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Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República

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Apresentação em tema: "Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República"— Transcrição da apresentação:

1 Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Exposição para XI Congresso Mundial de Saúde Pública VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 20 de fevereiro de 2006

2 Metodologia NAE Escolas de pensamento estratégico
Núcleo de Assuntos Estratégicos Metodologia NAE Escolas de pensamento estratégico Elaboração de uma metodologia de Estado Fases da metodologia

3 Escolas de pensamento estratégico
Escola do pensamento estratégico militar Sun Tzu – abordagem indireta Clausewitz – abordagem direta Fundamentos da Estragégia Escola do pensamento estratégico de governo Cratologia – aplicação do poder da Nação Escola do pensamento estratégico empresarial Gestão otimizada dos recursos

4 Metodologia de Estado Problemas apresentados
Dimensão do desafio do BR3T Inexistência de consultoria internacional qualificada Necessidade de reduzir as deficiências identificadas nos projetos nacionais anteriores Projetos históricos brasileiros (infra-estrutura, estabilização) Projetos internacionais da atualidade Análise do tripé do poder mundial Alvin Toffler Força (Sec XIX), dinheiro (Sec XX), conhecimento (Sec XXI) Solução para o projeto BR3T Fusão das escolas de pensamento estratégico Desenvolvimento da Metodologia NAE

5 Metodologia NAE Núcleo de Assuntos Estratégicos Ambiente
Análise prospectiva Ambiente Conjuntura atual C F u u r t v u a r s o Interações corretivas retrospectiva Ext Sistema Externo Solução estratégica Sistema Interno BR3T

6 Avaliação diagnóstica DIMENSÕES DA ESTRATÉGIA
Núcleo de Assuntos Estratégicos Avaliação diagnóstica DIMENSÕES DA ESTRATÉGIA USP UCAM IPEA UFBA ESG UFRJ UNB

7 TEMAS ESTRATÉGICOS Projeto Brasil 3 Tempos
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos TEMAS ESTRATÉGICOS

8 Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos Normalidade constitucional Sistema político-partidário Sistema judiciário Entes federados Relações trabalhistas Carga tributária Estrutura tributária Taxa de investimento Controle da inflação Exportações brasileiras Sistema industrial, tecnológico e de comércio exterior Agricultura e pecuária Contas públicas Despesas Correntes Qualidade da vida urbana Desigualdade social Diversidade cultural brasileira Violência e criminalidade Sistema previdenciário Perfil etário da população Sistema Único de Saúde (SUS) Ações afirmativas de inclusão social Nível de emprego Desigualdades regionais Ordenamento do território brasileiro Recursos do mar

9 Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos Uso e conservação da água doce Amazônia Sistema de Defesa Nacional Matriz brasileira de combustíveis Infra-estrutura Qualidade do ensino Educação básica Ensino superior Inclusão digital Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) Biotecnologia Programas tecnológicos em áreas sensíveis Nanotecnologia Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação Biodiversidade Protocolo de Quioto Brasil, Rússia, Índia e China Bloco político-econômico no continente americano Mercosul e União Européia (UE) Bloco político-econômico da América do Sul Bloco político-econômico do Mercosul Organização das Nações Unidas (ONU) Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU) Ordenamento mundial emergente

10 Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos Ações afirmativas de inclusão social Agricultura e pecuária Amazônia Biodiversidade Biotecnologia Bloco político-econômico da América do Sul Bloco político-econômico do Mercosul Bloco Político-Econômico no continente americano Brasil, Rússia, Índia e China Carga tributária Conselho de Segurança das Nações Unidas Contas públicas Controle da inflação Desigualdade social Desigualdades regionais Despesas Correntes Diversidade cultural brasileira Educação básica Ensino superior Entes federados Estrutura tributária Exportações brasileiras Inclusão digital Infra-estrutura

11 Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos – temas estratégicos Investimentos em C T & I Matriz brasileira de combustíveis Mercosul e União Européia (UE) Nanotecnologia Nível de emprego Normalidade constitucional Ordenamento do território brasileiro Ordenamento mundial emergente Organização das Nações Unidas (ONU) Perfil etário da população Programas tecnológicos em áreas sensíveis Protocolo de Quioto Qualidade da vida urbana Qualidade do ensino Recursos do mar Relações trabalhistas Sistema de Defesa Nacional Sistema Industrial, Tecnológico e de Comércio Exterior Sistema judiciário Sistema político-partidário Sistema previdenciário Sistema Único de Saúde (SUS) Taxa de investimento Tecnologias de Informação e Comunicação Uso e conservação da água doce Violência e criminalidade

12 Núcleo de Assuntos Estratégicos

13 Núcleo de Assuntos Estratégicos
Amazônia O potencial da Região Amazônica, baseado em exuberantes recursos naturais, é reconhecidamente imenso, assim como seus problemas. O governo federal, em parceria com os estados e municípios amazônicos, tem buscado implementar uma série de programas e projetos de desenvolvimento sustentável. Tais ações visam a preservar os direitos e as culturas dos povos da floresta; apoiar as experiências de novas formas de produção e uso sustentável dos recursos naturais; e valorizar os conhecimentos locais. Recentemente, o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) – considerado como um importante passo para o fortalecimento da presença do Estado na região – iniciou suas operações. Contudo, inúmeros problemas afligem as populações locais, com reflexos em todo o País: contrabando de armas; tráfico de drogas; garimpo ilegal; exploração ilícita de madeira; desmatamento acelerado com a supressão das reservas legais; redução das áreas de preservação permanente; expropriação da biodiversidade (biopirataria); confrontos entre indígenas, garimpeiros, proprietários rurais e posseiros; missões religiosas irregulares e a serviços de terceiros; associação de índios com contrabandistas e estrangeiros; contrabando de animais silvestres e de recursos naturais; e ameaça de transbordamento da crise colombiana. Essa conjuntura não é restrita ao território brasileiro, mas comum, em muitos aspectos, a todos os países do chamado Arco Amazônico (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela). Esse quadro enseja a possibilidade de integração desses países na busca de soluções comuns e pragmáticas, evitando o aumento das pressões de grupos estrangeiros que, objetivando a exploração comercial das riquezas da Amazônia, defendem a tese de sua internacionalização.

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15 Núcleo de Assuntos Estratégicos
Biodiversidade A biotecnologia tem sido apontada como uma das mais promissoras fronteiras do conhecimento. Governos e empresas de todo o mundo têm investido vultosos recursos em pesquisa e desenvolvimento (P&D) nessa área, com resultados que já beneficiam a sociedade e proporcionam significativo retorno aos investidores. O Brasil dispõe de enorme potencial para a exploração científica e tecnológica da biodiversidade, mas ressente-se de políticas adequadas para o desenvolvimento de programas específicos, seja pela carência de recursos financeiros, seja por não ter o domínio de grande parte das tecnologias pertinentes. Existem propostas para a criação de um adequado arcabouço que garanta a pesquisa e a exploração de nossas riquezas naturais. A pesquisa nacional de biodiversidade deverá, prioritariamente, permitir a definição do manejo sustentável dos recursos naturais, preservando as riquezas e a diversidade de nossos biomas. As dificuldades, porém, são muitas. A fraca presença estatal em áreas de inexplorada biodiversidade – como a Amazônia e o Pantanal – facilitam a atuação de biopiratas. Além disso, países desenvolvidos, como os Estados Unidos, não aceitam discutir o combate à biopirataria, no âmbito dos fóruns internacionais.

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17 Núcleo de Assuntos Estratégicos
Biotecnologia As pesquisas científicas e tecnológicas, associadas à produção industrial, tendem a impor novos paradigmas com velocidade maior do que o previsto, confirmando as observações de estudiosos do progresso científico da humanidade de que a aceleração nas descobertas e inovações não é apenas constante, mas crescente. Advogam muitos especialistas que o Século XXI será o Século do Conhecimento, no qual parte do poder mundial será redirecionado para os países que dominarem as novas tecnologias capazes de causar impactos inovadores nos mercados internacionais e na vida cotidiana das nações. Nesse contexto, a biotecnologia tem sido apontada como uma das mais promissoras fronteiras do conhecimento, pela possibilidade de agregar valor ao imenso potencial da biodiversidade presente no território nacional. Todavia, a competitividade nesse setor é precedida da criação de empregos altamente especializados, exigindo vultosos investimentos, públicos e privados, na formação de recursos humanos. Especialmente no tocante à biotecnologia derivada dos progressos resultantes do conhecimento genético, descobertas inéditas e complexas têm sido levadas à opinião pública mundial, ensejando acaloradas discussões sobre a base ética das pesquisas, bem como sobre o controle regulamentar cabível dos Estados sobre as mesmas.

18 Matriz de Impactos Cruzados
Núcleo de Assuntos Estratégicos Matriz de Impactos Cruzados Núcleo de Assuntos Estratégicos

19 PROBABILIDADES 2015 Biotecnologia Biodiversidade Amazônia 1
Normalidade constitucional 76,12 2 Controle da inflação 61,82 3 Exportações brasileiras 59,64 4 Agricultura e pecuária 55,73 5 Matriz brasileira de combustíveis 55,47 6 Sistema Indus, Tec e de Com Ex 54,13 7 Diversidade cultural brasileira 53,82 8 Relações trabalhistas 51,94 9 Protocolo de Quioto 51,62 10 Inclusão digital 51,57 11 Tecnologias de Info e Com (TICs) 50,88 12 Ordenamento mundial emergente 50,81 13 Biotecnologia 49,59 14 CSNU 48,67 15 Recursos do mar 47,81 16 Educação básica 47,04 17 Infra-estrutura 47,00 18 Bloco Pol-Eco da América do Sul 45,60 19 Uso e conservação da água doce 45,35 20 ONU 45,10 21 Biodiversidade 43,92 22 Investimentos em C T & I 43,74 23 Mercosul e União Européia (UE) 43,22 24 Amazônia 42,87 25 Bloco Pol-Eco do Mercosul 42,66 26 Taxa de investimento 42,62 27 Ensino superior 42,39 28 Estrutura tributária 42,32 29 Sistema Único de Saúde (SUS) 42,31 30 Nível de emprego 40,28 31 Programas Tec em áreas sensíveis 39,81 32 Brasil, Rússia, Índia e China 38,55 33 Entes federados 38,47 34 Contas públicas 38,23 35 Despesas Correntes 37,25 36 Carga tributária 37,17 37 Sistema de Defesa Nacional 37,14 38 Bloco Pol-Eco no continente americano 36,97 39 Nanotecnologia 35,57 40 Desigualdades regionais 35,41 41 Sistema político-partidário 35,20 42 Perfil etário da população 34,67 43 Sistema judiciário 34,15 44 Qualidade do ensino 31,44 45 Qualidade da vida urbana 31,03 46 Desigualdade social 30,61 47 Ações afirmativas de inclusão social 30,56 48 Sistema previdenciário 30,32 49 Violência e criminalidade 29,98 50 Ordenamento do território brasileiro 29,82 PROBABILIDADES 2015

20 PROBABILIDADES 2022 Biotecnologia Biodiversidade Amazônia
1 Normalidade constitucional 79,77 2 Controle da inflação 70,26 3 Exportações brasileiras 68,13 4 Agricultura e pecuária 66,97 5 Matriz brasileira de combustíveis 65,99 6 Diversidade cultural brasileira 64,05 7 Ordenamento mundial emergente 63,89 8 Relações trabalhistas 63,80 9 Sistema Indus, Tec e de Com Ex 63,76 10 Inclusão digital 62,22 11 Protocolo de Quioto 60,92 12 Biotecnologia 60,83 13 Tecnologias de Info e Com (TICs) 59,93 14 Educação básica 58,84 15 Cons de Seg das Naç Unidas (CSNU) 58,67 16 Recursos do mar 58,38 17 Uso e conservação da água doce 57,23 18 Bloco Pol-Eco da América do Sul 55,85 19 Organização das Nações Unidas (ONU) 55,81 20 Infra-estrutura 55,32 21 Biodiversidade 54,25 22 Amazônia 54,15 23 Bloco Pol-Eco do Mercosul 54,13 24 Mercosul e União Européia (UE) 53,97 25 Estrutura tributária 53,30 26 Investimentos em C T & I 52,61 27 Sistema Único de Saúde (SUS) 52,23 28 Ensino superior 52,21 29 Taxa de investimento 52,00 30 Programas Tec em áreas sensíveis 51,09 31 Brasil, Rússia, Índia e China 49,79 32 Nível de emprego 49,64 33 Entes federados 48,09 34 Carga tributária 46,88 35 Sistema de Defesa Nacional 46,79 36 Despesas Correntes 46,72 37 Nanotecnologia 46,56 38 Bloco Pol-Eco no continente americano 46,53 39 Desigualdades regionais 45,99 40 Contas públicas 45,47 41 Sistema político-partidário 44,90 42 Sistema judiciário 44,67 43 Perfil etário da população 44,00 44 Qualidade da vida urbana 41,33 45 Qualidade do ensino 40,46 46 Desigualdade social 40,36 47 Violência e criminalidade 39,76 48 Sistema previdenciário 39,72 49 Ordenamento do território brasileiro 39,40 50 Ações afirmativas de inclusão social 36,23 PROBABILIDADES 2022

21 IMPORTÂNCIA Amazônia Biodiversidade Biotecnologia 1
Qualidade do ensino 8,78 2 Educação básica 8,72 3 Violência e criminalidade 8,58 4 Desigualdade social 8,53 5 Nível de emprego 6 Sistema Único de Saúde (SUS) 8,48 7 Normalidade constitucional 8,46 8 Infra-estrutura 8,44 9 Investimentos em C T & I 8,42 10 Carga tributária 11 Estrutura tributária 8,40 12 Taxa de investimento 8,38 13 Sistema judiciário 8,36 14 Despesas Correntes 8,35 15 Controle da inflação 8,33 16 Amazônia 8,31 17 Exportações brasileiras 8,28 18 Contas públicas 8,26 19 Sistema previdenciário 8,24 20 Perfil etário da população 8,23 21 Biodiversidade 8,21 22 Biotecnologia 8,20 23 Agricultura e pecuária 8,17 24 Sistema Indus, Tec e de Com Ex 8,13 25 Qualidade da vida urbana 8,12 26 Uso e conservação da água doce 8,07 27 Matriz brasileira de combustíveis 8,06 28 Sistema político-partidário 8,04 29 Ensino superior 8,03 30 Desigualdades regionais 7,93 31 Recursos do mar 7,81 32 Relações trabalhistas 7,74 33 Tecnologias de Info e Com (TICs) 34 Inclusão digital 7,66 35 Programas Tec em áreas sensíveis 7,64 36 Mercosul e União Européia (UE) 7,49 37 Nanotecnologia 7,47 38 Protocolo de Quioto 7,44 39 Sistema de Defesa Nacional 7,41 40 Bloco Pol-Eco do Mercosul 7,32 41 Brasil, Rússia, Índia e China 7,31 42 Bloco Pol-Eco da América do Sul 7,30 43 Ordenamento mundial emergente 7,19 44 Diversidade cultural brasileira 7,06 45 Entes federados 6,88 46 Organização das Nações Unidas (ONU) 6,80 47 Bloco Pol-Eco no continente americano 6,79 48 Cons de Seg das Naç Unidas (CSNU) 6,50 49 Ordenamento do território brasileiro 6,46 50 Ações afirmativas de inclusão social 5,44 IMPORTÂNCIA

22 Desejabi li dade Biotecnologia Biodiversidade Amazônia 1
Qualidade do ensino 1,90 2 Educação básica 1,89 3 Violência e criminalidade 1,87 4 Desigualdade social 1,83 5 Nível de emprego 1,81 6 Sistema Único de Saúde (SUS) 1,80 7 Investimentos em C T & I 1,79 8 Taxa de investimento 1,78 9 Infra-estrutura 10 Sistema judiciário 11 Estrutura tributária 1,76 12 Controle da inflação 13 Exportações brasileiras 1,75 14 Carga tributária 1,74 15 Despesas Correntes 1,73 16 Contas públicas 1,72 17 Biotecnologia 1,71 18 Biodiversidade 19 Agricultura e pecuária 1,70 20 Qualidade da vida urbana 1,69 21 Amazônia 22 Sistema previdenciário 23 Perfil etário da população 1,68 24 Normalidade constitucional 1,67 25 Sistema Indus, Tec e de Com Ex 1,66 26 Desigualdades regionais 1,65 27 Matriz brasileira de combustíveis 1,64 28 Ensino superior 29 Sistema político-partidário 1,63 30 Inclusão digital 1,58 31 Recursos do mar 1,55 32 Tecnologias de Info e Com (TICs) 33 Programas Tec em áreas sensíveis 1,52 34 Nanotecnologia 1,49 35 Mercosul e União Européia (UE) 1,44 36 Diversidade cultural brasileira 37 Brasil, Rússia, Índia e China 1,43 38 Protocolo de Quioto 39 Sistema de Defesa Nacional 1,39 40 Bloco Pol-Eco do Mercosul 1,35 41 Relações trabalhistas 1,31 42 Bloco Pol-Eco da América do Sul 43 Organização das Nações Unidas (ONU) 1,22 44 Entes federados 45 Cons de Seg das Naç Unidas (CSNU) 1,10 46 Ordenamento do território brasileiro 0,91 47 Bloco Pol-Eco no continente americano 0,87 48 Ordenamento mundial emergente 0,84 49 Ações afirmativas de inclusão social 0,55 50 Uso e conservação da água doce -0,74 Desejabi li dade

23 Motri ci dade Amazônia Biodiversidade Biotecnologia 1
Brasil, Rússia, Índia e China 113,00 2 Agricultura e pecuária 83,50 3 Taxa de investimento 82,50 4 Exportações brasileiras 79,50 5 Sistema Indus, Tec e de Com Ex 75,50 6 Investimentos em C T & I 74,70 7 Desigualdade social 67,00 8 Ensino superior 66,50 9 Despesas Correntes 65,50 10 Bloco Pol-Eco do Mercosul 11 Infra-estrutura 65,00 12 Bloco Pol-Eco da América do Sul 63,50 13 Desigualdades regionais 62,00 14 Contas públicas 61,00 15 Normalidade constitucional 60,50 16 Ordenamento do território brasileiro 54,00 17 Biotecnologia 53,50 18 Controle da inflação 53,00 19 Tecnologias de Info e Com (TICs) 52,50 20 Qualidade do ensino 52,00 21 Sistema político-partidário 51,50 22 Mercosul e União Européia (UE) 51,00 23 Entes federados 49,50 24 Estrutura tributária 49,00 25 Bloco Pol-Eco no continente americano 26 Carga tributária 48,50 27 Educação básica 48,00 28 Programas Tec em áreas sensíveis 46,00 29 Diversidade cultural brasileira 44,00 30 Nível de emprego 43,00 31 Inclusão digital 41,50 32 Nanotecnologia 39,00 33 Amazônia 38,00 34 Cons de Seg das Naç Unidas (CSNU) 36,50 35 Biodiversidade 35,50 36 Recursos do mar 37 Relações trabalhistas 35,00 38 Matriz brasileira de combustíveis 31,50 39 Qualidade da vida urbana 31,00 40 Protocolo de Quioto 41 Perfil etário da população 29,50 42 Sistema previdenciário 29,00 43 Sistema de Defesa Nacional 26,00 44 Sistema judiciário 23,00 45 Ordenamento mundial emergente 22,00 46 Violência e criminalidade 20,50 47 Organização das Nações Unidas (ONU) 18,00 48 Ações afirmativas de inclusão social 15,50 49 Sistema Único de Saúde (SUS) 10,50 50 Uso e conservação da água doce 0,00 Motri ci dade

24 De pendência Biotecnologia Amazônia Biodiversidade 1
Uso e conservação da água doce 3,00 2 Organização das Nações Unidas (ONU) 13,50 3 Sistema político-partidário 14,50 4 Ações afirmativas de inclusão social 15,50 5 Ordenamento mundial emergente 21,00 6 Sistema judiciário 21,50 7 Ordenamento do território brasileiro 24,00 8 Relações trabalhistas 27,50 9 Protocolo de Quioto 31,50 10 Sistema previdenciário 11 Entes federados 34,00 12 Controle da inflação 35,00 13 Bloco Pol-Eco no continente americano 14 Carga tributária 36,00 15 Sistema Único de Saúde (SUS) 16 Estrutura tributária 37,50 17 Recursos do mar 40,00 18 Matriz brasileira de combustíveis 41,00 19 Qualidade da vida urbana 41,50 20 Despesas Correntes 42,00 21 Nanotecnologia 42,50 22 Contas públicas 43,00 23 Sistema de Defesa Nacional 43,50 24 Violência e criminalidade 47,00 25 Cons de Seg das Naç Unidas (CSNU) 47,50 26 Programas Tec em áreas sensíveis 48,50 27 Ensino superior 49,00 28 Educação básica 50,50 29 Qualidade do ensino 53,50 30 Bloco Pol-Eco do Mercosul 54,85 31 Biotecnologia 55,00 32 Mercosul e União Européia (UE) 55,85 33 Tecnologias de Info e Com (TICs) 56,00 34 Perfil etário da população 35 Agricultura e pecuária 58,00 36 Inclusão digital 58,50 37 Desigualdades regionais 59,00 38 Amazônia 39 Biodiversidade 61,50 40 Bloco Pol-Eco da América do Sul 62,50 41 Normalidade constitucional 65,00 42 Brasil, Rússia, Índia e China 67,00 43 Sistema Indus, Tec e de Com Ex 69,50 44 Infra-estrutura 73,50 45 Investimentos em C T & I 74,00 46 Desigualdade social 74,50 47 Diversidade cultural brasileira 48 Taxa de investimento 77,50 49 Exportações brasileiras 78,50 50 Nível de emprego 81,50 De pendência

25 Rede de Conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia (2006)
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Rede de Conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia (2006) Estudo realizado por demanda e sob a supervisão do NAE-PR Coordenado e executado pelo CGEE Participação de instituições acadêmicas, governamentais e da iniciativa privada Exploração sustentável da biodiversidade Comissão de Orientação e Validação – Ministérios que compõem o Grupo permanente de trabalho interministerial - Amazônia Legal, coordenado pela CC.

26 Grupo permanente de trabalho interministerial Amazônia Legal
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Grupo permanente de trabalho interministerial Amazônia Legal Casa Civil da Presidência da República, que o coordenará; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério da Ciência e Tecnologia; Ministério da Defesa; Ministério do Desenvolvimento Agrário; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério da Integração Nacional; Ministério da Justiça; Ministério do Meio Ambiente; Ministério de Minas e Energia; Ministério do Trabalho e Emprego; Ministério dos Transportes; Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão; Ministério das Relações Exteriores.

27 Rede de Conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Rede de Conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia Objetivo estratégico Tornar o Brasil reconhecido como o país que detém o maior estoque de conhecimento sobre a biodiversidade da Amazônia. Finalidades Promover o desenvolvimento sustentável da região amazônica, proporcionando melhor qualidade de vida para as populações locais. Fortalecer a soberania nacional sobre a região amazônica brasileira.

28 Esperança e Ruptura Núcleo de Assuntos Estratégicos TEMAS ESTRATÉGICOS
Probabilidade 2015 Desejabilidade ponderada 1 Qualidade do ensino 31,44 1,90 2 Educação básica 47,04 1,89 3 Violência e criminalidade 29,98 1,87 4 Desigualdade social 30,61 1,83 5 Nível de emprego 40,28 1,81 6 Sistema Único de Saúde (SUS) 42,31 1,80 7 Investimentos em C T & I 43,74 1,79 8 Taxa de investimento 42,62 1,78 9 Infra-estrutura 47,00 10 Sistema judiciário 34,15 11 Estrutura tributária 42,32 1,76 12 Controle da inflação 61,82 13 Exportações brasileiras 59,64 1,75 14 Carga tributária 37,17 1,74 15 Despesas Correntes 37,25 1,73 16 Contas públicas 38,23 1,72 17 Biotecnologia 49,59 1,71 18 Biodiversidade 43,92 19 Agricultura e pecuária 55,73 1,70 20 Qualidade da vida urbana 31,03 1,69 Esperança e Ruptura

29 Conclusões Projeto Brasil 3 Tempos CONHECIMENTO Tecnologias sociais
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos Conclusões CONHECIMENTO Educação C T & I Tecnologias sociais

30 Conclusões Projeto Brasil 3 Tempos Qualidade do Ensino Educação Básica
Núcleo de Assuntos Estratégicos Núcleo de Assuntos Estratégicos Projeto Brasil 3 Tempos Conclusões Qualidade do Ensino Educação Básica Educação Superior Inclusão Digital Tecnologias de Informação e Comunicação Investimentos em Ciência, Tecnologia e Inovação Nanotecnologia Biotecnologia Biodiversidade Programas tecnológicos em áreas sensíveis

31 Núcleo de Assuntos Estratégicos
Projeto Brasil 3 Tempos Conclusões Assim, ao fazer do conhecimento o motor do nosso desenvolvimento, o foco deverá estar centrado no ser humano, considerado não apenas como instrumento gerador de riquezas, mas como objeto finalístico da própria razão de ser do Estado brasileiro.

32 Núcleo de Assuntos Estratégicos
Projeto Brasil 3 Tempos Conclusões O cidadão dotado de conhecimento será aquele incluído no mercado de trabalho e, por extensão, na sociedade brasileira, porque terá, internalizado para sempre, o principal instrumento que lhe permite competir – em um ambiente de verdadeira igualdade de oportunidades – com os representantes das demais nações inseridas no século XXI.

33 Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República
Exposição para XI Congresso Mundial de Saúde Pública VIII Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva 20 de fevereiro de 2006

34 Raul Sturari Secretário Executivo (61) 3424-9626
Presidência da República Núcleo de Assuntos Estratégicos Raul Sturari Secretário Executivo (61) (61)


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