A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Retaguarda - Curva do ABC

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Retaguarda - Curva do ABC"— Transcrição da apresentação:

1 Retaguarda - Curva do ABC

2 Objetivo A Curva ABC classifica os produtos mais vendidos da empresa em valores e quantidades. Para a definição das classes A, B e C, adotando-se o critério de que A = 20%; B = 30% e C = 50% dos itens e, como no exemplo a seguir serão 10 itens, 20% deles são os dois primeiros itens, 30% os três itens seguintes e 50% os cinco últimos itens, resultando, assim, os seguintes valores: Classe A (2 primeiros itens) = 62,44% Classe B (3 itens seguintes) = (83,85% - 62,44%) = 21,41% Classe C (5 itens restantes) = (100% - 83,85%) = 16,15% Obs: Se tivéssemos, por exemplo, 73 itens ao invés de 10, para A = 20%, seriam os 15 primeiros itens; B = 30%, seriam os 22 itens seguintes; e C = 50%, os 36 restantes.

3 Curva ABC No módulo Retaguarda, clique no menu Análise, selecione Vendas e clique para abrir a tela Curva ABC.

4 Montar Curva ABC 1. Selecione o tipo de Curva ABC que deseja gerar:
Produtos: monta a curva ABC de acordo com os produtos vendidos no período; Clientes: gera a curva ABC listando os clientes que compraram no estabelecimento no período ou Grupo: gera a curva ABC de acordo com os grupos de produto cadastrados no sistema.

5 Montar Curva ABC 2. Informe a Data Inicial e a Data Final que formarão o período das vendas a ser pesquisadas.

6 Montar Curva ABC 3. Selecione o Tipo de Curva ABC que deseja gerar, se ela será organizada por Valor vendido ou por Quantidade vendida.

7 Montar Curva ABC 4. Informe as porcentagens A, B e C. A partir destes valores serão definidos quantos produtos ficarão em cada letra. Por padrão o sistema informará A:10%, B: 30% e C: 50%

8 Montar Curva ABC Ao clicar sobre a opção A, o sistema exibirá as informações sobre os produtos pertencentes a esta classe e mostrará a frente da opção a porcentagem de valor vendido ou quantidade vendida de produtos desta classe.

9 Montar Curva ABC Ao clicar sobre a opção B, o sistema exibirá as informações sobre os produtos pertencentes a esta classe e mostrará a frente da opção a porcentagem de valor vendido ou quantidade vendida de produtos desta classe.

10 Montar Curva ABC Ao clicar sobre a opção C, o sistema exibirá as informações sobre os produtos pertencentes a esta classe e mostrará a frente da opção a porcentagem de valor vendido ou quantidade vendida de produtos desta classe.

11 Montar Curva ABC Clique em Gerar.

12 Exercícios: Antes de iniciar o exercício, abra a tela de venda no PDV e realize 3 vendas de produtos diferenciados (utilize no mínimo 5 produtos diferentes), informe um cliente diferente em cada venda (para informar o cliente pressione F12 na tela de finalização da venda). 1. Monte a curva do ABC dos produtos vendidos utilizando as porcentagens : A : 20% B : 30% C : 50% 2. Monte a curva do ABC de Clientes utilizando as porcentagens :

13 Retaguarda - Curva do ABC
JN Moura Informática


Carregar ppt "Retaguarda - Curva do ABC"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google