A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TECIDO MUSCULAR.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TECIDO MUSCULAR."— Transcrição da apresentação:

1 TECIDO MUSCULAR

2 Tecido muscular Origem Mesoderma

3 Tecido muscular Características Possui células alongadas com grande
quantidade de filamentos citoplasmáticos formados por proteínas contráteis.

4 Tecido muscular Classificação Músculo estriado esquelético
Músculo estriado cardíaco Músculo liso

5 Tecido muscular Função Contração

6 Tecido muscular Nomenclatura Membrana celular = Sarcolema
Citoplasma = Sarcoplasma Retículo endoplasmático liso = Retículo Sarcoplasmático Célula muscular = Fibra muscular

7 Tecido muscular Músculo estriado esquelético
Características morfológicas - é formado por feixes de células longas, cilíndricas, multinucleadas, que contêm muitos filamentos. Nestas células ou fibras, os numerosos núcleos, localizam-se próximos ao sarcolema.

8 Tecido muscular

9 Tecido muscular Músculo estriado esquelético
Fatores que influenciam o diâmetro das fibras musculares esqueléticas: músculo considerado, idade, sexo, estado de nutrição e treinamento físico.

10 Tecido muscular Hipertrofia – aumento do volume das células em
consequência do aumento de miofibrilas. Hiperplasia – aumento do número de células por mitoses. A hiperplasia ocorre apenas no músculo liso.

11 Tecido muscular Musculo estriado esquelético
Atividade contrátil – Contração forte, rápida, descontínua e voluntária

12 Tecido muscular Organização do m.e. esquelético –
As fibras estão organizadas em grupos de feixes. Epimísio – camada de tec. conj. que recobre o músculo inteiro. Perimísio – camada de tec. conj. que envolve os feixes de fibras. Endomísio – camada de tec. conj. que envolve cada fibra.

13 Tecido muscular Organização das fibras musculares esqueléticas
Microscópio óptico - As fibras musculares esqueléticas apresentam estriações transversais, pela alternância de faixas claras e escuras. Faixa escura – Banda A Faixa clara - Banda I No centro da banda I observa-se uma linha escura escura transversal- linha Z. A estriação da miofibrila é devida a repetição de unidades iguais chamadas Sarcômeros.

14 Tecido muscular Organização da fibra muscular esquelética - continuação Cada sarcômero é formado pela parte da miofibrila que fica entre duas linhas Z A banda A apresenta uma zona mais clara no seu centro, a banda H.

15 Tecido muscular Organização da fibra muscular esquelética – continuação Microscópio eletrônico - revela a presença de filamentos finos de actina e filamentos espessos de miosina . Da linha Z, partem os filamentos finos de actina que vão até a borda externa da banda H. Os filamentos grossos de miosina ocupam a região central do sarcômero. A banda I é formada somente por filamentos finos A banda A é formada por filamentos finos e grossos A banda H somente por filamentos grossos. Filamentos grossos – miosina Filamentos finos actina, troponina e tropomiosina

16 Tecido muscular Músculo estriado esquelético Retículo sarcoplasmático
A contração muscular depende da presença de íons Ca . O retículo sarcoplasmático armazena e regula O fluxo de íons Ca.

17 Tecido muscular Músculo estriado esquelético - Mecanismo da contração
O sarcômero em repouso consiste em filamentos finos e grossos que se sobrepõem parcialmente. Durante o ciclo de contração os dois tipos de filamentos conservam seus comprimentos originais. A contração deve-se ao deslizamento dos filamentos uns sobre os outros.

18 Tecido muscular

19 Tecido muscular Músculo estriado cardíaco Características morfológicas
É constituído por células alongadas ramificadas que se unem por junções intercelulares. As células apresentam estriações transversais semelhantes as do músculo esquelético, mas, não são tão regulares. As fibras possuem apenas um ou dois núcleos localizados centralmente

20 Tecido muscular Músculo estriado cardíaco Características morfológicas- continuação Uma característica exclusiva é a presença de linhas transversais que aparecem em intervalos regulares, chamadas de Discos intercalares que são complexos juncionais encontrados na interface de células musculares vizinhas. Nos discos intercalares encentram-se três tipos de especializações juncionais: zona de adesão, desmossomos e junções comunicantes. O retículo sarcoplasmático não é muito desenvolvido.

21 Tecido muscular Músculo estriado cardíaco
Atividade contrátil - A contração das células musculares cardíacas é involuntária, vigorosa e rítmica e contínua.

22 Tecido Muscular Músculo Liso - Características morfológicas
Não apresentam estriações transversais. As células são mais espessas no centro e finas nas extremidades, com um ou dois núcleos centrais. Apresentam hiperplasia e hipertrofia Não possuem retículo sarcoplasmático O controle de Ca é feito por depressões no sarcolema denominadas cavéolas.

23 Tecido muscular Músculo Liso Atividade contrátil – Contração lenta e
involuntária

24 Tecido Muscular Capacidade de regeneração
No adulto, os três tipos de tecido muscular exibem diferenças na capacidade regenerativa. O músculo estriado cardíaco não se regenera. As fibras musculares esqueléticas tem uma pequena capacidade de reconstituição. Células satélites são responsáveis pela regeneração. O músculo liso é capaz de uma resposta regenerativa mais eficiente. Ocorrendo lesão, as células musculares lisas que permanecem viáveis entram em mitose e reparam o tecido destruído.


Carregar ppt "TECIDO MUSCULAR."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google