A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRIPTOGRAFIA. Definição de Criptografia A palavra Criptografia tem sua origem no Grego: kryptos significa oculto, envolto, escondido, secreto; graphos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRIPTOGRAFIA. Definição de Criptografia A palavra Criptografia tem sua origem no Grego: kryptos significa oculto, envolto, escondido, secreto; graphos."— Transcrição da apresentação:

1 CRIPTOGRAFIA

2 Definição de Criptografia A palavra Criptografia tem sua origem no Grego: kryptos significa oculto, envolto, escondido, secreto; graphos significa escrever, grafar. Portanto, criptografia significa escrita secreta ou escrita oculta.

3 O que é criptografia? Criptografia é a ciência relacionada a segurança de dados, em outras palavras ela serve para ocultar informações. A criptografia pode ser dividida em forte e fraca.

4 Criptografia fraca A criptografia fraca é uma maneira banal de tentar ocultar informações de pessoas leigas no assunto. Ex.: existem nessas revistas de palavras cruzadas um jogo chamado criptograma, nele a pessoa deve chegar a identificar uma frase analisando certos símbolos, isso é uma espécie de criptografia fraca, em outros paises como EUA existe uma quantidade maior desse tipo de revistas voltadas para pessoas que simplesmente querem passar o tempo.

5 Criptografia forte É a criptografia de alta complexidade que visa manter as informações ocultas mesmo sob intensa verificação de super computadores, ela pode ser feita de duas formas: em chaves publicas ou chaves privadas. Exemplo: um exemplo disso é o PGP (Pretty good privacy).

6 Chave publica Chaves publicas funcionam da seguinte forma: a forma de criptografia é passada publicamente, para diversas pessoas, porém a maneira de descriptografa-las fica apenas com a pessoa/empresa que criou a chave.

7 Chaves privadas Na chave privada o criador é o único que sabe como codificar e como decodificar, assim somente poderão ler ou esconder a informação aqueles a quem ele passar as instruções para faze-lo. Exemplo: é a chave de César N, que consiste em trocar a letra da palavra pela letra N vezes da frente, para N=3, a=d. Para alguém entender o código basta informar N. A palavra BOLA nesse esquema seria EROD. A cifra de César é um exemplo de chave privada.

8 Historia da Criptografia A criptografia foi inventada muito antes do computador, porém evidentemente era muito menos complexa, na época antiga ela era usada em cartas e maneiras de sinalização para trocar informações e repassar estratégias de combate, para que o inimigo não ficasse sabendo dos planos antecipadamente, durante a segunda guerra mundial ela também foi usada dessa forma, porém com algoritmos matemáticos muito mais complexos já que os computadores é que faziam a transformação da informação para o código. Na atualidade ela é usada de forma a permitir que as empresas mantenham a privacidade de seus clientes e de suas informações para evitar espionagens empresariais, a criptografia é usada muito por bancos e agencias do tipo. A criptografia não pode ser comercializada, ela, indiferente do desejo de seu criador, pertence ao país e é considerada arma de guerra.

9 Acabo


Carregar ppt "CRIPTOGRAFIA. Definição de Criptografia A palavra Criptografia tem sua origem no Grego: kryptos significa oculto, envolto, escondido, secreto; graphos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google