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Curso de Pedagogia – Gestão e tecnologia Educacional

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Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia – Gestão e tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia – Gestão e tecnologia Educacional
Diário de Bordo de Tiara Gonzaga Freitas

2 Vivências Introdução Fato Significativo Considerações Música Marcante
Finais

3 Introdução O Diário de Bordo é um trabalho que tem como objetivo registrar momentos do semestre e resgatar as emoções vividas no mesmo, é um espaço para ser criativo e demonstrar os mais diversos conhecimentos.

4 2-Técnica da coragem e da confiança
Vivências 1-Quem sou eu? 2-Técnica da coragem e da confiança 3-Vela 6-Conhecimento mutuo 4-Dinâmica confiança e amizade 5-Zepelim

5 Considerações pessoais
Quem sou eu? Descrição Metodologia Considerações pessoais

6 Quem sou eu? Descrição Facilitadores: Josy Aparecida S de Souza Marielle V Machado Sarah Furlanetto A Silva Objetivos: Possibilitar aos participantes uma reflexão acerca de si, retrospectiva de sua maneira de ser e características do dia-a-dia. Número de participantes: Aproximadamente 20 pessoas. Duração: Aproximadamente 50 minutos. Material: Equipamentos de som (CD, cassete) Colchonetes e almofadas; Data show.

7 Quem sou eu? Metodologia 1° Momento: Aquecimento
A - Posicionar os colchonetes em círculos, para que o ambiente fique desobstruído. B - Pedir que os participantes caminhem devagar e descontraidamente pela sala em silêncio. C - Sugerir que cada um observe a sua maneira de caminhar, seus movimentos, bem como os das demais pessoas – “Qual a imagem que você tem de cada uma delas? Olhe para cada uma, toque-as, mas não fale nada ande silenciosamente”. D - Solicitar que tirem os sapatos Metodologia

8 2◦ Momento: Técnica A -Formar um grande círculo e conduzir uma seqüência de esvaziamento (alongamentos, aceleração de movimentos, grito, autopercepção, automassagem, relaxamento) B -Colocar uma seqüência musical suave, de modo que as pessoas fiquem bem a vontade. C - “Durante esse momento, procure não falar nem conversar com ninguém – é um momento seu você com você... portanto, usufrua dele o melhor possível”. Continuação

9 3◦ Momento: Ação A -Conduzir a seqüência de relaxamento, até o momento de sugerir que todos se deitem no chão ou fiquem o mais confortável possível, ainda sem falar com ninguém. B- “Procure apenas curtir esse tempo ai no chão... ouça a musica, fique com você um pouco” “Tente visualizar, mentalmente, como você é no dia-a-dia... quais as pessoas que convivem com você, o que você faz, como normalmente você é”. C - Monitorar as informações, para a reflexão, de forma espaçada, permitindo um tempo para cada pessoa processar o que ouviu e o que vai refletir. Continuação

10 D - “Será que você se lembra de COMO VOCÊ ERA há. cinco anos
D - “Será que você se lembra de COMO VOCÊ ERA há cinco anos? Que tipo de pessoa você era? O que você fazia? Quem convivia com você? Enfim, como era você a cinco?” Dar um tempo para cada um pensar sobre isso.”Vamos mais longe: Será que você se lembra de como você era há dez anos? Quais eram os seus projetos naquela época? Que lugar lugares você freqüentava? Que pessoas faziam parte da sua vida?” E - “Tente ir o mais longe possível nas suas lembranças: você, bem mais jovem. . . você, adolescente quem sabe, você, criança –quais eram as suas brincadeiras prediletas? Quem eram seus amigos? Quem foram os adultos da sua infância? Quais os seus lugares preferidos? Enfim como você era quando criança?”. Continuação

11 F - Dar um tempo para este momento, também
F - Dar um tempo para este momento, também. “Agora, venha, aos poucos, retornando, trazendo as suas lembranças até agora... Efetue o balanço de tudo – seus altos e baixos erro e acertos - e faça a seguinte pergunta pra você: Quem sou eu? Quem sou eu?”. Durante esse momento reflexivo final, com todos ainda no chão, colocar a música “ O Moço Velho”(interpretação Silvio Cezar) ou “Caçador de Mim”(Milton Nascimento). “Vá acordando aos poucos, espreguice-se, levante e fiquem sentados em círculos. Permaneça, ainda, em silêncio.” Continuação

12 4◦ Momento: Socialização
A - Quais as emoções e sentimentos experimentados durante essa vivência? B - Como foi o momento de retornar CINCO, DEZ ou mais anos? C - Como você está se sentindo agora? 5◦ Momento: Reflexão “ Portanto, ser pessoa é estar num processo dimânico, experimentar mais da vida, encontrar em vivenciar novos sentimentos, sofrer, alegrar-se... estar diferente. Em ouras palavras, se você me conheceu ontem, não pense que eu sou a mesma pessoa, hoje. É certo que mudei. É certo que tenho coisas novas a lhe oferecer e você a mim. Continuação

13 Já dizia Exupéry: “ O essencial é invisível para os olhos, uma vez que se vê bem melhor com o coração.” Por outro lado, tenho uma expressão popular que ilustra o quanto é difícil alguém conhecer alguém. “ Eu consigo conhecer uma determinada pessoa, no momento em que terminar um saco de sal com ela.” “A simples pergunta quem sou eu?” Gera em nós os mais diversos sentimentos. Um deles é o conflito. Todas as pessoas, vez por outra, sentem-se hostis, interiores, sovinas, culpadas, generosas, amorosas, deprimidas ou felizes. E esses sentimentos, muitas vezes, são ignorados. Uma pessoa precisa esforçar-se para desenvolver auto-aceitação e um equilibrado amor a si mesmo. Quem não se ama adequadamente, não pode amar a Deus, a outra pessoa ou a si mesmo. Só pra lembrar: O intelecto é imprescindível, racional, lógicos e crus, também. Os sentimentos, porém, são os que nos faz lembrar que somos gente.

14 Considerações pessoais
Quem sou eu? Considerações pessoais Nesta vivência foi muito interessante e bastante significativa pra mim, pois me deu a oportunidade de relembrar o que de bom e também o de ruim que passou pela minha vida, me fez trazer momentos que marcaram muito os meus dias e que não havia parado para relembrar. Eu achei o desenvolvimento da dinâmica bastante criativo e emocionante.

15 Considerações pessoais
Técnica da coragem e da confiança Descrição Metodologia Considerações pessoais

16 Descrição Tecnica da coragem e da confiança
Facilitadoras: Danielle Kelly Monalisa Campos Objetivos: Proporcionar de forma descontraída e motivadora o autoconhecimento e o conhecimento mútuo do grupo; melhorar o relacionamento intergrupal; aproximar as pessoas através da identificação de diferenças e semelhanças; exercitar o ouvir e o falar. Numero de participantes: 20 pessoas. Duração: 40 minutos. Material: Bexigas coloridas Papeletas com frases incompletas Colchonete Cd Som Texto de apoio

17 1° Momento(Aquecimento):
Tecnica da Coragem e da Confiança Metodologia Desenvolvimento: 1° Momento(Aquecimento): Pedir que os integrantes façam um circulo, sentando-se em colchonete. Cada um deles receberá uma bexiga e a seguinte orientação “vocês deverão encher as bexigas sem se preocuparem com as papeletas contidas no seu interior” 2° Momento (Técnica): Depois de cheias, convida-los a jogar “escravos de Jó” (pode-se sugerir ao grupo um treino inicial para que todos joguem uniformemente) Anexo I. Ao termino do jogo estourar a bexiga que estiver em sua mão e resgatar a papeleta contida em seu interior.

18 4° Momento (Socialização):
3° Momento (Ação): O participante deverá ler e refletir, individualmente, por aproximadamente 10 minutos, sobre as três frases incompletas escritas no papel, sendo que, duas delas (Adoro... e Detesto...) serão comuns a todos. 4° Momento (Socialização): Depois desse tempo, é solicitado que algum integrante do grupo inicie o relato das frases escritas e de sua reflexão sobre elas, seguindo em seqüência até o último participante. Finalizando, faz-se uma discussão sobre a experiência vivida. continuação

19 Considerações pessoais
Tecnica da Coragem e da Confiança Considerações pessoais A principio fiquei um pouco sem interesse em participar da dinâmica, mais ao desenvolver achei muito legal pois ajudou o grupo a descobrir coisas, detalhes que ainda não conhecia, que nem o tempo que a gente já convive juntos tinha nos mostrado, eu gostei muito, alem de alegre eu achei de grande valia para o nosso grupo que se encontra um pouco distante.

20 Considerações pessoais
Técnica da Vela Descrição Metodologia Considerações pessoais

21 Técnica Vela Descrição Facilitadoras: Beatriz de Jesus Chaves Eliz Maciel Michele Santos Medeiros OBJETIVO: Refletir sobre coisa que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem mais tempo. Número de participantes: 20 pessoas ou mais Duraçao: 1 hora e 30 minutos. Material: duas velas ( uma queimada quase no fim, uma inteira) Som – CD (relaxamento) Almofadas/colchonetes

22 Técnica da Vela Metodologia Primeiro aquecimento: Chegada – Relaxamento - Técnica de reflexão introdução percepção. Vivencia: Vela quase queimada.(uma vela quase no fim) Segunda ação Objetivo: Refletir as oportunidades passadas e não concretizadas. Dinâmica 01: Acender o toco de vela e colocar para os grupos as instruções.

23 Técnica da Vela Primeiro Momento “Esta vela que está se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui. Muitas coisas poderiam ter sido realizadas, mas não foram, nem foram ditas. Você está no seu instante final e esta é uma oportunidade única – é a sua despedida. O que você gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?” Iniciar por um voluntário, que passará o toco da vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa para a próxima pessoa e, assim, sucessivamente, até ter-se completado a roda: Dinâmica 02 Acender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do início e dizer o seguinte continuação

24 Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem.
Técnica da Vela Segundo Momento “Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pôde realizar? Dirija-se até ela e passe a vela” Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem. Terceiro Socialização ( trocar emoções sentimentos despertado no processo vivenciado) * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências? * Que sentimentos diante da vela queimada, foi resgatado. * Se foi fácil ou difícil depositar a confiança no colega? * Diante da vela inteira qual a esperança para o novo? * Qual o olhar que interferiu na vivência? (entrega ou defesa) * Como você se percebeu no grupo? * Como percebeu seus colegas no grupo? * O que descobriu de novo a respeito do grupo? continuação

25 Avaliação do processo vivido nesta dinâmica
Tecnica da Vela Quarto Momento Processamento – Mensagem de reflexão ( trazer de forma integrada o que foi vivenciado com a mensagem) Quinto Momento Avaliação do processo vivido nesta dinâmica .O que a dinâmica pode mudar na vida de cada um? . Qual é a expectativa em relação a mensagem para vida de cada um Processamento – Reflexão sobre a nossa vida.... através do texto. Uma Linda Mensagem. continuação

26 Considerações pessoais
Tecnica da Vela Esta vivencia foi realmente de reflexão,o fato de pensar em algo que ainda não realizei me fez parar para analisar o que eu já fiz ate hoje e o que gostaria para minha vida no futuro e o interessante foi perceber que as vezes queremos tanto e nem paramos para perceber que já realizamos. O grupo ficou bastante interagido e a vontade em dizer tudo que sente. Gostei muito e achei que trouxe uma calma e tranqüilidade imensa para todos e pra mim em especial. Considerações pessoais

27 Considerações pessoais
Dinâmica da Confiança e da amizade Descrição metodologia Considerações pessoais

28 Dinâmica da confiança e amizade
Descrição Facilitadoras: Fabiana Sousa David Renata Fad Vanessa Amorim Objetivo: Estimular as relações de confiança e amizade. Duração: 20 minutos. Material: Tarjetas de papel. Numero de participantes: 20

29 Dinâmica da confiança e amizade
Metodologia 1 - Cada um escreverá em uma tarjeta de papel o que o seu vizinho da direita deverá fazer perante o grupo. 2 - Depois que todos tiverem escrito, cada um vai fazer aquilo que propôs para o seu companheiro. 3 - O facilitador analisará, com o grupo, como a vida pode trazer surpresas e nossas atitudes diante disso; o que é idéia preconcebida e como ela influencia em nossas ações. continuação

30 Sugestões para reflexão: Competitividade. Liderança. Ajuda mútua.
Dinâmica da confiança e amizade Sugestões para reflexão: Competitividade. Liderança. Ajuda mútua. Observação É importante que o facilitador não interfira no momento em que o grupo estiver pontuando sobre seus sentimentos, fazendo o processamento depois. continuação

31 1- O que o levou a escolher a tarefa para o outro?
Dinâmica da confiança e amizade Processamento: 1- O que o levou a escolher a tarefa para o outro? 2- Como se sentiu realizando a atividade que havia escolhido para outro? 3- Qual foi o seu sentimento em relação ao que o outro escolheu para você? continuação

32 Considerações pessoais
Dinâmica confiança e amizade Considerações pessoais Esta vivência foi extremamente engraçada, o fato de não imaginar que nós mesmos teria que fazer o que na verdade desejamos para o outro tornou uma diversão. Esta dinâmica teve uma moral super interessante para mim, pois define ainda mais a idéia que não podemos desejar para os outros e q não queremos para gente, na verdade uma lição. Adorei.

33 Considerações pessoais
Zepelim Descrição metodologia Considerações pessoais

34 Facilitadoras: Beatriz de Jesus Chaves Eliz Maciel
Zepelim Descrição Facilitadoras: Beatriz de Jesus Chaves Eliz Maciel Michele Santos Medeiros OBJETIVO: A percepção de si no grupo, solidariedade, exercício da amizade. Duração: 1 hora e 20 minutos Numero de participantes: Até 30 pessoas MATERIAL: Algo que as pessoas possam passar para si Som – CD (relaxamento/ agitadas) Texto “O zepelim” Papel sulfite dividido em 4 partes Almofadas

35 Dividir os participantes em grupos de até seis pessoas. Metodologia
Zepelim Aquecimento: Chegada –Brincadeira da batata quente- onde todos estarão em formato de círculo, sendo assim passado um objeto na mão de todos, que se deslocara no sentido horário enquanto estiver tocando a música, ao parar a música o individuo que estiver segurando o objeto, escolhera uma pessoa para ficar no centro do grupo. Assim até que sobre uma pessoa. AÇÃO Objetivo: Exercitar negociação, poder de persuasão, consenso, equilibro emocional. Dinâmica Dividir os participantes em grupos de até seis pessoas. Metodologia continuação

36 Distribuir uma cópia do texto-situação para cada grupo
Zepelim Distribuir uma cópia do texto-situação para cada grupo Texto-situação “O ZEPELIM” “Vocês estão dentro de um balão ‘zepelim’, que está perdendo altura e se chocará com um edifício, dentro de cinco minutos. Havendo o choque, todos morrerão. Se permanecerem apenas três pessoas no balão, ele ganhará, novamente, altura, e o choque será evitando, salvando-se, assim, essa três pessoas. Diante disso, duas pessoas terão que saltar do balão.... e não há pára-quedas.” QUAIS OS ARGUMENTOS PARA PERMANECER NO BALÃO? Dizer que cada, grupo terá trinta minutos para discutir a situação (conforme texto-situação) e decidir, por consenso, quem se salvará, a partir dos argumentos apresentados. continuação

37 * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências?
Zepelim Após a discussão, reunir os grupos de volta e ouvir os resultados e argumentos de cada um. SOCIALIZAÇÃO ( trocar emoções sentimentos despertado no processo vivenciado) * Quais os sentimentos que sentiram durante as vivências? * Que sentimentos de deixar o balão? * Se foi fácil ou difícil escolher o colega para sair do balão? * Ao ter que sair do balão o que sentiram? * Qual sentimento dos que ficaram no balão. * Como você se percebeu no grupo? * Como percebeu seus colegas no grupo? * O que descobriu de novo a respeito do grupo? continuação

38 AVALIAÇÃO DO PROCESSO VIVIDO NESTA DINÂMICA
Zepelim AVALIAÇÃO DO PROCESSO VIVIDO NESTA DINÂMICA Dividir em quatro parte o papel sulfite, e distribuir para cada participante onde todos colocaram as notas, depois somara dividindo pelo numero de participante para obter as medias Moral da historia Não é o que você é, o que você tem, onde está ou o que faz, que irá determinar a sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então... Você tem tudo! continuação

39 Considerações pessoais
Zepelim Considerações pessoais Nesta data particularmente me senti alegre, pois nesta vivência estávamos prestes a passar desta vida para melhor (risos), quando fui escolhida para continuar vivendo, percebi e me senti querida pelo grupo, essa sensação de proteção me deixou feliz por saber que estou em um grupo que gosta de mim..

40 Considerações pessoais
Conhecimento Mútuo Descrição metodologia Considerações pessoais

41 Facilitadores: Fabiana Sousa Davi. Renata Fad. Vanessa Amorim Almeida.
Conhecimento Mútuo Descrição Facilitadores: Fabiana Sousa Davi. Renata Fad. Vanessa Amorim Almeida. Objetivos: Oportunizar um maior conhecimento de si mesmo e facilitar melhor relacionamento e integração interpessoal. Duração: 50 minutos Número de participantes: 20 Material: Lápis e uma folha de papel em branco para todos os participantes. continuação

42 Conhecimento mútuo Desenvolvimento: Metodologia
1º - Aquecimento: Os participantes deverão permanecer em silencio por três minutos enquanto os facilitadores conduzirão uma reflexão. 2º - Técnica: Os facilitadores propõem aos participantes que se imagine em um local onde se sintam tranqüilos, cada um devera fazer uma analise de algumas qualidades e defeitos, e de algumas características de si próprio. 3º - Ação: Em continuação os facilitadores pedem que cada um escreva, na folha em branco, alguns dados de sua vida (características individuais), fazendo isso anonimamente e com letra de fôrma, levando para isso seis a sete minutos. A seguir, os facilitadores recolhem as folhas, redistribuindo-as, cabendo a cada qual ler em voz alta a folha que recebeu, uma por uma. continuação

43 Socialização: Caberá ao grupo descobrir de quem é, ou a quem se refere o conteúdo que acaba de ser lido, justificando a indicação da pessoa. Avaliação: Após um espaço de discussão sobre alguns aspectos da autobiografia de cada um, seguem-se os comentários sobre o sentimento de cada um após serem descobertos ou não. Fechamento: A arte de ser feliz Acorde todas as manhã com um sorriso. Esta é mais uma oportunidade que você tem para ser feliz. Seja seu próprio motor de ignição. O dia de hoje jamais voltará. Não o desperdice, pois você nasceu para ser feliz! Enumere as boas coisas que você tem na vida. Ao tomar consciência do seu valor, você será capaz de ir em frente com muita força, coragem e confiança! Trace objetivos para cada dia. Você conquistará seu arco-íris, um dia de cada vez. Seja paciente. continuação

44 Considerações pessoais
Conhecimento mútuo Considerações pessoais O intuito desta vivencia foi identificar através das características citadas quem era a pessoa do grupo, mais conclui que por mais que convivemos com alguém sempre tem algo que conhecemos e ate mesmo que não imaginamos, foi surpreendente e engraçado pois minhas características são visíveis e foi fácil falar, acho que sou tudo aquilo que falei mesmo (risos), enfim, adorei esse momento descobri coisas novas interessante sobre as pessoas que convivo.

45 Considerações finais O diário de Bordo é um trabalho muito bom de se realizar, porém no começo do semestre eu estava desinteressada, totalmente desmotivada, o fato de começar quase no fim do semestre foi um fator que prejudicou minha animaçao, mais ao desenvolver do trabalho foi melhorando devido as novidades que foram surgindo e as diferentes coisas que aprendemos a fazer. A melhor parte é a conclusão, olhar pra tras e ver que o esforço valeu a pena. Hoje me sinto satisfeita por dois motivos, ter terminado o trabalho e ver que teve sucesso e conseguir chegar ao fim de mais um semestre.


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