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Mercado de Aviação Brasileiro Momento Atual Material para uso interno.

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Apresentação em tema: "Mercado de Aviação Brasileiro Momento Atual Material para uso interno."— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Aviação Brasileiro Momento Atual Material para uso interno

2 Momento Atual da Indústria Nacional * O setor de aviação nacional – que hoje transporta mais passageiros do que ônibus – atravessa um momento desfavorável decorrente do enorme aumento dos custos de combustíveis, da recente desvalorização do real e do aumento nas das tarifas aeroportuárias. 1 O preço/litro do querosene de avião no Brasil (QAV) subiu cerca de 60% de 2009 a Esse custo no Brasil é 40% superior ao custo nos Estados Unidos e hoje representa cerca de 45% das despesas totais de uma companhia aérea. 2 As despesas com tarifas aeroportuárias cresceram 60% de 2009 a Embora a desoneração da folha de pagamentos tenha um impacto positivo estimado em cerca de R$100 milhões na GOL em 2013, o aumento das tarifas aeroportuárias impactará negativamente os custos operacionais em aproximadamente R$150 milhões no mesmo período. 3 Material para uso interno

3 Crescimento da Indústria Nacional Aérea nos últimos anos CAGR de 15% (4x o crescimento médio do PIB no período ) Fonte: ANAC (Yield Tarifa Aérea: indicador que avalia preço médio pago para voar um 1 KM) ajustado pela inflação do período (IBGE); Passageiros Transportados 2011: Dado estimado (Infraero) * Queda de 60% Ascensão da Classe Média contribui para a demanda no setor aéreo brasileiro crescer mais que o PIB. Material para uso interno

4 CAGR de 10% Crescimento da Demanda Doméstica (RPK) Crescimento da Demanda Doméstica Impulsionada a Partir de Fonte: ANAC; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Sistema de Contas Nacionais Referência 2000 (IBGE/SCN 2000 Anual) Efeito GOL CAGR de 15% (4x o crescimento médio do PIB no período )

5 Série Anual de Passageiro Pago Transportado em Rotas Domésticas (2002 a 2010)

6 Série Anual de Passageiro Pago Transportado em Rotas Domésticas e Internacionais (2002 a 2010)

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9 junho de 2009junho de 2012diferença trechomedia flightmedia blockmedia flightmedia blockdif flight/block GIGUDI01:05:2001:28:0001:18:4201:46:1600:13:2200:18:16 BPSGRU01:44:4801:58:5601:53:1402:11:0200:08:2600:12:06 GIGJPA02:31:3902:50:4302:37:1103:01:3600:05:3200:10:53 BSBCGR01:18:3101:38:3401:23:2201:48:5400:04:5100:10:21 CORPOA01:34:0901:51:3701:40:5402:01:3700:06:4500:10:00 GIGNAT02:39:1803:03:2002:45:4803:12:4200:06:1700:09:50 GIGSSA01:42:3002:06:1601:41:2202:07:2100:03:5700:09:16 GIGGYN01:27:1101:47:5401:32:0201:54:2700:04:4500:07:28 GIGBEL03:07:4103:29:0803:12:1003:36:0200:04:2900:06:54 MAOGIG03:52:1204:12:3603:56:1904:19:2400:04:0700:06:48 CGRVVI01:14:4001:35:2301:22:4801:41:5600:08:0800:06:33 SCLEZE01:31:3601:54:4301:35:1002:01:1000:03:3400:06:27 VVICGR01:24:0001:39:4901:27:4401:45:2600:03:4400:05:37 NATGIG02:55:5403:12:1003:00:4403:17:0000:04:4700:05:37 CWBLDB00:37:0000:52:5400:40:1600:57:5100:03:1100:04:15 CNFGYN01:01:0501:21:5501:08:3601:26:0900:07:3100:04:14 SSASDU01:56:2202:10:3301:59:4802:14:3200:03:2600:03:59 CWBGIG01:08:0001:31:2401:09:0301:31:4500:04:1400:03:59 PNZREC00:59:0001:13:3301:02:4901:17:0300:03:4700:03:57 MAOBEL01:45:2602:03:2001:48:2302:06:5300:03:2300:03:48 GRUREC02:39:2302:58:2302:45:4403:04:5200:03:2500:03:18 CGBCGR00:52:1601:07:4700:56:2601:11:2200:04:0000:03:16 GYNGIG01:22:5501:40:5001:27:1201:44:3900:03:3500:03:16 SDUSSA01:41:4902:00:0701:44:5102:03:1400:03:0200:03:07 CZSRBR00:56:5401:11:0601:01:1701:14:1200:04:2300:03:06 GIGAJU01:57:2502:18:0202:00:2402:20:4700:03:0000:02:45 GRUMCZ02:27:4602:49:5002:32:0102:50:3500:04:1100:01:52

10 Estudo de Restrição para Operações de B

11 Transporte aéreo superou o transporte de ônibus em viagens de longa distância... PASSAGEIROS TRANSPORTADOS (MM) Fontes: ANTT – Considerando viagens acima de 75Km (Reportagem da Folha de São Paulo); ANAC Material para uso interno

12 Preço do Combustível Aumento de 58,0% Fonte: Companhia Material para uso interno

13 27/01/ Exemplo de Precificação Platts USGulf NO TYPE OR IMAGES CAN TOUCH THE SKY Preço do Petroleo WTI Custo de trasporte até a refinaria Preço Final Platts USGulf Inclui: Custo do petróleo Custo de trasp. à refinaria Custo de refino Margem de lucro de refino

14 27/01/ Re-construção da Precificação Petrobrás NO TYPE OR IMAGES CAN TOUCH THE SKY Jet Preço Platts USGulf Custo Frete Houston S. Paulo Custo de nacionalização Porto e aduana Imposto AFRMM* AFRMM – Adicional de Frete para renovação da Marinha Mercante ** Somente para voos domésticos R$ 71,2 por m3 Custos de Armazenagem Porto Custo de SeguroMargem premium Pis Cofins** Preço Petrobrás +ICMS voos Nacionais Custos de Terminal e pipelines

15 27/01/ NO TYPE OR IMAGES CAN TOUCH THE SKY Preço em CAG / Km

16 PMP Combustível: Nacional vs Internacional *Convertido pela taxa de câmbio de R$2,03 Aeroportos Nacionais Preço (R$/LITRO) SÃO PAULO - GRU2,7060 RIO DE JANEIRO – GALEÃO2,2851 SÃO PAULO - CGH2,7102 BRASILIA2,9013 RIO DE JANEIRO - SD.2,3177 BELO HORIZONTE - CNF2,3671 SALVADOR2,5467 RECIFE2,7441 CURITIBA2,2317 FORTALEZA2,7276 PORTO ALEGRE2,4930 BELEM2,5561 MANAUS2,9084 FLORIANOPOLIS2,5267 NATAL2,4762 PMP Nacional em Out/20122, % da operação nacional ~40% Para voos domésticos no Brasil a alíquota de imposto varia de estado para estado, na média pondera chega próximo de 20% (cerca de 9% nos Estados Unidos). O Preço do QAV nos Estados Unidos para abastecimento no mercado local atinge cerca de R$1,75* ou US$ 0,82, excluindo a alíquota de imposto média de 9% no país. Considerando essa alíquota, no caso da GOL, o QAV registraria um preço médio de cerca R$1,90* ou US$ 0,95. Fonte: Companhia Material para uso interno

17 Tarifas Aeroportuárias Fonte: Companhia Crescimento de 60% Crescimento de 35% 9M119M12VAR (%) Custo com Tarifa de Pouso e Auxílio Nav ,1% Pousos ,2% Material para uso interno

18 Aproximadamente R$55 do custo de uma passagem é impactada por moeda estrangeira (USD). Taxa de Câmbio Média Fonte: Banco Central e Companhia +15,0% Material para uso interno

19 Tarifas Aeroportuárias, Combustível e Pessoal % do custo total da GOL Material para uso interno

20 Resultado Operacional (EBIT) (R$ em milhões) Lucro Operacional Material para uso interno

21 Participação no Mercado Doméstico Fonte: ANAC Material para uso interno

22 Considerações Finais

23 A GOL tem papel relevante na popularização do setor aéreo nacional nos últimos anos e permanece focada em explorar o potencial do mercado aéreo nacional, que ainda é extremamente sub-penetrado, quando comparado a economia de países, de no mínimo, mesmo porte econômico. A GOL, uma empresa aérea de bandeira 100% nacional, também tem papel estratégico na economia brasileira no sentido de alimentar uma grande cadeia de distribuição (empregos, fornecedores e serviços indiretos) que envolve todo o setor aéreo, que de acordo com os estudo da Oxford Economics, emprega cerca de 684 mil pessoas no Brasil e contribui em cerca de R$32 bilhões por ano no PIB nacional. Material para uso interno

24 Paulo Kakinoff Diretor Presidente, CEO


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