A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Artrópodes – os mais numerosos Turmas 61 Professor Luiz Antônio Tomaz.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Artrópodes – os mais numerosos Turmas 61 Professor Luiz Antônio Tomaz."— Transcrição da apresentação:

1 Artrópodes – os mais numerosos Turmas 61 Professor Luiz Antônio Tomaz

2 Alguns exemplos... Moscas são animais transmissores de doenças, pois circulam livremente em ambientes contaminados. Siris e carangueijos são fonte alimentar de muitos povos.

3 Alguns exemplos... Algumas aranhas são peçonhentas e também causam acidentes domésticos. Centopeias, além de asquerosas, causam acidentes domésticos.

4 O que os animais apresentados apresentam em comum? São todos insetos?

5 Todos os animais apresentados são artrópodes. Esse grupo de animais é assim chamado porque seus representantes possuem pernas articuladas.

6 Essa articulação de pernas só é possível porque existe associação coordenada entre músculos e um esqueleto externo ou exoesqueleto. Muda ou ecdise: abandonando o exoesqueleto. Por quê?

7 Segundo suas características, os artrópodes são classificados em... I n s e t o s A r a c n í d e o s

8 Segundo suas características, os artrópodes são classificados em... C r u s t á c e o s

9 Segundo suas características, os artrópodes são classificados em... Q u i l ó p o d e s

10 Segundo suas características, os artrópodes são classificados em... D i p l ó p o d e s

11 Os insetos Características gerais... Corpo dividido em cabeça, tórax e abdomen. Têm um par de antenas e três pares de patas. Exemplo de inseto

12 Os insetos Características gerais... Olhos compostos capazes de perceber imagens nítidas. Há espécies com ocelos, que apenas percebem a luz.

13 Os insetos Características gerais... O aparelho bucal é adaptado ao nicho de cada animal. Por exemplo, a abelha tem aparelho lambedor.

14 Os insetos Características gerais... A reprodução é sexuada com produção de ovos: ovíparos.

15 Os insetos Características gerais... A postura de ovos geralmente ocorre em quantidades fantásticas. Insetos transmissores de doenças, por causa disso, se dão bem! Aedes aegypti

16 Os insetos Metamorfose... Certos insetos, como as borboletas, sofrem transformação denominada metamorfose. Do ovo sai a larva; da larva vem a pupa (o animal fica em um casulo); quando está completo o animal é adulto e sai de seu interior.

17 Metamorfose da borboleta

18 Respiração traqueal dos insetos Artrópodos terrestres, tais como insetos, respiram por meio de traquéias.

19 Aracnídeos: aranhas e escorpiões Características gerais... Apresentam cefalotórax e abdômen. Possuem quatro pares de patas. Outra característica é a presença de pedipalpo, auxiliar na percepção ambiental e alimentação.

20 Aracnídeos Características gerais... Cefalotórax indica que a cabeça não gira. Daí, a utilidade dos oito olhos da aranha. É para enxergar melhor.

21 Aracnídeos Características gerais... Próximo à boca existe a estrutura quelícera. Serve para injetar veneno e manipular a presa.

22 Aracnídeos: acidentes Perigosa aranha marrom.

23 Aracnídeos: fiandeiras No final do abdômen, as aranhas possuem uma glândula chamada fiandeira, visando à produção de teia.

24 Aracnídeos: escorpiões Escorpiões também possuem pedipalpos, mas com forma de pinças. A região anterior aparece o aguilhão, o qual serve para injeção de veneno.

25 Aracnídeos: ácaros Ácaros são aracnídeos, de tamanho minúsculo. Vivem no pó, cobertores, colchões, travesseiros. Muitas alergias têm origem nesses seres microscópicos. Aumento: 850X

26 Crustáceos Características gerais Corpo dividido em cefalotórax e abdômen. Possuem dois pares de antenas e cinco pares de pernas.

27 Crustáceos: alguns exemplos Lagosta Camarão Carangueijo Siri

28 Crustáceos: alguns exemplos O tatuzinho de jardim é um crustáceo terrestre.

29 Diplópodes e quilópodes Os principais representantres dos diplópodes e quilópodes, respectivamente, são piolho-de-cobra e centopéias. Piolho-de-cobra Centopeia

30 Quilópodes: animais perigosos Destaque para as centopeias que possuem no primeiro segmento um par de garras com as quais esses animais injetam veneno em suas vitimas.

31 1. Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos Artrópodes. O menino, entretanto, cometeu um equívoco? Qual? Por quê? A t i v i d a d e s...

32 2. É um Artrópode. Por quê? Qual a característica que o inclui na classe dos Aracnídeos? A t i v i d a d e s...

33 3. Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas. a) A que classes pertencem à pulga e o carrapato? b) Caracterize ambos com relação a número de patas e divisão corporal. A t i v i d a d e s...

34 4. Um estudante encontrou um animal adulto com seis patas articuladas, sem antenas e corpo dividido em cefalotórax e abdome. Assinale a classe a qual esse animal pertence. A t i v i d a d e s... ( ) Inseto ( ) Aracnídeo ( ) Crustáceo

35 5. A Organização Mundial de Saúde indica que 20% da população mundial são portadores de algum tipo de alergia, e o ácaro é apontado como um dos principais causadores desse problema. Que cuidados devem tomar pessoas portadoras desse tipo de alergia para evitar o contato com os ácaros? A t i v i d a d e s...

36


Carregar ppt "Artrópodes – os mais numerosos Turmas 61 Professor Luiz Antônio Tomaz."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google