A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS ARTRÓPODES. CARACTERÍSTICAS SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. TEM O CORPO DIVIDIDO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS ARTRÓPODES. CARACTERÍSTICAS SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. TEM O CORPO DIVIDIDO."— Transcrição da apresentação:

1 OS ARTRÓPODES

2 CARACTERÍSTICAS SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. TEM O CORPO DIVIDIDO EM CABEÇA, TÓRAX E ABDOME. TEM O CORPO DIVIDIDO EM CABEÇA, TÓRAX E ABDOME.

3

4 POSSUEM UM ESQUELETO EXTERNO – EXOESQUELETO. POSSUEM UM ESQUELETO EXTERNO – EXOESQUELETO. É CONSTITUÍDO POR UMA SUBSTÂNCIA CHAMADA QUITINA – UM TIPO DE CARBOIDRATO. É CONSTITUÍDO POR UMA SUBSTÂNCIA CHAMADA QUITINA – UM TIPO DE CARBOIDRATO. O EXOESQUELETO LIMITA O CRESCIMENTO DO ANIMAL, POR ISSO É TROCADO. O EXOESQUELETO LIMITA O CRESCIMENTO DO ANIMAL, POR ISSO É TROCADO.

5 A TROCA DO EXOESQUELETO É DENOMINADA MUDA. A TROCA DO EXOESQUELETO É DENOMINADA MUDA.

6 ESSES ANIMAIS PODEM SER TERRESTRES OU AQUÁTICOS E FORAM AGRUPADOS EM CINCO CLASSES: ESSES ANIMAIS PODEM SER TERRESTRES OU AQUÁTICOS E FORAM AGRUPADOS EM CINCO CLASSES: INSETOS; INSETOS; CRUSTÁCEOS; CRUSTÁCEOS; ARACNÍDEOS; ARACNÍDEOS; QUILÓPODES; QUILÓPODES; DIPLÓPODES. DIPLÓPODES.

7 OS INSETOS O CORPO É DIVIDIDO EM CABEÇA, TÓRAX E ABDOME. O CORPO É DIVIDIDO EM CABEÇA, TÓRAX E ABDOME. POSSUEM UM PAR DE ANTENAS E TRÊS PARES DE PERNAS. POSSUEM UM PAR DE ANTENAS E TRÊS PARES DE PERNAS. A MAIORIA POSSUI ASAS. A MAIORIA POSSUI ASAS.

8

9

10 CABEÇA AS ANTENAS TÊM FUNÇÃO TÁTIL E OLFATIVA; AS ANTENAS TÊM FUNÇÃO TÁTIL E OLFATIVA; AS PEÇAS BUCAIS SÃO ADAPTADAS AOS DIFERENTES HÁBITOS ALIMENTARES, PODENDO SER UTILIZADAS PARA MASTIGAR (BARATAS), LAMBER E SUGAR (ABELHAS) E PICAR E SUGAR (PERNILONGOS). AS PEÇAS BUCAIS SÃO ADAPTADAS AOS DIFERENTES HÁBITOS ALIMENTARES, PODENDO SER UTILIZADAS PARA MASTIGAR (BARATAS), LAMBER E SUGAR (ABELHAS) E PICAR E SUGAR (PERNILONGOS).

11

12 TÓRAX Os insetos com asas são os únicos invertebrados que voam; Os insetos com asas são os únicos invertebrados que voam; Possuem um ou dois pares de asas que saem do tórax (para a fuga, o acasalamento e a busca de alimentos); Possuem um ou dois pares de asas que saem do tórax (para a fuga, o acasalamento e a busca de alimentos); Alguns não possuem asas como as pulgas e as formigas; Alguns não possuem asas como as pulgas e as formigas;

13

14 ABDOME ONDE SE LOCALIZA AS ESTRUTURAS DE REPRODUÇÃO: O PÊNIS QUE É O ÓRGÃO DE CÓPULA DOS MACHOS OU O OVIPOSITOR – ESTRUTURA QUE PERMITE A POSTURA DE OVOS NAS FÊMEAS; ONDE SE LOCALIZA AS ESTRUTURAS DE REPRODUÇÃO: O PÊNIS QUE É O ÓRGÃO DE CÓPULA DOS MACHOS OU O OVIPOSITOR – ESTRUTURA QUE PERMITE A POSTURA DE OVOS NAS FÊMEAS; POSSUEM ESPIRÁCULOS – PEQUENAS ABERTURAS DOS ÓRGÃOS RESPIRATÓRIOS. POSSUEM ESPIRÁCULOS – PEQUENAS ABERTURAS DOS ÓRGÃOS RESPIRATÓRIOS.

15

16 REPRODUÇÃO OS INSETOS DEPOSITAM OS OVOS NO SOLO, EM PLANTAS OU NO CORPO DE CERTOS ANIMAIS. OS INSETOS DEPOSITAM OS OVOS NO SOLO, EM PLANTAS OU NO CORPO DE CERTOS ANIMAIS. AS TRAÇAS JÁ SAEM DO OVO COM A FORMA DE UM ANIMAL ADULTO. AS TRAÇAS JÁ SAEM DO OVO COM A FORMA DE UM ANIMAL ADULTO. DURANTE O CRESCIMENTO PASSAM POR DIVERSAS MUDAS – DESENVOLVIMENTO DIRETO – SEM METAMORFOSE. DURANTE O CRESCIMENTO PASSAM POR DIVERSAS MUDAS – DESENVOLVIMENTO DIRETO – SEM METAMORFOSE.

17

18 REPRODUÇÃO INSETOS COMO GAFANHOTOS E BARATAS SOFREM METAMORFOSE INCOMPLETA; INSETOS COMO GAFANHOTOS E BARATAS SOFREM METAMORFOSE INCOMPLETA; DO OVO SAI A NINFA (INSETO JOVEM) – PASSANDO POR DIVERSAS MUDAS. DO OVO SAI A NINFA (INSETO JOVEM) – PASSANDO POR DIVERSAS MUDAS.

19

20 A MAIORIA DOS INSETOS, INCLUINDO BORBOLETAS, BESOUROS E MOSCAS APRESENTAM METAMORFOSE COMPLETA. A MAIORIA DOS INSETOS, INCLUINDO BORBOLETAS, BESOUROS E MOSCAS APRESENTAM METAMORFOSE COMPLETA. DO OVO SAI UMA LARVA COM O ASPECTO DE UM PEQUENO VERME, QUE TRANSFORMA-SE EM PUPA – ONDE O ANIMAL FICA NO CASULO – VAI SOFRENDO TRANSFORMAÇÕES – QUANDO ESTÁ COMPLETO SAI DO SEU INTERIOR. DO OVO SAI UMA LARVA COM O ASPECTO DE UM PEQUENO VERME, QUE TRANSFORMA-SE EM PUPA – ONDE O ANIMAL FICA NO CASULO – VAI SOFRENDO TRANSFORMAÇÕES – QUANDO ESTÁ COMPLETO SAI DO SEU INTERIOR.

21

22

23

24

25

26

27

28

29

30

31

32


Carregar ppt "OS ARTRÓPODES. CARACTERÍSTICAS SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. SÃO INVERTEBRADOS QUE POSSUEM AS PERNAS ARTICULADAS. TEM O CORPO DIVIDIDO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google