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Curso de Pedagogia;Gestão e Tecnologia Educacional

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Apresentação em tema: "Curso de Pedagogia;Gestão e Tecnologia Educacional"— Transcrição da apresentação:

1 Curso de Pedagogia;Gestão e Tecnologia Educacional
UNIMINAS Curso de Pedagogia;Gestão e Tecnologia Educacional Diário de Bordo de Fabíula Borges Ferreira Soares

2 INTRODUÇÃO VIVÊNCIA MOMENTO SIGNIFICATIVO MUSICA MARCANTE
CONSIDERAÇÕES FINAIS

3 Voltar

4 VIVÊNCIAS VIVÊNCIA DA PAISAGEM VIVÊNCIA SOBRE PRECONCEITOS
VIVÊNCIA DO ZEPELIM VIVÊNCIA DA PAISAGEM VIVÊNCIA SOBRE PRECONCEITOS VIVÊNCIA DA CONFIANÇA INTERPESSOAL VIVÊNCIA SOBRE INTERAÇÃO VIVÊNCIA SOBRE CONFLITOS ENTRE GRUPOS VOLTAR

5 VIVÊNCIA SOBRE A INTERAÇÃO
DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES PESSOAIS VOLTAR

6 INTERAÇÃO DESCRIÇÃO Esta vivência se destina a grupos que já convivam juntos para uma maior integração de seus membros. Esta tem por objetivo promover momento de interação entre as pessoas do grupo, incentivando-as à reflexão da importância de um trabalho em equipe e de sua função como membro deste grupo. Para sua realização serão utilizados os seguintes materiais: Folha sulfite, giz de cera, aparelho de som e CD, caixa de presentes, bolo e barbante. VOLTAR

7 INTERAÇÃO METODOLOGIA Num primeiro momento foi realizada uma dinâmica onde será entregue a todos do grupo uma folha sulfite onde cada participante desenhará uma sobrancelha e passa para a pessoa da esquerda para que esta continue a desenhar um rosto. A vivência se iniciou com uma proposta de uma maior interação entre os participantes e proporciona observar-se a capacidade de improviso e socialização, dinamismo, paciência e liderança dos integrantes do grupo. Faz-se um círculo de mãos dadas com todos os participantes da dinâmica. CONTINUAÇÃO

8 INTERAÇÃO CONTINUAÇÃO 1 DA METODOLOGIA O Coordenador deve pedir que cada um grave exatamente a pessoa em que vai dar a mão direita e a mão esquerda. Em seguida pede que todos larguem as mãos e caminhem aleatoriamente, passando uns pelos outros olhando nos olhos (para que se despreocupem com a posição original em que se encontravam). CONTINUAR

9 INTERAÇÃO CONTINUAÇÃO 2 DA METODOLOGIA Ao sinal, o Coordenador pede que todos se abracem no centro do círculo" bem apertadinhos". Então, pede que todos se mantenham nesta posição como estátuas, e em seguida dêem as mãos para as respectivas pessoas que estavam de mãos dadas anteriormente (sem sair do lugar). Então pedem para que todos, juntos, tentem abrir a roda, de maneira que valha como regras: Pular, passar por baixo, girar e saltar. O efeito é que todos, juntos, vão tentar fazer o melhor para que esta roda fique totalmente aberta. Ao final, pode ser que alguém fique de costas, o que não é uma contra-regra. O Coordenador parabeniza a todos se conseguirem abrir a roda totalmente! VOLTAR

10 CONSIDERAÇÕES PESSOAIS
INTERAÇÃO CONSIDERAÇÕES PESSOAIS A CONVIVÊNCIA ENTRE PESSOAS DIFERENTES É MUITOIMPORTANTE PARA SE TRABALHAR EM GRUPO.A VIVÊNCIA NOS PERMITIU COMPARTILHAR COM NOSSOS COLEGAS SENTIMENTOS E EMOÇÕES INTERNAS ASSIM COMO DESEJOS E COMO CARACTERIZAMOS POSITIVAMENTE UM E O OUTRO. AS ATIVIDADES PROPOSTAS PELO GRUPO FORAM SIGNIFICATIVAS E DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA REFORÇAR A UNIÃO ENTRE AS PESSOAS.CADA INDIVÍDUO FOI CAPAZ DE IDENTIFICAR DENTRE OS OUTROS CARACTERISCAS POSITIVAS E RESPEITAVEIS . VOLTAR

11 VIVÊNCIA DE CONFLITOS NO GRUPO
METODOLOGIA DESCRIÇÃO CONSIDERAÇÕES PESSOASI VOLTAR

12 CONFLITOS NO GRUPO DESCRIÇÃO Antes de iniciar os procedimentos, o facilitador deve comentar que a vivência a ser realizada é a decoração de todas as atividades realizadas, por isso é preciso um envolvimento de todos os participantes da sala para a realização da atividade. Previamente escolher os participantes, que irão “minar” o projeto do seu grupo. As pessoas escolhidas NÃO PODEM, de forma alguma ser vistas conversando com o facilitador e NÃO PODEM, uma saber das outras – sua missão será impedir da forma mais sutil a criatividade possível,que o grupo construa alguma coisa. Seja lá o que for sendo construído pelo grupo a ordem é DESTRUIR. O ideal é ter dois sabotadores por cada grupo. VOLTAR

13 CONFLITOS NO GRUPO METODOLOGIA Distribuir os participantes em grupos de modo que as pessoas escolhidas para minar os projetos estejam espalhadas em todos os grupos. Colocar á disposição todo material existentes os próprios grupos pegarão o que precisam. Vocês vão construir esse material, conforme a criatividade e a competência de vocês, algo que represente ou caracterize tudo o que foi vivenciado e aprendido até aqui. CONTINUAR

14 CONFLITOS NO GRUPO CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA 1 Conceder um tempo de vinte minutos. Ficar observando a performance dos grupos,provavelmente,após de uns dez minutos os problemas já aparecerão. Ser rigoroso em relação ao tempo,ficar sempre lembrando quanto tempo falta para o terminar. Os membros dos grupos começaram a perceber que algo esta errado,e muitas reações podem ser desencadeadas. Desde imobilizar a pessoa que esta prejudicando,até a querer colocar esta pessoa para fora do grupo. É necessário que o facilitador finja não saber o que esta ocorrendo e tenha segurança para agüentar o que acontece nos grupos CONTINUAÇÃO

15 CONFLITOS NO GRUPO CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA 2 Os sabotadores devem se manter firmes, e em nenhum momento,fazer saber que tudo foi combinado(se for o caso,sutilmente sinalizar para que eles sejam criativos e artistas). Decorridos os vinte minutos,faz-se a apresentação dos trabalhos – nenhum deles deverá,diante do que aconteceu, sair perfeito,alguns estarão rasgados,amassados, etc. O facilitador, ainda fingindo não saber de nada, perguntará em tom decepcionado “o que aconteceu?”. Depois da apresentação e de muita acusação,faz-se a revelação dos sabotadores. Concluir com a reflexão de que é necessário a cooperação de todos. Basta uma pessoa não querer para que o trabalho todo do grupo seja prejudicado. VOLTAR

16 CONFLITOS NO GRUPO CONSIDERAÇÕES PESSOAIS Essa vivência me deixou muito nervosa pois a Paula Marion foi inserida em nosso grupo para não concordar com tudo que faziamos.Cheguei a dizer para ela que ela provavelmente havia sido inserida em nosso grupo para sabotar mas ela fez de contas que eu não havia dito nada e continuou a atrapalhar tudo.Foi muito desgastante mas muito significativo para que possamos aprender a lidar com esse tipo de situação em nosso futuro como gestores VOLTAR

17 VIVÊNCIA DO ZEPELIM DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES PESSOAIS
VOLTAR

18 Número de participantes: 20 a 28 pessoas
ZEPELIM DESCRIÇÃO Objetivo Exercitar o poder de negociação, persuasão, consenso e equilíbrio emocional. Número de participantes: 20 a 28 pessoas Material utilizado: aparelho de som, canetas, papel. Duração: +/- 1 hora. VOLTAR

19 ZEPELIM METODOLOGIA 1º. Momento Aquecimento Distribuir aleatoriamente os participantes formando grupos, evitar as famosas panelinhas. Estimular os mais lentos a entrar no ritmo da dinâmica. Andar de braços dados pela sala como se passeassem por uma praça.Formar grupos de: dois, três, quatro e cinco. CONTINUAR

20 ZEPELIM CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA 1 2º. Momento Distribuir uma cópia de texto para cada grupo, relatando uma situação problema na qual deveria posicionar frente à capacidade de argumentação e persuadir o outro a pular do balão “Zepelim” que estava perdendo altura e iria chocar com um edifício logo à frente. Ele levava em seu interior cinco tripulantes quando caberiam apenas três. Os passageiros teriam convencer dois a pularem ou então todos iriam morrer CONTINUAR CONTINUAÇÃO

21 3º. Momento Socialização
ZEPELIM CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA 2 3º. Momento Socialização Depois discutir sobre o assunto em questão, todos os grupos reunir para expor as suas conclusões. 4º. Momento Processamento possibilitar os participantes analisar qual seu poder de persuasão e como tomar decisão em momento de crise. Flexibilidade e controle numa situação de vida ou morte, Focar o trabalho em grupo.Vencer conflitos, melhor argumentação . VOLTAR

22 ZEPELIM CONSIDERAÇÕES PESSOASI A vivência foi interessante porem muito forte que causou algumas discussões entre as pessoas de cada grupo.No grupo em que eu fui inserida foram estipulados alguns critério para a escolha de quem iria pular do balão; Primeiro disseram que as pessoas mais velhas deveriam pular,naquele grupo eu era a mais velha e não gostei. Depois o grupo disse que quem era casada ja havia realizado um sonho e poderia se sacrificar,novamaente eu era a escolhida. Não gostei das escolhas pois inicialmente eu queria fazer um sorteio em os membros do grupo e os mais jovens e solteiros se achavam melhores que eu e por isso tinham o direito de continuar a viver. CONTINUA.CÃO

23 ZEPELIM CONTINUAÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS Com essa vivência percebi que são poucas as pessoas que se preocupam Com os outros e tentam decidir as coisas de uma forma que nenhum seja prejudicado por alguma caracteristica pessoal que possua. São poucas as pessoas que se preocupam umas com as outras e a maioria utiliza as diferenças para obter vantagens em cima dos outros. VOLTAR

24 VIVÊNCIA DA CONFIANÇA INTERPESSOAL
DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES PESSOAIS VOLTAR

25 VIVÊNCIA DA CONFIANÇA INTERPESSOAL
DESCRIÇÃO Esta vivência tem como finalidade fazer uma reflexão sobre as coisas que não conseguiu realizar e projetar a confiança noutra pessoa para a realização futura daquilo que gostaria, mas não tem tempo para fazer. Desta forma esta se destina a grupos que trabalham juntos ou já convivem. É importante que todos estejam juntos e ouçam o que cada pessoa tem a dizer. O material utilizado para sua realização é somente duas velas – uma minúscula, bem pequena e outra grande. VOLTAR

26 CONFIANÇA INTERPESSOAL
METODOLOGIA Para o inicio desta vivência o facilitador deverá ter a mão, um toco de vela visível bem pequeno,já quase no fim. A vela grande deverá estar guardada,sem que o grupo veja. A) Orientar para que o grupo fique posicionado em circulo,assentado em cadeiras ou de pé. B) Acender o toco de vela e colocar para o grupo as instruções. c) “Esta vela que esta se acabando é você. Ela representa o final das nossas atividades aqui. Muitas coisas poderiam ter sido ditas, mas não foram, nem foram realizadas. Você esta no seu instante final e esta é uma oportunidade única – é sua despedida. O que gostaria de dizer ou a quem gostaria de se dirigir?” D) Iniciar por um voluntário, que passará o toco de vela para o vizinho da direita, que se coloca e passa a próxima pessoa e, assim sucessivamente até ter-se completado a roda. CONTINUAR

27 CONFIANÇA INTERPESSOAL
CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA E) Acender a vela nova e grande. Recomeçar com o mesmo voluntário do inicio e dizer o seguinte: F) “ Esta vela é você em um novo começo, representando o que você não fez até hoje, mas gostaria de fazer. Que pessoa você escolheria para depositar toda a sua confiança e dar continuidade ao que você não pode realizar? Dirija –se até ela e passe a vela.” G) Deixar os participantes livres para se dirigirem a quem quiserem. H) Várias pessoas poderão receber a vela e algumas poderão não ser escolhidas - na vida é assim... Ao final abrir para depoimentos adicionais – sentimentos, emoções, recados extras, e outros VOLTAR

28 CONFIANÇA INTERPESSOAL
CONSIDERAÇÕES PESSOASIS A vivência proposta permitiu que a turma expressasse um pouco de seus sentimentos em relação a união da turma e como um é importante na vida do outro.Foi enfatizada que juntos VOLTAR

29 VIVÊNCIA DA PAISAGEM DISCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES PESSOAIS
VOLTAR

30 Nº. de participantes =de 15 a 30 pessoas
VIVÊNCIA DA PAISAGEM DESCRIÇÃO Nº. de participantes =de 15 a 30 pessoas Objetivos; Sondagem, diagnóstico para conhecimento do grupo. Como o grupo esta chegando. Retrato do grupo. Recursos materiais=Papel sulfite, giz de cera, lápis de cor, canetinha hidrocor, tinta guache e pinceis 1 m e meio de papel pardo. CD; Sons da natureza e aparelho de som. VOLTAR

31 VIVÊNCIA DA PAISAGEM METODOLOGIA 1ºMomento
Aquecimento; Ao som da música fechar os olhos e entrar no imaginário, visualize uma paisagem da natureza, um lugar onde você gostaria de estar agora, veja bem este lugar, o que ele tem (pausa) tem água?Como ele está?Tem mato?Plantas?Flores?Relva?Cachoeira?É no campo?É numa praia?Numa região montanhosa?O que mais você esta visualizando nesta paisagem?(pausa)T em animais?Construções?Esta um dia de sol?Chuvoso?Quente ou frio?(pausa). 2ºMomento= (música de fundo) Distribuir uma folha sulfite para cada um e pedir que represente na folha a imagem que visualizaram com todos os detalhes e elementos da natureza que perceberam, podem utilizar o giz de cera, lápis de cor, canetinhas. (tempo). CONTINUAR CONTINUAR

32 CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA
VIVÊNCIA DA PAISAGEM CONTINUAÇÃO DA METODOLOGIA Após terminarem pedir que observem os elementos da natureza que estão presentes na sua paisagem e selecionar um que você mais se identifica com as suas características. Vire a folha e escreva que características aquele elemento e que você tem em comum. 3ºMomento=(música de fundo) Colocar no centro da sala o papel pardo e dizer esse é o nosso grupo nele vamos construir a imagem da paisagem do grupo aonde cada um irá se fazer presente nesta paisagem através do elemento que escolheu e que se identificou procurando estabelecer relação com os demais elementos buscando integrar. Obs.Não importa repetir o elemento lembre-se que temos diferentes arvore, tipos de água, de montanhas, etc. Cada qual com suas próprias características. Aí está a beleza da natureza na diversidade (tempo) Usar giz de cera, canetinhas, lápis de cor CONTINUAR

33 e as tintas busquem preencher todos os espaços. 4ºMomento=(sem música)
VIVÊNCIA DA PAISAGEM CONTINUAÇÃO 2 DA METODOLOGIA e as tintas busquem preencher todos os espaços. 4ºMomento=(sem música) SOCIALIZAÇÃO - Conversar com o grupo O que vocês sentem ao olhar para essa imagem? O que vocês percebem nessa representação? O que vocês imaginam que possa estar acontecendo neste grupo? O que vocês pensam que pode ser feito ou precisa ser feito neste ou por este grupo? (Visão Junguiana) CONTINUAR

34 VIVÊNCIA DA PAISAGEM 5º Momento
FINALIZAÇÃO DA METODOLOGIA 5º Momento PROCESSAMENTO - estabelecer relação de vivência com a teoria-PEDAGOGIA ORGANIZACIONAL. E com as visões em que se basearam a dinâmica. 6º Momento Fechamento Convidar a todos para fazerem um circulo em volta da imagem do grupo acender uma vela e dizer que cada um que receber a vela deverá dizer qual é o elemento da natureza que se identificou e dizer quais são as características positivas e negativas deste elemento que gostaria de queimar e assim ao dizer escolha um colega e passe a vela até que todos recebam a vela e a mesma voltar a quem iniciou no caso o coordenador para fechar com uma mensagem construtiva para o grupo. VOLTAR

35 VIVÊNCIA DA PAISAGEM A vivência proposta pela professora foi
CONSIDERAÇÕES PESSOAIS A vivência proposta pela professora foi significativa e de grande importância para o entrosamento do grupo que está um pouco desunido. A professora soube coordenar as atividades indicadas a fim de alcançar o objetivo inicial. Nesta vivência tive a oportunidade de relembrar um desenho que eu havia feito quando tinha 14 anos (estava na oitava série)ele era um pouco parecido com o que eu fiz naquela CONTINUAR

36 VIVÊNCIA DA PAISAGEM CONTINUAÇÃO 1 DAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS
.O desenho por mim feito há quase 10 anos atrás foi marcante pois eu fui escolhida por ter feito o melhor desenho para fazer um ampliado que seria um mural para ficar na frente da escola mas,iríamos começar a montar o painel depois das férias de julho porem naquele mesmo mês eu mudei para Caldas Novas com os meus pais e o projeto não foi concluído,fiquei triste na ocasião mas acho que superei. CONTINUAR

37 Voltando à vivência gostaria de me expressar de
VIVÊNCIA DA PAISAGEM CONTINUAÇÃO 2 DAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS Voltando à vivência gostaria de me expressar de uma forma clara e sincera. Escolhi o elemento água por se transparente e tentar vencer obstáculos que aparecem em seu caminho, no entanto eu e a água temos um ponto negativo que em mim precisa ser revisto. Ambas tendem a se “vingar” do ser humano se lhes causam algum mau ou algum transtorno.. CONTINUAR

38 CONTINUAÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS
VOLTAR VIVÊNCIA DA PAISAGEM CONTINUAÇÃO DAS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS Costumo guardar mágoas e raramente esqueço o que alguém fez para me prejudicar.A participação de todos nessa dinâmica tornou-se um pouco conflituoso pois algumas pessoas não aceitavam que outras expressassem seus sentimentos no desenho de formas diferentes do contexto,queriam que tudo fosse um desenho padronizado e assim se esqueceram que existem diferenças que devem ser respeitadas. VOLTAR

39 VIVÊNCIA SOBRE PRECONCEITOS
DESCRIÇÃO METODOLOGIA CONSIDERAÇÕES PESSOASI VOLTAR

40 PRECONCEITOS DESCRIÇÃO AQUECIMENTO Objetivo: Distrair os participantes em subgrupos, de modo de possibilitar a participação mais heterogenia possível, evitando assim as panelinhas. Duração: dez minutos Material: CD com musica alegre Procedimento: Primeiramente irá formar duplas estas vão dançar , parando a música pede-se que forme trios e assim sucessivamente até formar dois grupos . OBJETIVOS Possibilitar ao grupo experimentar sentimentos de rejeição e auto-crítica, bem como exercitar argumentação e negociação. DURAÇÃO Aproximadamente 40 minutos CONTINUAR

41 PRECONCEITOS CONTINUAÇÃO DESCRIÇÃO A QUEM SE DESTINA Qualquer grupo, preferencialmente formado por pessoas que trabalhem ou já conviva. Aproximadamente 20 pessoas. MATERIAL Frases, palavras ou expressões confeccionadas em tiras de cartolina, de modo que se fixem nas cabeças dos participantes. VOLTAR

42 PRECONCEITO METODOLOGIA PROCEDIMENTOS Dividir a sala em dois grupos.
Colocar na cabeça dos membros um rótulo, de modo que o “dono” do rótulo não saiba o que esta escrito no seu rotulo. Orientar que as pessoas façam apresentação uns para os outros sobre seus rótulos, com gestos e conversas entre si. Ao final, proceder aos comentários, explicações e revelações. CONTINUAR

43 PRECONCEITO CONTINUAÇÃO METODOLOGIA Sugestões de expressões para “Rótulos”. Concorde comigo Agrida-me Ignore-me Afaste-se de mim Ria de mim Cuidado! Eu mordo Abrace-me Estou carente! Sou perigoso Sou mentiroso Sou prostituta Sou drogado Homossexual Fumantes VOLTAR

44 PRECONCEITOS CONSIDERAÇÕES PESSOAIS Diariamente convivemos com vários tipos de pessoas umas diferentes das outras em suas ações,seus pensamentos,seu modo de vestir e como vêem a vida. A vivência proposta me fez refletir sobre a importância de não fazer um pré julgamento sem antes conhecer um individuo que com certeza sofrera as conseqüências agora ou futuramente. Contudo sofremos na pele a sensação de quem é discriminado e não foi nada agradável por isso tentarei apartir de agora pensar antes de agir erroneamente. VOLTAR

45 Mulher com primeiro rosto transplantado.
FATO MARCANTE Mulher com primeiro rosto transplantado. 03/12/ h13 CONTINUAR

46 TRANSPLANTE DE ROSTO CONTINUAR

47 A paciente, de 38 anos, recebeu um novo nariz, lábios e queixo após ter a face desfigurado por um cachorro. "Ela já consegue engolir e comer, o que era impossível antes da cirurgia. Ela está muito feliz", afirmou Jean Michel Dubernard, chefe da equipe de cirurgiões plásticos responsáveis pelo transplante pioneiro. CONTINUAR

48 A mulher, que teve o rosto desfigurado pela mordida de um cão, disse estar se sentindo bem, mais de uma semana depois da operação, mas que o assédio da imprensa é um problema. CONTINUAR

49 ESTE FATO ME MARCOU BASTANTE POIS COM ELE PODEMOS IDENTIFICAR OS AVANÇOS DA CIÊNCIA QUE ASSUSTAM A SOCIEDADE. VER O ROSTO DE UM AMIGO OU PARENTE EM OUTRA PESSOA É ALGO ASSUSTADOR E QUE FOGE DOS PRINCÍPIOS DA HUMANIDADE. É ALGO QUE TIRA A IDENTIDADE DO SER HUMANO E CONFUNDE A CABEÇA DE TODOS PARA QUEM RECEBE O TRANSPLANTE DEVE SER TRISTE E DOLOROSA SABER QUE NUNCA MAIS VERÁ O ROSTO QUE DEUS LHE DEU, VOLTAR

50 Eu fico com a pureza das respostas das crianças:
O QUE É?O QUE É? Gonzaguinha Eu fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! Viver e não ter a vergonha de ser feliz, Cantar, e cantar, e cantar,A beleza de ser um eterno aprendiz. Ah, meu Deus! Eu sei Que a vida devia ser bem melhor e será, Mas isso não impede que eu repita: CONTINUAR

51 MUSICA É bonita, é bonita e é bonita!E a vida?
E a vida o que é, diga lá , meu irmão? Ela é a batida de um coração?Ela é uma doce ilusão? Mas e a vida? Ela é maravilha ou é sofrimento? Ela é alegria ou lamento? O que é? O que é, meu irmão? Há quem fale que a vida da gente é um nada no mundo ,É uma gota, é um tempo Que nem dá um segundo, CONTINUAR

52 MUSICA Há quem fale que é um divino mistério profundo,
É o sopro do criador numa atitude repleta de amor. Você diz que é luta e prazer ,Ele diz que a vida é viver, Ela diz que melhor é morrer Pois amada não é, e o verbo é sofrer. Eu só sei que confio na moça E na moça eu ponho a força da fé, Somos nós que fazemos a vida CONTINUAR

53 MUSICA Como der, ou puder, ou quiser,
Sempre desejada por mais que esteja errada, Ninguém quer a morte, só saúde e sorte, E a pergunta roda, e a cabeça agita. Fico com a pureza das respostas das crianças: É a vida! É bonita e é bonita! É a vida! É bonita e é bonita! VOLTAR

54 O SEMESTRE QUE SE FINDA FOI UMA ETAPA DE GRANDES DESCOBERTAS PARA TODOS DA PEDAGOGIA
APRENDEMOS A CONVIVER MELHOR COM OS OUTROS,A RESPEITAS AS DIFERENÇAS PARA SERMOS RESPEITADOS E TUDO ISSO COM A AJUDA DAS VIVÊNCIAS PROPOSTAS EM SALA. AS APRESENTAÇÕES FORAM FORTES,MARCANTES E SIGNUFUCATIVAS PARA A TURMA E TROUXERAM UM APRENDIZADO QUE NUNCA IREMOS ESQUECER. NO ENTANTO AINDA TEMOS QUE APRENDER MUITO MAIS.... VOLTAR


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