A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Napoleão cruzando Saint-Bernard”.Jaques-Louis David

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Napoleão cruzando Saint-Bernard”.Jaques-Louis David"— Transcrição da apresentação:

1 “Napoleão cruzando Saint-Bernard”.Jaques-Louis David
História O Império Napoleônico “Napoleão cruzando Saint-Bernard”.Jaques-Louis David

2 1802 – Napoleão Bonaparte é nomeado cônsul único e vitalício
História O Império Napoleônico 1802 – Napoleão Bonaparte é nomeado cônsul único e vitalício Durante o período do consulado, ocorreu uma recuperação econômica, jurídica e administrativa na França. Napoleão realizou diversos feitos em áreas diferentes durante este período.

3 História O Império Napoleônico
CONSULADO - ECONOMIA Criou o Banco da França, em 1800, regulando-se a emissão de moedas, reduzindo-se a inflação. As tarifas impostas eram protecionistas (ou seja, com aumento de impostos para a importação de produtos estrangeiros); o resultado geral foi uma França com comércio e indústria fortalecidos, principalmente com os estímulos à produção e ao consumo interno.

4 História O Império Napoleônico
CONSULADO - RELIGIÃO Com o objetivo de usar a religião como instrumento de poder político, Napoleão assinou um acordo, a Concordata (1801), entre a Igreja Católica e o Estado. O acordo, sob aprovação do Papa Pio VII, dava direito ao governo francês de confiscar as propriedades da Igreja e, em troca, o governo teria de amparar o clero. Napoleão reconhecia o catolicismo como religião da maioria dos franceses, mas se arrogava o direito de escolher bispos, que mais tarde seriam aprovados pelo papa.

5 História O Império Napoleônico
CONSULADO - DIREITO Estabeleceu-se o Código Napoleônico, um Código Civil, em 1804, representando em grande parte interesses dos burgueses, como casamento civil (separado do religioso), respeito à propriedade privada, direito à liberdade individual e igualdade de todos ante a lei. Está em vigor até hoje, embora com consideráveis alterações legislativas posteriores. Napoleão também instituiu em 1809 um Código Penal, que vigorou até 1994, quando a Assembléia Nacional aprovou o novo Código. “Minha verdadeira glória não foi ter vencido quarenta batalhas; Waterloo apagará a lembrança de tantas vitórias; o que ninguém conseguirá apagar, aquilo que viverá eternamente, é o meu Código Civil." Napoleão Bonaparte - Memorial de Santa Helena Napoleão redigindo o código sob proteção divina

6 História O Império Napoleônico
CONSULADO - EDUCAÇÃO Reorganizou o ensino e a prioridade foi a formação do cidadão francês. Reconheceu-se a educação pública mo meio importante de formação das pessoas, principalmente nos aspectos do comportamento moral, político e social.

7 CONSULADO - ADMINISTRAÇÃO
História O Império Napoleônico CONSULADO - ADMINISTRAÇÃO Durante o Consulado, Napoleão indicava pessoas da sua confiança para cargos administrativos. Após uma década de conflitos gerais no país, com a Revolução Francesa, o povo francês tinha a esperança de uma estabilização do governo, mas os resultados obtidos neste período do governo de Napoleão agradaram à classe dominante francesa. Com o apoio desta, elevou-se Napoleão ao nível de cônsul vitalício em 1802, podendo indicar seu sucessor. Esta realização implicou na instituição de um regime monárquico.

8 História O Império Napoleônico
1804 – Napoleão Bonaparte é nomeado imperador da França, com o título de Napoleão I.

9 História O Império Napoleônico
NAPOLEÃO E AS RELAÇÕES INTERNACIONAIS INGLATERRA RÚSSIA ÁUSTRIA SUÉCIA FRANÇA 1805 BATALHA DE ULM FRANCESES DERROTAM OS AUSTRÍACOS BATALHA AUSTERLITZ FRANCESES DERROTAM AUSTRÍACOS E RUSSO BATALHA DE TRAFALGAR INGLESES DERROTAM FRANCESES X

10 História O Império Napoleônico 1806 Bonaparte recebeu o apoio de dezesseis príncipes alemães, criando assim a Confederação do Reno, que liqüidou o Sacro Império Romano - Germânico . Inglaterra, Prússia, Rússia e Suécia formaram a 4a Coligação Anti - Francesa . A Prússia foi derrotada na Batalha de Iena e Berlim foi ocupada . Pela Paz de Tilsit a Prússia foi desmembrada.

11 História O Império Napoleônico 1806 Napoleão Bonaparte decretou o BLOQUEIO CONTINENTAL, com o objetivo de enfraquecer economicamente a Inglaterra. Napoleão proibia que qualquer país comercializasse com as ilhas Britânicas.

12 História O Império Napoleônico 1807 Em 1807 os Russos foram derrotados, sendo estabelecida uma aliança Franco - Russo em prejuízo da Prússia e da Inglaterra : O leste europeu ficou sob o domínio russo e o oeste sob o controle francês ; Foram criados o Reino da Westfália, cedido para Jerônimo (irmão de Bonaparte), e o Grão - Ducado de Varsóvia ( antiga Polônia ) , que ficou sob o comando do rei da Saxônia . A Rússia uniu-se ao Bloqueio Continental decretado por Napoleão em 1806 contra a Inglaterra.

13 BLOQUEIO CONTINENTAL - 1806
História O Império Napoleônico BLOQUEIO CONTINENTAL

14 1807 História Tradicional aliado da Inglaterra, o governo português
O Império Napoleônico 1807 Tradicional aliado da Inglaterra, o governo português não aceitou o Bloqueio. Em represália, tropas francesas invadiram Portugal, obrigando a família real e a corte portuguesa a fugir para o Rio de Janeiro, onde foi estabelecida a nova capital do Império Português. Os franceses invadiram a Espanha e colocaram no poder José Bonaparte, irmão de Napoleão.

15 História O Império Napoleônico 1810 A Rússia que necessitava trocar o seu excesso de cereais por produtos industriais ingleses, rompeu o Bloqueio Continental e passou a comercializar com a Inglaterra. MOSCOU

16 O exército de Napoleão em Moscou.
História O Império Napoleônico 1812 O fato da Rússia desobedecer as ordens de Napoleão e comercializar com a Inglaterra, levou Napoleão a formar um exército de mais de 600 mil homens de várias nacionalidades para enfrentar os russos. O exército de Napoleão em Moscou.

17 As tropas de Napoleão retiram de Moscou, pintado por Adolph Northern
História O Império Napoleônico 1812 Moscou foi invadida, mas somente depois que os russos já tinham incendiado a cidade e destruído as plantações ao redor dela. Sem abrigo e sem comida, o exército de Napoleão foi obrigado a fugir. Nessa fuga, a maior parte do exército foi derrotada pelos russos. As tropas de Napoleão retiram de Moscou, pintado por Adolph Northern

18 História O Império Napoleônico 1814 Estimulados pelo fracasso de Napoleão na Rússia, os governos da Áustria, da Prússia, da Inglaterra e da Rússia formaram uma coligação contra a França. Em 1814, seus exércitos invadiram o território francês e ocuparam Paris. Destituído do poder, Napoleão foi enviado para a ilha de Elba, no Mediterrâneo. A monarquia francesa foi restaurada e Luís XVIII assumiu no trono.

19 História O Império Napoleônico 1815 Em março, Napoleão fugiu de Elba e deu início a seu retorno a Paris. No caminho as forças enviadas para prendê-lo passaram para o seu lado. Luís XVIII, que havia assumido o trono francês, fugiu para a Bélgica, deixando Paris à mercê de Napoleão.

20 Batalha de Waterloo William Sadler
História O Império Napoleônico O novo governo de Napoleão durou apenas cem dias. Em junho de 1815, foi definitivamente derrotado pelas forças coligadas na Batalha Waterloo, na Bélgica. Desterrado para Ilha de Santa Helena, no Oceano Atlântico, Napoleão Bonaparte morreu em 1821. Batalha de Waterloo William Sadler


Carregar ppt "“Napoleão cruzando Saint-Bernard”.Jaques-Louis David"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google