isso é entendido em sua história (3). Em cada situação vista anteriormente nas versões, há uma intencionalidade específica de acordo com seu gênero textual e o objetivo de cada autor ao contar a história de forma diferente.

7 Chapeuzinho Vermelho Charles Perrault LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Chapeuzinho Vermelho Charles Perrault Imagem: Little Red Riding Hood, by Gustave Dore (d. 1883) / United States Public Domain.

8 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Havia, numa cidadezinha, uma menina que todos achavam muito bonita. A mãe era doida por ela e a avó mais ainda. Por isso, sua avó lhe mandou fazer um pequeno capuz vermelho que ficava muito bem na menina. Por causa dele, ela ficou sendo chamada, em toda parte, de Chapeuzinho Vermelho. Um dia em que sua mãe tinha preparado umas tortas, disse para ela: – Vai ver como está passando tua avó, pois eu soube que ela anda doente. Leva uma torta e um potezinho de manteiga. Chapeuzinho Vermelho saiu em seguida para ir visitar sua avó que morava em outra cidadezinha.

9 Quando atravessava o bosque, ela encontrou compadre Lobo, que logo teve vontade de comer a menina. Mas não teve coragem por causa de uns lenhadores que estavam na floresta. O Lobo perguntou aonde ela ia. A pobrezinha, que não sabia como é perigoso parar para escutar um Lobo, disse para ele: – Eu vou ver minha avó e levar para ela uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe está mandando. – Ela mora muito longe? – perguntou o Lobo. – Oh! sim, – respondeu Chapeuzinho Vermelho. – É pra lá daquele moinho que você está vendo bem lá embaixo. É a primeira casa da cidadezinha. – Pois bem – disse o Lobo –, eu também quero ir ver sua avó. Eu vou por este caminho daqui e você vai por aquele de lá. Vamos ver quem chega primeiro. LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade

10 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade O Lobo pôs-se a correr com todo sua força pelo caminho mais curto. A menina foi pelo caminho mais longo, distraindo-se a comer avelãs, correndo atrás das borboletas e fazendo ramalhetes com as florzinhas que encontrava. O Lobo não levou muito tempo para chegar à casa da avó. Bateu na porta: toc, toc. – Quem está aí? – É sua neta, Chapeuzinho Vermelho – disse o Lobo, mudando a voz. Eu lhe trago uma torta e um potezinho de manteiga que minha mãe mandou pra você. Imagem: Paul Gustave Doré, 1897 / Public Domain.

11 A bondosa avó, que estava na cama porque não passava muito bem, gritou:
– Puxe a tranca que o ferrolho cairá. O Lobo puxou a tranca e a porta se abriu. Ele avançou sobre a pobre mulher e devorou-a num instante, pois fazia mais de três dias que não comia. Em seguida, fechou a porta e foi se deitar na cama da avó. Ficou esperando Chapeuzinho Vermelho que, um pouco depois, bateu na porta: toc, toc. – Quem está aí? Chapeuzinho Vermelho, ao escutar a voz grossa do Lobo, teve medo, mas pensando que a voz de sua avó estava diferente por causa do resfriado, respondeu: LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade Imagem: Felix Summerly, 1843 / United States Public Domain.

12 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade – É sua neta, Chapeuzinho Vermelho, que traz uma torta pra você e um potezinho de manteiga que minha mãe lhe mandou. O Lobo gritou para ela, adocicando um pouco a voz: – Puxe a tranca que o ferrolho cairá. Chapeuzinho Vermelho puxou a tranca e a porta se abriu. O Lobo, vendo que ela tinha entrado, escondeu-se na cama, debaixo da coberta, e falou: – Ponha a torta e o potezinho de manteiga sobre a caixa de pão e venha se deitar comigo. Chapeuzinho Vermelho tirou o vestido e foi para a cama, ficando espantada de ver como sua avó estava diferente . Disse para ela:

13 – Minha avó, como você tem braços grandes!
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade – Minha avó, como você tem braços grandes! – É pra te abraçar melhor, minha filha. – Minha avó, como você tem pernas grandes! – É pra correr melhor, minha menina. – Minha avó, como você tem orelhas grandes! – É pra escutar melhor, minha menina. – Minha avó, como você tem olhos grandes! – É pra ver melhor minha menina. – Minha avó, como você tem dentes grandes! – É pra te comer. E dizendo essas palavras, o Lobo saltou pra cima de Chapeuzinho Vermelho e a devorou.

14 MORAL da História LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Vimos que os jovens, Principalmente as moças, Lindas, elegantes e educadas, Fazem muito mal em escutar Qualquer tipo de gente, Assim, não será de estranhar Que, por isso, o lobo as devore. Eu digo o lobo porque todos os lobos Não são do mesmo tipo. Existe um que é manhoso Macio, sem fel, sem furor. Fazendo-se de íntimo, gentil e adulador, Persegue as jovens moças Até em suas casas e seus aposentos. Atenção, porém! As que não sabem Que esses lobos melosos De todos eles são os mais perigosos (4). MORAL da História

15 Chapeuzinho Vermelho Irmãos Grimm LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Chapeuzinho Vermelho Irmãos Grimm Imagem: Escaneada por NobbiP / Ilustração de Michel + Kieser, selo lançado no dia 01 de outubro de 1960, em homenagem aos Irmãos Grimm / Deutsche Bundespost / Public Domain.

16 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Era uma vez, uma menina tão doce e meiga que todos gostavam dela. A avó, então, a adorava, e não sabia mais que presente dar à criança para agradá-la. Um dia ela presenteou-a com um chapeuzinho de veludo vermelho. O chapeuzinho agradou tanto a menina e ficou tão bem nela, que ela queria ficar com ele o tempo todo. Por causa disso, ficou conhecida como Chapeuzinho Vermelho. Um dia sua Mãe lhe chamou e lhe disse: - Chapeuzinho, leve este pedaço de bolo e essa garrafa de vinho para sua avó. Ela está doente e fraca, e isto vai fazê-la ficar melhor. Comporte-se no caminho, e de modo algum saia da estrada, ou você pode cair e quebrar a garrafa de vinho e ele é muito importante para a recuperação de sua avó. Chapeuzinho prometeu que obedeceria a sua mãe e pegando a cesta com o bolo e o vinho, despediu-se e partiu. Sua avó morava no meio da floresta, distante uma hora e meia da vila. Logo que Chapeuzinho entrou na floresta, um Lobo apareceu na sua frente.

17 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Como ela não o conhecia nem sabia que ele era um ser perverso, não sentiu medo algum. - Bom dia Chapeuzinho - saudou o Lobo. - Bom dia, Lobo - ela respondeu. - Aonde você vai, assim tão cedinho, Chapeuzinho? - Vou à casa da minha avó. - E o que você está levando aí nessa cestinha? - Minha avó está muito doente e fraca, e eu estou levando para ela um pedaço de bolo que a mamãe fez ontem, e uma garrafa de vinho. Isto vai deixá-la forte e saudável. - Chapeuzinho, diga-me uma coisa, onde sua avó mora? - A uns quinze minutos daqui. A casa dela fica debaixo de três grandes carvalhos e é cercada por uma sebe de aveleiras. Você deve conhecer a casa.

18 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade O Lobo pensou consigo: "Esta tenra menina é um delicioso petisco. Se eu agir rápido, posso saborear sua avó e ela como sobremesa”. Então o Lobo disse: - Escute Chapeuzinho, você já viu que lindas flores há nessa floresta? Por que você não dá uma olhada? Você não está ouvindo os pássaros cantando? Você é muito séria, só caminha olhando para frente. Veja quanta beleza há na floresta. Chapeuzinho então olhou a sua volta, e viu a luz do sol brilhando entre as árvores, e viu como o chão estava coberto com lindas e coloridas flores, e pensou: "Se eu pegar um buquê de flores para minha avó, ela vai ficar muito contente. E como ainda é cedo, eu não vou me atrasar”. E, saindo do caminho entrou na mata. E sempre que apanhava uma flor, via outra mais bonita adiante, e ia atrás dela. Assim foi entrando na mata cada vez mais. Enquanto isso, o Lobo correu à casa da avó de Chapeuzinho e bateu na porta.

19 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade - Quem está aí? - perguntou a velhinha. - Sou eu, Chapeuzinho - falou o Lobo disfarçando a voz - Vim trazer um pedaço de bolo e uma garrafa de vinho. Abra a porta para mim. - Levante a tranca, ela está aberta. Não posso me levantar, pois estou muito fraca. - respondeu a vovó. O Lobo entrou na casa e foi direto à cama da vovó e a engoliu antes que ela pudesse vê-lo. Então ele vestiu suas roupas, colocou sua touca na cabeça, fechou as cortinas da cama, deitou-se e ficou esperando Chapeuzinho Vermelho. E Chapeuzinho continuava colhendo flores na mata. E só quando não podia mais carregar nenhuma é que retornou ao caminho da casa de sua avó. Quando ela chegou lá, para sua surpresa, encontrou a porta aberta.

20 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Ela caminhou até a sala, e tudo parecia tão estranho que pensou: "Oh, céus, por que será que estou com tanto medo? Normalmente eu me sinto tão bem na casa da vovó...”. Então ela foi até a cama da avó e abriu as cortinas. A vovó estava lá deitada com sua touca cobrindo parte do seu rosto, e, parecia muito estranha... - Oh, vovó, que orelhas grandes a senhora tem! - disse então Chapeuzinho. - É para te ouvir melhor. - Oh, vovó, que olhos grandes a senhora tem! - É para te ver melhor. - Oh, vovó, que mãos enormes a senhora tem! - São para te abraçar melhor. - Oh, vovó, que boca grande e horrível a senhora tem! - É para te comer melhor - e dizendo isso o Lobo saltou sobre a indefesa menina, e a engoliu de um só bote. Depois que encheu a barriga, ele voltou à cama, deitou, dormiu, e começou a roncar muito alto.

21 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Um caçador que ia passando ali perto escutou e achou estranho que uma velhinha roncasse tão alto, então ele decidiu ir dar uma olhada. Ele entrou na casa, e viu deitado na cama o Lobo que ele procurava há muito tempo. E o caçador pensou: "Ele deve ter comido a velhinha, mas talvez ela ainda possa ser salva. Não posso atirar nele”. Então ele pegou uma tesoura e abriu a barriga do Lobo. Quando começou a cortar, viu surgir um chapeuzinho vermelho. Ele cortou mais, e a menina pulou para fora exclamando: - Eu estava com muito medo! Dentro da barriga do lobo é muito escuro! E assim, a vovó foi salva também. Então Chapeuzinho pegou algumas pedras grandes e pesadas e colocou dentro da barriga do lobo. Quando o lobo acordou, tentou fugir, mas as pedras estavam tão pesadas que ele caiu no chão e morreu.

22 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade E assim, todos ficaram muito felizes. O caçador pegou a pele do lobo. A vovó comeu o bolo e bebeu o vinho que Chapeuzinho havia trazido, e Chapeuzinho disse para si mesma: “Enquanto eu viver, nunca mais vou desobedecer minha mãe e desviar do caminho nem andar na floresta sozinha e por minha conta” (5). Todas as imagens: Escaneadas por NobbiP / Ilustração de Michel + Kieser, selo lançado no dia 01 de outubro de 1960, em homenagem aos Irmãos Grimm / Deutsche Bundespost / Public Domain.

23 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade
Passar a versão em PDF ou baixar a história em um programa interativo feito por Kate Weiss, acessando os links indicados: Livro: Chico Buarque, "Chapeuzinho Amarelo", Ed. José Olympio.

24 Deu a louca na Chapeuzinho
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade Filme: Deu a louca na Chapeuzinho Imagem: "Deu a louca na Chapeuzinho" / The Weinstein Company.

25 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade
Imagem: Greenpeace /

26 O texto apresenta uma sequência lógica (compreensível)? Justifique.
LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano Intencionalidade e Intertextualidade Questões para análise O texto apresenta uma sequência lógica (compreensível)? Justifique. Qual é o tipo de narrador do texto? Cite dois períodos do texto que sirvam para reconhecer no texto o narrador. Caso não seja possível identificar, justifique o motivo. Observe se a pontuação foi usada corretamente. Comente se o uso foi adequado ou não. Observe se os elementos da narrativa foram todos contemplados no enredo. Comente se a situação inicial, o desenvolvimento, o clímax e o desfecho estão bem articulados.  Comente se houve adequação ao tema. Circule no texto os casos de ortografia inadequada e faça uma lista, reescrevendo as palavras na forma apropriada.  O estilo do desfecho da história foi mais parecido com a versão dos Irmãos Grimm (final feliz), ou trágico e admonitório, como em Charles Perrault? Observação: Essa ficha deverá ser anexada ao conto para a análise do grupo que produziu o conto analisado.

27 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade Atividades Extras: 1) A turma pode escolher um dos contos para transformar em texto teatral e encenar. O professor poderá orientar a transformação de um gênero para o outro; 2) Para trabalhar a questão de estilo relacionado à intertextualidade e intencionalidade, o professor pode usar como exemplo a história de Chapeuzinho Vermelho contada pelas manchetes das principais revistas e jornais: CLAUDIA Como chegar à casa da vovozinha sem se deixar enganar pelos lobos no caminho. Marie Claire "Na cama com um lobo e minha avó", relato de quem passou por essa experiência. ISTOÉ Gravações revelam que lobo foi assessor de influente político.

28 LÍNGUA PORTUGUESA, 1º Ano
Intencionalidade e Intertextualidade VEJA "... fulano de tal, 23, o lenhador que retirou Chapeuzinho da barriga do lobo tem sido considerado um herói na região. 'O lobo estava dormindo, acho que não foi tão perigoso assim', admite." JORNAL NACIONAL (William Bonner) "Boa noite. Uma menina de 7 anos foi devorada por um lobo na noite de ontem." (Fátima Bernardes) "Mas graças à atuação de um caçador, não houve uma tragédia.“ O ESTADO DE SÃO PAULO Lobo que devorou Chapeuzinho seria afiliado ao partido de esquerda. NOTÍCIAS POPULARES Sangue e tragédia na casa da vovó. CAPRICHO Esse lobo é um gato! PLAYBOY(Ensaio fotográfico com Chapeuzinho no mês do escândalo). Veja o que só o lobo viu. CARAS(Ensaio fotográfico idem). “Na banheira de hidromassagem na cabana da vovozinha, em Campos do Jordão, Chapeuzinho reflete sobre os acontecimentos: ‘Até ser devorada, eu não dava valor para muitas coisas na vida. Hoje sou outra pessoa.’ admite” (6).

29 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
2a George Frederic Watts in the Birmingham Art Gallery / The Project Gutenberg EBook of The Book of Art for Young People, by Agnes Conway, Sir Martin Conway / Public Domain. 02/03/2012 2b Jessie Willcox Smith  / 1911 / United States Public Domain. 2c Charles Perrault, Harry Clarke / 1922 / United States Public Domain. 5a Kenneth Whitley, Sept , Works Progress Administration poster from the Library of Congress / Public Domain. 5b Screenshot do desenho Red Riding Hood, 1931 / Van Beuren Studios / Public Domain. 5c Carlos Latuff, 2007. 7 Little Red Riding Hood, by Gustave Dore (d. 1883) / United States Public Domain. 10 Paul Gustave Doré, 1897 / Public Domain. 11 Felix Summerly, 1843 / United States Public Domain.

30 Tabela de Imagens Slide Autoria / Licença Link da Fonte Data do Acesso
15 Escaneadas por NobbiP / Ilustração de Michel + Kieser, selo lançado no dia 01 de outubro de 1960, em homenagem aos Irmãos Grimm / Deutsche Bundespost / Public Domain. 02/03/2012 22a 22b 22c 23 Chico Buarque, "Chapeuzinho Amarelo", Ed. José Olympio. 24 "Deu a louca na Chapeuzinho" / The Weinstein Company. 25 Greenpeace /


Carregar ppt "Linguagens – Língua Portuguesa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google