A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eletromagnetismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eletromagnetismo."— Transcrição da apresentação:

1 Eletromagnetismo

2 Ímãs São corpos que tem a propriedade de atrair o ferro ou algumas de suas ligas ( mas não o aço inox) ou de interagir entre si. O fenômeno foi observado há mais de anos em uma região da Ásia Menor denominada Magnésia (atual Turquia). Daí o nome magnetismo.

3 Magnetita As rochas compostas basicamente de óxido de ferro (Fe3O4) são denominadas magnetitas. O minério de ferro (Fe3O4) é considerado um ímã natural.

4 Ímãs artificiais Os ímãs naturais supriram por muito tempo as necessidades da humanidade, mas, com o progresso, foi preciso desenvolver ímãs artificiais mais potentes e duradouros. O processo de obtenção dos ímãs artificiais é denominado imantação. Fig.: Ímãs de Alnico: liga composta de Fe (Ferro) contendo Al (Alumínio), Ni (Níquel) e Co (Cobalto), além de outros elementos. Essa liga foi criada na década de 30.

5 Tipos de ímãs artificiais
Alnico: criado na década de Funcionam a altas temperaturas (500°C a 550°C) e são resistentes à corrosão. Ferrite: criado no início de Resistente à corrosão, sais lubrificantes e gases. Usado em alto falantes. Samário – cobalto: criado nos anos Caro e frágil. É funcional a temperaturas de até 250°C. Utilizado em micromotores. Neodímio – ferro – boro: criado da década de São os mais modernos pois possuem as melhores propriedades magnéticas. São utilizados em alto falantes, equipamentos elétricos e brindes.

6 Pólos de um ímã Qualquer ímã possui dois pólos, denominados pólo norte (N) e pólo sul (S). Pólo norte (N): se volta para o norte geográfico da Terra. Pólo sul (S): se volta para o sul geográfico da Terra.

7 Interação entre os pólos de um ímã

8 Pólos de nomes contrários se atraem e de mesmo nome se repelem.

9 Inseparabilidade dos pólos de um ímã
Um pólo magnético norte jamais existe sem a presença de um pólo magnético sul e vice versa. Se partirmos um ímã ao meio, novos ímãs serão formados.

10 Ímãs permanentes e temporários
Permanentes: mantém a imantação. Temporários: o corpo perde a imantação de forma imediata.

11 Campo magnético Em torno de um ímã ou de um condutor percorrido por uma corrente elétrica, observam – se interações de origem magnética devido à existência de um campo magnético gerado por eles.

12 O campo pode ser visualizado pelas linhas de força magnética (linhas de campo magnético). As linhas de indução são orientadas do pólo norte para o pólo sul.

13 Campo magnético da Terra
Podemos associar a Terra a um grande ímã, cuja propriedade magnética acredita – se ser em consequência de correntes elétricas existentes na sua parte central (constituída de um núcleo de ferro fundido). O pólo sul magnético aproximadamente no norte geográfico e o pólo norte magnético aproximadamente no sul geográfico.

14

15 Cinturões de Van Allen – escudo magnético da Terra
A Terra possui um campo magnético, a magnetosfera, cujas linhas de indução correm de polo a polo, curvando – se sobre si próprias Os cinturões de Van Allen são duas zonas da magnetosfera que captam ou repelem partículas provenientes do espaço.

16

17

18 A Terra é constantemente bombardeada pelas partículas ionizadas e nocivas à saúde provenientes principalmente do Sol. Devido à existência do campo magnético terrestre, estamos parcialmente livres, na superfície do planeta, dessas radiações e partículas.

19 Auroras polares

20

21 Indução Magnética É a imantação de um campo magnético por meio de um ímã. As substâncias ferromagnéticas tem seus ímãs elementares orientados facilmente quando submetidos a ação de um campo magnético. Exemplo: ferro e níquel

22 Campo magnético gerado por correntes elétricas
Toda corrente elétrica gera no espaço que a envolve, um campo magnético. Todo campo magnético é produzido por cargas elétricas em movimento. O campo magnético é uma grandeza vetorial: tem um módulo, uma direção e um sentido.

23 Campo magnético em um fio retilíneo (B)
µ0 = 4∏ x 10-7 T.m/A i: corrente elétrica, em Amperès r: distância do ponto P ao fio. Unidade do SI: Tesla (T)

24 Sentido do campo magnético
O sentido do campo é dado pela regra da mão direita. O polegar é disposto no sentido da corrente e os demais dedos semidobrados envolvendo o condutor fornecem o sentido de B

25 Convenção: : afasta – se do observador : aproxima – se do observador


Carregar ppt "Eletromagnetismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google