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10.1 © 2003 by Prentice Hall 10 Capítulo GERENCIAMENTODOCONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL.

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1 10.1 © 2003 by Prentice Hall 10 Capítulo GERENCIAMENTODOCONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL

2 10.2 © 2003 by Prentice Hall Por que hoje as empresas necessitam de programas de gestão do conhecimento e sistemas para gestão do conhecimento?Por que hoje as empresas necessitam de programas de gestão do conhecimento e sistemas para gestão do conhecimento? Quais são as aplicações de sistemas de informação mais úteis para distribuir, criar e compartilhar conhecimento na empresa?Quais são as aplicações de sistemas de informação mais úteis para distribuir, criar e compartilhar conhecimento na empresa? Que benefícios traz para a empresa a utilização de tecnologia de inteligência artificial para gestão do conhecimento?Que benefícios traz para a empresa a utilização de tecnologia de inteligência artificial para gestão do conhecimento? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

3 10.3 © 2003 by Prentice Hall Como as empresas podem utilizar sistemas especialistas e raciocínio baseado em casos para capturar conhecimento?Como as empresas podem utilizar sistemas especialistas e raciocínio baseado em casos para capturar conhecimento? Como as organizações podem se beneficiar da utilização de redes neurais e outras técnicas inteligentes?Como as organizações podem se beneficiar da utilização de redes neurais e outras técnicas inteligentes? OBJETIVOS Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

4 10.4 © 2003 by Prentice Hall Projetar sistemas de conhecimento que realmente aperfeiçoem o desempenho organizacionalProjetar sistemas de conhecimento que realmente aperfeiçoem o desempenho organizacional Criar sistemas especialistas robustosCriar sistemas especialistas robustos DESAFIOS PARA A ADMINISTRAÇÃO Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

5 10.5 © 2003 by Prentice Hall Aprendizagem organizacional Criação de novos procedmentos operacionais padrão e processos de negóciosCriação de novos procedmentos operacionais padrão e processos de negócios Gestão do conhecimento Conjunto de processosConjunto de processos Cria, reúne, armazena, mantém e distribui conhecimentoCria, reúne, armazena, mantém e distribui conhecimento GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

6 10.6 © 2003 by Prentice Hall Executivo-chefe do conhecimento (CKO) Executivo sênior encarregado do programa de gestão de conhecimento da organizaçãoExecutivo sênior encarregado do programa de gestão de conhecimento da organização Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Aprendizagem organizacional e gestão do conhecimento

7 10.7 © 2003 by Prentice Hall Conhecimento tácito Conhecimento e experiência não documentada formalmenteConhecimento e experiência não documentada formalmente Melhores práticas Soluções ou método de resolução de problemas bem-sucedidos desenvolvidos por organização ou setor específicoSoluções ou método de resolução de problemas bem-sucedidos desenvolvidos por organização ou setor específico Sistemas e infra-estrutura para gestão do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO

8 10.8 © 2003 by Prentice Hall Memória organizacional Aprendizagem armazenada a partir do histórico de uma organizaçãoAprendizagem armazenada a partir do histórico de uma organização Usado para a tomada de decisões e outros finsUsado para a tomada de decisões e outros fins Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO Sistemas e infra-estrutura para gestão do conhecimento

9 10.9 © 2003 by Prentice Hall Infra-estrutura de IT para gestão do conhecimento Figura 10-1 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital GESTÃO DO CONHECIMENTO NA ORGANIZAÇÃO

10 10.10 © 2003 by Prentice Hall Consiste da criação e do processamento da informaçãoConsiste da criação e do processamento da informação Dividido em trabalhadores do conhecimento trabalhadores de dadosDividido em trabalhadores do conhecimento trabalhadores de dados SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Trabalho de informação Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

11 10.11 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de escritório Gerenciar e coordenar o trabalho dos trabalhadores de dados e do conhecimentoGerenciar e coordenar o trabalho dos trabalhadores de dados e do conhecimento Conectar o trabalho dos trabalhadores de informação locais com todos os níveis e funções da organizaçãoConectar o trabalho dos trabalhadores de informação locais com todos os níveis e funções da organização Conectar a organização ao mundo exteriorConectar a organização ao mundo exterior Exemplo: Processamento de texto, correio de voz e digitalizaçãoExemplo: Processamento de texto, correio de voz e digitalização Distribuição do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

12 10.12 © 2003 by Prentice Hall Os três maiores papéis dos escritórios Figura 10-2 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

13 10.13 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de digitalização de documentos Convertem documentos e imagens para o formato digitalConvertem documentos e imagens para o formato digital Pode ser armazenado e acessado por computadorPode ser armazenado e acessado por computadorJukebox Dispositivo para armazenamento e recuperação de documentos em muitos discos ópticosDispositivo para armazenamento e recuperação de documentos em muitos discos ópticos Sistemas de escritório típicos Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

14 10.14 © 2003 by Prentice Hall Componentes de um sistema de digitalização de imagens Figura 10-3 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

15 10.15 © 2003 by Prentice Hall Editoração Web e gerenciamento de documentos Figura 10-4 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

16 10.16 © 2003 by Prentice Hall Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Sistemas de informaçãoSistemas de informação Ajudam os trabalhadores do conhecimento na criação e na integração de novo conhecimentoAjudam os trabalhadores do conhecimento na criação e na integração de novo conhecimento Criação de conhecimento: sistemas de trabalhadores do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

17 10.17 © 2003 by Prentice Hall Mudanças no processo de gerenciamento de projeto da construção civil Figura 10-5 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

18 10.18 © 2003 by Prentice Hall Ferramentas especializadasFerramentas especializadas Interface amigávelInterface amigável Requisitos dos sistemas de trabalhadores do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

19 10.19 © 2003 by Prentice Hall Figura 10-6 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO Requisitos dos sistemas de trabalhadores do conhecimento

20 10.20 © 2003 by Prentice Hall Projeto assistido por computador (CAD)Projeto assistido por computador (CAD) Sistemas de realidade virtualSistemas de realidade virtual Linguagem de modelagem de realidade virtual (VRML)Linguagem de modelagem de realidade virtual (VRML) Estações de trabalho de investmentoEstações de trabalho de investmento Exemplos de sistemas de trabalhadores do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

21 10.21 © 2003 by Prentice Hall GroupwareGroupware Intranets e ambientes de conhecimento empresariais integradosIntranets e ambientes de conhecimento empresariais integrados Portais corporativosPortais corporativos TeamwareTeamware Compratilhamento do conhecimento Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

22 10.22 © 2003 by Prentice Hall Um portal corporativo Figura 10-7 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E SISTEMAS DE TRABALHADORES DO CONHECIMENTO

23 10.23 © 2003 by Prentice Hall Esforço para desenvolver sistemas baseados em computadores que se comportem como seres humanosEsforço para desenvolver sistemas baseados em computadores que se comportem como seres humanos INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL O que é inteligência artificial Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

24 10.24 © 2003 by Prentice Hall Inteligência artificial:Inteligência artificial: –Armazena informação de maneira ativa –Cria mecanismos não sujeitos a características humanas –Elimina tarefas enfadonhas e rotineiras para pessoas –Aprimora a base de conhecimento da organização –Gera soluções para problemas específicos Por que as empresas estão interessadas na inteligência artificial Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

25 10.25 © 2003 by Prentice Hall Família da inteligência artificial Figura 10-8 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

26 10.26 © 2003 by Prentice Hall Base de conhecimentoBase de conhecimento Sistema especialista baseado em regrasSistema especialista baseado em regras Base de regrasBase de regras Estruturas de conhecimentoEstruturas de conhecimento Captura de conhecimento: sistemas especialistas Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

27 10.27 © 2003 by Prentice Hall Regras de um programa de IA Figura 10-9 Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

28 10.28 © 2003 by Prentice Hall Shell IAShell IA Mecanismo de inferênciaMecanismo de inferência Encadeamento para dianteEncadeamento para diante Encadeamento reversoEncadeamento reverso Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL Captura de conhecimento: sistemas especialistas

29 10.29 © 2003 by Prentice Hall Estruturas de modelo de conhecimento Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

30 10.30 © 2003 by Prentice Hall Mecanismos de inferência em sistemas especialistas Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

31 10.31 © 2003 by Prentice Hall Engenheiro do conhecimento Especialista em extrair informações e conhecimentos de outros profissionaisEspecialista em extrair informações e conhecimentos de outros profissionais Traduz as informações em um conjunto de regras, ou estruturas, para um sistema especialistaTraduz as informações em um conjunto de regras, ou estruturas, para um sistema especialista Construção de um sistema especialista Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

32 10.32 © 2003 by Prentice Hall BlueCross BlueShield da Carolina do NorteBlueCross BlueShield da Carolina do Norte Countrywide Funding Corp. de Pasadena, CalifórniaCountrywide Funding Corp. de Pasadena, Califórnia Exemplos de sistemas especialistas bem-sucedidos Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

33 10.33 © 2003 by Prentice Hall Raciocínio baseado em casos (CBR) Tecnologia de inteligência artificialTecnologia de inteligência artificial Representa o conhecimento como um banco de dados de casos e soluçõesRepresenta o conhecimento como um banco de dados de casos e soluções Inteligência organizacional: raciocínio baseado em casos Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

34 10.34 © 2003 by Prentice Hall Funcionamento do raciocínio baseado em casos Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

35 10.35 © 2003 by Prentice Hall Hardware ou software que imita oa padrões de processamento do cérebro biológicoHardware ou software que imita oa padrões de processamento do cérebro biológico Incorpora inteligência ao hardware na forma de uma capacidade generalizada de aprenderIncorpora inteligência ao hardware na forma de uma capacidade generalizada de aprender Redes neurais OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital

36 10.36 © 2003 by Prentice Hall Neurônios biológicos de uma sanguessuga Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

37 10.37 © 2003 by Prentice Hall Rede artificial neural com dois neurônios Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

38 10.38 © 2003 by Prentice Hall Uma rede neural utiliza regras aprendidas de modelos de dados para construir uma camada oculta de lógica Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

39 10.39 © 2003 by Prentice Hall IA baseada em regrasIA baseada em regras Tolera imprecisãoTolera imprecisão Usa termos não-específicos chamados funções de pertinência para resolver problemasUsa termos não-específicos chamados funções de pertinência para resolver problemas Lógica difusa Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

40 10.40 © 2003 by Prentice Hall Implementação de regras de lógica difusa em hardware Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

41 10.41 © 2003 by Prentice Hall Métodos de resolução de problemasMétodos de resolução de problemas Promove a evolução de soluções a problemas específicosPromove a evolução de soluções a problemas específicos Segue o modelo de organismos vivos adaptando-se ao ambienteSegue o modelo de organismos vivos adaptando-se ao ambiente Algoritmos genéticos Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

42 10.42 © 2003 by Prentice Hall Componentes de um algoritmo genético Figura Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

43 10.43 © 2003 by Prentice Hall Integração de várias tecnologias de IA em uma única aplicaçãoIntegração de várias tecnologias de IA em uma única aplicação Aproveita as melhores características das tecnologiasAproveita as melhores características das tecnologias Sistemas híbridos de IA Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

44 10.44 © 2003 by Prentice Hall Programas de softwareProgramas de software Usa uma base de conhecimento embutida ou aprendida para executar tarefas específicas, repetitivas e previsíveisUsa uma base de conhecimento embutida ou aprendida para executar tarefas específicas, repetitivas e previsíveis Agentes inteligentes Sistemas de Informação Gerenciais Capítulo 10 Gerenciamento do Conhecimento na Empresa Digital OUTRAS TÉCNICAS INTELIGENTES

45 10.45 © 2003 by Prentice Hall 10 GERENCIAMENTODOCONHECIMENTO NA EMPRESA DIGITAL Capítulo


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