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Mercado de Aviação Brasileiro

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Apresentação em tema: "Mercado de Aviação Brasileiro"— Transcrição da apresentação:

1 Mercado de Aviação Brasileiro
Momento Atual Material para uso interno

2 Momento Atual da Indústria Nacional
O setor de aviação nacional – que hoje transporta mais passageiros do que ônibus – atravessa um momento desfavorável decorrente do enorme aumento dos custos de combustíveis, da recente  desvalorização do real e do aumento nas das tarifas aeroportuárias. 1 2 O preço/litro do querosene de avião no Brasil (QAV) subiu cerca de 60% de 2009 a Esse custo no Brasil é 40% superior ao custo nos Estados Unidos e hoje representa cerca de 45% das despesas totais de uma companhia aérea. As despesas com tarifas aeroportuárias cresceram 60% de 2009 a Embora a desoneração da folha de pagamentos tenha um impacto positivo estimado em cerca de R$100 milhões na GOL em 2013, o aumento das tarifas aeroportuárias impactará negativamente os custos operacionais em aproximadamente R$150 milhões no mesmo período. 3 Material para uso interno *

3 Crescimento da Indústria Nacional Aérea nos últimos anos
Queda de 60% CAGR de 15% (4x o crescimento médio do PIB no período ) Ascensão da Classe Média contribui para a demanda no setor aéreo brasileiro crescer mais que o PIB. Fonte: ANAC (Yield Tarifa Aérea: indicador que avalia preço médio pago para voar um 1 KM) ajustado pela inflação do período (IBGE); Passageiros Transportados 2011: Dado estimado (Infraero) Material para uso interno *

4 Crescimento da Demanda Doméstica (RPK)
“Efeito GOL” (4x o crescimento médio do PIB no período ) CAGR de 15% CAGR de 10% Crescimento da Demanda Doméstica Impulsionada a Partir de 2002. Fonte: ANAC; Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Sistema de Contas Nacionais Referência 2000 (IBGE/SCN 2000 Anual)

5 Série Anual de Passageiro Pago Transportado em Rotas Domésticas (2002 a 2010)

6 Série Anual de Passageiro Pago Transportado em Rotas Domésticas e Internacionais (2002 a 2010)

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9 junho de 2009 junho de 2012 diferença trecho media flight media block dif flight/block GIGUDI 01:05:20 01:28:00 01:18:42 01:46:16 00:13:22 00:18:16 BPSGRU 01:44:48 01:58:56 01:53:14 02:11:02 00:08:26 00:12:06 GIGJPA 02:31:39 02:50:43 02:37:11 03:01:36 00:05:32 00:10:53 BSBCGR 01:18:31 01:38:34 01:23:22 01:48:54 00:04:51 00:10:21 CORPOA 01:34:09 01:51:37 01:40:54 02:01:37 00:06:45 00:10:00 GIGNAT 02:39:18 03:03:20 02:45:48 03:12:42 00:06:17 00:09:50 GIGSSA 01:42:30 02:06:16 01:41:22 02:07:21 00:03:57 00:09:16 GIGGYN 01:27:11 01:47:54 01:32:02 01:54:27 00:04:45 00:07:28 GIGBEL 03:07:41 03:29:08 03:12:10 03:36:02 00:04:29 00:06:54 MAOGIG 03:52:12 04:12:36 03:56:19 04:19:24 00:04:07 00:06:48 CGRVVI 01:14:40 01:35:23 01:22:48 01:41:56 00:08:08 00:06:33 SCLEZE 01:31:36 01:54:43 01:35:10 02:01:10 00:03:34 00:06:27 VVICGR 01:24:00 01:39:49 01:27:44 01:45:26 00:03:44 00:05:37 NATGIG 02:55:54 03:00:44 03:17:00 00:04:47 CWBLDB 00:37:00 00:52:54 00:40:16 00:57:51 00:03:11 00:04:15 CNFGYN 01:01:05 01:21:55 01:08:36 01:26:09 00:07:31 00:04:14 SSASDU 01:56:22 02:10:33 01:59:48 02:14:32 00:03:26 00:03:59 CWBGIG 01:08:00 01:31:24 01:09:03 01:31:45 PNZREC 00:59:00 01:13:33 01:02:49 01:17:03 00:03:47 MAOBEL 02:03:20 01:48:23 02:06:53 00:03:23 00:03:48 GRUREC 02:39:23 02:58:23 02:45:44 03:04:52 00:03:25 00:03:18 CGBCGR 00:52:16 01:07:47 00:56:26 01:11:22 00:04:00 00:03:16 GYNGIG 01:22:55 01:40:50 01:27:12 01:44:39 00:03:35 SDUSSA 01:41:49 02:00:07 01:44:51 02:03:14 00:03:02 00:03:07 CZSRBR 00:56:54 01:11:06 01:01:17 01:14:12 00:04:23 00:03:06 GIGAJU 01:57:25 02:18:02 02:00:24 02:20:47 00:03:00 00:02:45 GRUMCZ 02:27:46 02:49:50 02:32:01 02:50:35 00:04:11 00:01:52

10 Estudo de Restrição para Operações de
B

11 Transporte aéreo superou o transporte de ônibus em viagens de longa distância ...
PASSAGEIROS TRANSPORTADOS (MM) Material para uso interno Fontes: ANTT – Considerando viagens acima de 75Km (Reportagem da Folha de São Paulo); ANAC

12 Preço do Combustível Aumento de 58,0% Material para uso interno
Fonte: Companhia

13 Exemplo de Precificação Platts USGulf
NO TYPE OR IMAGES CAN TOUCH THE SKY Exemplo de Precificação Platts USGulf Custo de trasporte até a refinaria Preço Final Platts USGulf Inclui: Custo do petróleo Custo de trasp. à refinaria Custo de refino Margem de lucro de refino Preço do Petroleo WTI 25/03/2017

14 Re-construção da Precificação Petrobrás
NO TYPE OR IMAGES CAN TOUCH THE SKY Re-construção da Precificação Petrobrás Custos de Armazenagem Porto Custo Frete Houston S. Paulo Imposto AFRMM* Jet Preço Platts USGulf Custo de nacionalização Porto e aduana Custos de Terminal e pipelines Pis Cofins** Preço Petrobrás +ICMS voos Nacionais Margem premium Custo de Seguro AFRMM – Adicional de Frete para renovação da Marinha Mercante ** Somente para voos domésticos R$ 71,2 por m3 25/03/2017

15 Preço em CAG / Km NO TYPE OR IMAGES CAN TOUCH THE SKY 25/03/2017
0.0665 0.0453 0.0440 0.0439 0.0418 0.0355 0.0333 0.0270 0.0234 0.0233 0.0183 0.0157 0.0154 0.0149 0.0147 0.0145 0.0081 0.0080 0.0043 0.0005 0.0000 0.0100 0.0200 0.0300 0.0400 0.0500 0.0600 0.0700 25/03/2017

16 PMP Combustível: Nacional vs Internacional
Para voos domésticos no Brasil a alíquota de imposto varia de estado para estado, na média pondera chega próximo de 20% (cerca de 9% nos Estados Unidos). Aeroportos Nacionais Preço (R$/LITRO) SÃO PAULO - GRU 2,7060 RIO DE JANEIRO – GALEÃO 2,2851 SÃO PAULO - CGH 2,7102 BRASILIA 2,9013 RIO DE JANEIRO - SD. 2,3177 BELO HORIZONTE - CNF 2,3671 SALVADOR 2,5467 RECIFE 2,7441 CURITIBA 2,2317 FORTALEZA 2,7276 PORTO ALEGRE 2,4930 BELEM 2,5561 MANAUS 2,9084 FLORIANOPOLIS 2,5267 NATAL 2,4762 PMP Nacional em Out/2012 2,5976 O Preço do QAV nos Estados Unidos para abastecimento no mercado local atinge cerca de R$1,75* ou US$ 0,82, excluindo a alíquota de imposto média de 9% no país. Considerando essa alíquota, no caso da GOL, o QAV registraria um preço médio de cerca R$1,90* ou US$ 0,95. 80% da operação nacional ~40% *Convertido pela taxa de câmbio de R$2,03 Material para uso interno Fonte: Companhia

17 Tarifas Aeroportuárias
9M11 9M12 VAR (%) Custo com Tarifa de Pouso e Auxílio Nav. 50,1% Pousos 16,2% Crescimento de 60% Crescimento de 35% Material para uso interno Fonte: Companhia

18 Taxa de Câmbio Média +15,0% Material para uso interno Fonte: Banco Central e Companhia Aproximadamente R$55 do custo de uma passagem é impactada por moeda estrangeira (USD).

19 Tarifas Aeroportuárias, Combustível e Pessoal
% do custo total da GOL Material para uso interno

20 Resultado Operacional (EBIT)
(R$ em milhões) Lucro Operacional Material para uso interno

21 Participação no Mercado Doméstico
Material para uso interno Fonte: ANAC

22 Considerações Finais

23 Considerações Finais A GOL tem papel relevante na popularização do setor aéreo nacional nos últimos anos e permanece focada em explorar o potencial do mercado aéreo nacional, que ainda é extremamente sub-penetrado, quando comparado a economia de países, de no mínimo, mesmo porte econômico. A GOL, uma empresa aérea de bandeira 100% nacional, também tem papel estratégico na economia brasileira no sentido de alimentar uma grande cadeia de distribuição (empregos, fornecedores e serviços indiretos) que envolve todo o setor aéreo, que de acordo com os estudo da Oxford Economics, emprega cerca de 684 mil pessoas no Brasil e contribui em cerca de R$32 bilhões por ano no PIB nacional. Material para uso interno

24 Paulo Kakinoff Diretor Presidente, CEO


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