A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ISIS Implementação de um Sistema de Comunicações Streaming

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ISIS Implementação de um Sistema de Comunicações Streaming"— Transcrição da apresentação:

1 ISIS Implementação de um Sistema de Comunicações Streaming
Rui Silva (PT In) António Silva (PT In)

2 Agenda Introdução Objectivos DVR Codificador Áudio Servidor Conclusões
Trabalho Futuro

3 Introdução O ISIS é um projecto financiado pelo consórcio Telesal.
Tem duração de 16 meses.

4 Objectivos Com este projecto, pretende-se:
Desenvolver um sistema de comunicações multimédia (Videoconferência) para redes hetereogéneas. O sistema será a evolução do projecto DVR, acrescentando funcionalidades áudio e selecção remota dos conteúdos (ao vivo ou armazenados) no servidor de streaming.

5 DVR – Digital Video Recorder
O principal objectivo do projecto DVR (Digital Video Recorder) foi estudar, investigar, desenvolver e validar um sistema de aquisição, codificação, transporte, armazenamento, transcodificação e servidor de vídeo que permita desenvolver serviços e aplicações de vídeo a pedido. No servidor, um outro objectivo foi estudar e consequentemente desenvolver um transcodificador espacial de vídeo MPEG-4 AVC-Advanced Video Coding, com a capacidade de suportar um servidor que alimente diversos terminais através de redes heterogéneas.

6 DVR – Digital Video Recorder
Arquitectura:

7 ISIS – Codificador de Vídeo
Optimização da alocação dos recursos de memória na DSP (DM642). Optimização do codificador de vídeo com o objectivo de diminuir a utilização dos recursos disponíveis na DSP.

8 ISIS - Memória

9 ISIS - Optimização Redução do número de ciclos alocados na DSP por função. Redução do número de acessos à memória externa. Optimização da alocação da memória cache entre memória de dados e memória de instrucções. Agregação de funções que acedem aos mesmos dados de memória de forma a serem executadas contiguamente. A optimização consiste em reduzir nessas funções o número de ciclos executados pela DSP e o número de acessos à memória tanto para o código como para os dados. Alocação da memória cache optimizada entre memória de dados e memória de instrucções. Minimização dos acessos à memória externa de instrucções que precisam de aceder intensivamente à memória. Agregação de funções que acedem aos mesmos dados de memória de forma a serem executadas contiguamente.

10 ISIS – Codificador de Vídeo

11 ISIS – Codificador de Áudio
Dividem-se geralmente em 3 classes: Codificadores de forma de onda; Codificadores de fonte (vocoders); Codificadores híbridos; Vocoders – qualidade fraca; - baixa largura de banda. - Apesar do aumento da largura de banda a qualidade nao aumenta Forma de onda: bitrate elevado; qualidade mt boa; baixa complexidade; qualidade aumenta de forma linear com o aumento da largura de banda Hibridos : misto dos anteriores

12 ISIS – Codificador de Áudio
Codificadores estudados: PCM/ADPCM; CELP; GSM; AMR; Speex; AAC+; G.711; Apos estudarmos estes codificadores, efectuamos uma filtragem de acordo com os requisitos do projecto. Implementacao na DSP de virgula fixa; largura de banda nao é limitacao; Complexidade; Qualidade.

13 ISIS – Codificador de Áudio
G.711 Padrão do ITU (Union International telecommunication) para codificador fundamental de áudio usado em telefonia digital, estando intimamente relacionado ao padrão PCM. Métodos: µ-law; A-law; Transmite 8000 amostras por segundo a uma resolução de 8 bits, resultando em uma largura de banda unidireccional de 64 kbps. PCM: é uma representação digital de um sinal analógico no qual a magnitude do sinal é obtida em intervalos regulares e então transformados em uma série de símbolos em código digital (geralmente binário). A informação da amostra da forma de onda é transmitida através de um código binário equivalente. As amostras em forma de pulsos são quantificadas e codificadas (geralmente em 8 bits).

14 ISIS - Codificador

15 ISIS – Codificador / Descodificador
Falar do porque da mudanca de Hardware; Tempo que demorou a comceber o produto ; Explicar o k esta carta tem de novo em relacao ao produto anterior;

16 ISIS - Servidor Servidor de streaming: Darwin Streaming Server:
Permite o acesso a conteúdos multimédia (áudio e/ou vídeo) em Live. Permite o acesso a conteúdos multimédia (áudio e/ou vídeo) armazenados no Servidor multimédia. Servidor Open-Source Permite ate 100 clientes Baixos requisitos em termos de processamento.

17 ISIS - Streaming Multicast Ligação ponto-multiponto;
Gestão eficiente dos recursos da rede; Ideal para o acesso a conteúdos multimédia em tempo real; É a solução ideal quando não se pretende o acesso a conteúdos armazenados; O servidor de streaming é necessário quando se pretende aceder a conteudos armazenados;

18 ISIS – Player ActiveX Falar do pk da necessidade de fazer um activeX;
Falar das caracteristicas;

19 ISIS Falar que ja foram produzidas X cartas;
K neste momento estão a ser instaladas;

20 ISIS - Conclusões O sistema ISIS é inovador porque permite a codificação em tempo real de vídeo no formato MPEG-4 AVC/H.264 e também a codificação de áudio através de uma solução de baixo custo e flexível, baseada em processador de sinal. Permite a vizualização dos conteúdos multimédia em tempo real ou armazenados no Servidor multimédia. Sistema ideal para vídeo conferência e vídeo vigilância.

21 ISIS – Trabalho Futuro Finalizar comunicação com o Servidor de Streaming. Testes de integração.


Carregar ppt "ISIS Implementação de um Sistema de Comunicações Streaming"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google