A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Classe aracnídea. A classe aracnídea é bem diversificada.É nela que estão:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Classe aracnídea. A classe aracnídea é bem diversificada.É nela que estão:"— Transcrição da apresentação:

1 Classe aracnídea

2 A classe aracnídea é bem diversificada.É nela que estão:

3 aranhas,

4 opiliões,

5 palpígrados,

6 escorpiões

7 ácaros.

8 e carrapatos

9 O corpo dos aracnídeos se divide em cefalotórax e abdome. Essas duas partes estão unidas por um pedúnculo estreito.

10 O cefalotórax possui uma placa protetora chamada carapaça.

11 A aranha é coberta por uma cutícula dura de proteção,que constitui uma espécie de esqueleto externo feito de quitina (polissacarídeo nitrogenado) o exoesqueleto,relati vamente impermeável.

12 O abdome é arredondado com extremidade afunilada.É extensível e dilata-se consoante a quantidade de alimentos ingeridos.Nas fêmeas ocorre quando estão para pôr seus ovos.

13 Queliceras: são estruturas em forma de gancho ou tenaz,servem para capturar a presa e apresentam freqüentemente glândulas de peçonha Servem para agarrar as presas e,nas fêmeas,também para transportar o casulo. queliceras

14 As quelíceras de uma aranha moderna, são usadas para capturar e mastigar a presa.A maioria das aranhas usam peçonha para matar suas vítimas.As quelíceras possuem duas estruturas pontiagudas e ocas(seringas).

15

16 Pedipalpos: correspondem ao segundo segmento e são apêndices manipuladores,tanto podendo ser semelhantes a apêndices locomotores como apresentar garras tal como as patas. pedipalpos

17 Possuem dois palpos que são articulados,mas falta a eles o metatarso.Nos machos adultos distinguem-se pela presença do órgão copulador,bulbo que o macho usa para injetar o esperma nas aberturas genitais da fêmea.Sua finalidade é manipular o alimento e tatear os arredores. pedipalpos

18

19 4 pares de patas, na maioria das espécies são apêndices locomotores mas o primeiro par pode ser longo e com uma função sensorial.Nelas estão inseridas o escudo cefalotoráxico e o externo que asseguram a locomoção.

20 A grande maioria é predadora e captura as pressas com a ajuda das quelíceras ou dos pedipalpos e assim injeta a peçonha. A peçonha,além de paralisar a presa,inicia a sua digestão,transformando a presa numa pasta ou líquida.

21 As aranhas mais modernas mastigam suas presas com suas quelíceras,outras envolvem sua presa com teia,tomando cuidado para que a presa não a pique.As aranhas- caranguejo não usam teias,mas usam uma peçonha com rápida ação.

22 Espécie parasitas: são os carrapatos,mas cuja alimentação continua a ser líquida(sangue).A boca está situada na parte anterior do abdome,e está rodeada por várias lamelas mastigadoras providas de cerdas que funcionam como escova após a refeição.

23 Os aracnídeos possuem um tubo digestivo adaptado para sugar.Nas aranhas e escorpiões,a digestão é extra corpórea.A aranha primeiro injeta a peçonha em sua presa e depois secreta enzimas para a digestão.

24 Os escorpiões possuem uma cauda que apresenta um aguilhão associado a uma glândula peçonha,utilizada para paralisar a presa que é morta com os pedipalpos.A cauda não serve só para sua a caça,mas também para a defesa.

25 A respiração é função das filo traquéias ou pulmões foliáceos que são invaginações pregueadas da parede ventral do abdome, formando várias lamelas.

26 Sistema circulatório: conta com um coração na região dorsal do abdome,que bombeia sangue para um vaso(aorta) anterior ou,dependendo do tipo de artrópode,anterior e posterior.O sangue é conhecido como hemolinfa.

27 A excreção é realizada por tubos de Malpighi ou por glândulas coxais.As excretas são absorvidos pelos tubos Malpighi e lançados no intestino.O ácido úrico é uma substancia insolúvel e pastosa que diminui a perda de água do animal.

28 Sistema nervoso: é centralizado,apresentando um grande cérebro dorsal,o que permite entender os padrões comportamentais complexos,nomeadamente a construção de ninhos e teias.O sistema nervoso é muito condensado,é constituído por duas massas de gânglios.

29 As aranhas possuem no abdome,ventralmente glândulas sericígenas que segregam uma proteína elástica e extremamente resistentes que endurece ao passar por expansões móveis do tegumento designadas fiandeiras.Os 3 pares de fiandeiras estão localizadas na extremidade do abdome.

30 Reprodução é sexuada,com dimorfismo sexual,sendo o macho muito menor que a fêmea.Este transfere o esperma para o interior do corpo da fêmea num espermatóforo, usando para isso os pedipalpos,quelíceras ou mesmo apêndices locomotores.

31

32

33

34 Classificação

35 Scorpionida: São aracnídeos com grandes pedipalpos quelados e um longo e segmentado que termina num aguilhão.Os escorpiões são animais noturnos de tamanho entre 2 e 15 centímetros e vivem nas regiões temperadas e se alimentam de aranhas,insetos e centopéias.

36

37

38

39 Araneae: Compõ e a maior ordem dos aracnídeos é composta pelas aranhas.As que causam maior acidentes são as armadeiras,tarântu las,a aranha- marrom e a viúva- negra.As aranhas caranguejeiras não são venenosas mas soltam pêlos e tem uma ação urticante. Viúva negra

40 tarântula

41

42

43 Acarina:Carrapatos e ácaros.É a segunda maior e mais diversificada dentre os aracnídeos, mais de 30mil espécies conhecidas.Tem menos de 1mm de comprimento.No Brasil são conhecidas mais de espécies..

44 Os ácaros causam sintomas devido aos alérgicos contido nas fezes.Outro ácaro é o cravo que da nos seres humanos Carrapatos

45 ácaros

46 cravo

47

48

49 Demodex causador da sarna

50 Acidentes com aracnídeos sarna

51

52

53

54


Carregar ppt "Classe aracnídea. A classe aracnídea é bem diversificada.É nela que estão:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google