A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artrópodos Animais dotados de exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Corpo metamerizado, com vários segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblásticos,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artrópodos Animais dotados de exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Corpo metamerizado, com vários segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblásticos,"— Transcrição da apresentação:

1 Artrópodos Animais dotados de exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Corpo metamerizado, com vários segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblásticos, celomados. Presentes em todos os ambientes, terrestres e aquáticos, a maioria é de vida livre, mas há diversas espécies parasitas de plantas e animais, são os únicos invertebrados capazes de voar. O filo Arthropoda reúne três subfilos: Crustacea (crustáceos), Chelicerata (aracnídeos) e Uniramia (insetos, quilópodos e diplópodos). As principais características para essa classificação são a organização corporal, o número e tipos de apêndices articulados (patas, antenas etc.). Sistema digestivo completo (com boca e ânus). Peças bucais adaptadas à alimentação (mandíbulas, maxilas, quelíceras etc.). Tubo digestivo com regiões diferenciadas (estômago, cecos gástricos etc.), com glândula digestiva associada (hepatopâncreas). Sistema circulatório do tipo aberto (lacunar). Coração dorsal, que impulsiona a hemolinfa por vasos que vão a todo o corpo. Crustáceos e aracnídeos têm hemocianina como pigmento respiratório dissolvido na hemolinfa; insetos não têm pigmentos respiratórios na hemolinfa.

2 Sistema respiratório Muitos artrópodes são terrestres, como os insetos, diplópodes e quilópodes, e respiram retirando oxigênio do ambiente por estruturas denominadas traquéias. A traquéia está ligada a fibras musculares que se contraem e estimulam o ar a entrar pelos espiráculos da traquéia. Os artrópodes aquáticos, como os crustáceos, podem ter respiração branquial. As brânquias são estruturas que retiram oxigênio dissolvido na água para a respiração animal. Estão presentes em grande parte dos invertebrados aquáticos e nos peixes. Os microcrustáceos (crustáceos muito pequenos) fazem respiração cutânea, isto é, respiram pela pele.

3 Sistema excretor Aracnídeos Os órgãos excretores são as glândulas coxais e os túbulos de Malpighi. As glândulas coxais são sacos esféricos que coletam excretas do sangue circundante e são lançados ao exterior por poros que se abrem na coxa dos apêndices. Insetos Os túbulos de Malpighi consistem de 1 ou 2 pares de tubos delgados com origem na parte posterior do intestino médio, ramificando-se anteriormente. Os excretas passam do sangue para os túbulos de Malpighi e deles para o intestino. Crustáceos Os órgãos excretores são um par de sacos terminais e túbulos excretores localizados na cabeça e que se abrem nas bases do segundo par de antenas (glândulas antenais).Excretam amônia.

4 Sistema reprodutor Os artrópodes são, em sua maioria, dióicos e muitos utilizam seus apêndices modificados para a cópula. A fecundação é interna nas formas terrestres, podendo ser externa nas aquáticas. O desenvolvimento pode ser direto ou indireto. A cópula e a fecundação variam muito de acordo com a espécie.

5 Exoesqueleto O exoesqueleto reveste e protege o corpo desses animais de muitos perigos externos e também evita que eles percam água. É uma importante adaptação ao ambiente terrestre.

6 Crustáceo

7 Principais diferenças morfológicas
Aracnídeos: possuem cefalotórax (fusão da cabeça com o tórax), abdome e 4 pares de patas. • Insetos: possuem o corpo dividido em 3 partes (cabeça, tórax e abdome), 3 pares de patas, 1 par de antenas. (1) Patas (2) Cefalotórax (3) Abdome

8 Aracnídeos

9

10 Quilópodes Diplópodes

11

12

13 CORDADOS Animais dotados, ao menos em uma fase da vida, de notocorda, tubo nervoso dorsal, fendas branquiais na faringe e cauda. Simetria bilateral. Triblásticos celomados. Os cordados vivem tanto em ambientes terrestres como aquáticos. Sistema digestivo completo (com boca e ânus). Tubo digestivo com regiões diferenciadas (esôfago, estômago, intestino etc.), com diversas glândulas associadas (glândulas salivares, fígado e pâncreas). Sistema circulatório Presente, do tipo fechado. Coração com duas câmaras (peixes), três câmaras (anfíbios) ou quatro câmaras (répteis, aves e mamíferos); impulsiona o sangue por um sistema de vasos (artérias, capilares e veias), que irrigam todo o corpo. Presença de hemoglobina como pigmento respiratório, contida no interior de células sangüíneas (hemácias). Sistema respiratório Peixes e larvas de anfíbios respiram por brânquias. Anfíbios adultos, répteis, aves e mamíferos respiram por pulmões. Anfíbios adultos complementam a respiração pela pele ricamente vascularizada (respiração cutânea). Sistema excretor Presente. Excreção a cargo dos rins, constituídos por unidades filtradoras denominadas néfrons. Sistema nervoso Presente, bem desenvolvido. Constituído pelo encéfalo e pela medula espinal, (SNC). Rede nervosa desenvolvida, constituída por nervos e gânglios, que compõem o sistema nervoso periférico (SNP). Sistema sensorial bem desenvolvido. Órgãos dos sentidos especializados em captar estímulos tácteis, olfativos, visuais, auditivos e gustativos.

14 CORDADOS (cerca de 53.325 espécies)
Cordados com crânio e coluna vertebral. Vivem em todos os ambientes. Peixes vivem em água doce e salgada; anfíbios vivem parte da vida na água e parte no ambiente terrestre; a maioria dos répteis, aves e mamíferos é terrestre, mas há espécies adaptadas à vida aquática. Subfilo Vertebrata (Craniata) Cordados exclusivamente marinhos semelhantes a pequenos peixes de extremidades afiladas Vivem semi-enterrados na areia das praias. Ex.: anfioxo. Subfilo Cephalochordata Cordados exclusivamente marinhos,que secretam uma túnica protetora. A maioria das espécies vive fixada a rochas. larvas apresentam todas as características típicas dos cordados.Ex: ascídia negra. Subfilolo Urochordata (Tunicata)

15 Protocordados: Cefalocordados e urocordados

16 Classificação de vertebrados

17


Carregar ppt "Artrópodos Animais dotados de exoesqueleto quitinoso e apêndices articulados. Corpo metamerizado, com vários segmentos fundidos. Simetria bilateral. Triblásticos,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google