A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas."— Transcrição da apresentação:

1 Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos
As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas seguintes características: têm quatro pares de pernas, palpos, quelíceras e fiandeira; não possuem asas ou antenas; seu corpo divide-se em duas partes (cefalotórax e abdome); produzem seda ou teia.

2 Aranha um Aracnídeo

3 As aranhas tem o corpo dividido em cefalotórax, onde estão localizados quatro pares de pernas, um par de pedipalpos e um par de quelíceras (ferrão) e geralmente possuem oito olhos, existindo exceções a algumas espécies que possuem seis e até nenhum olho.

4 As aranhas são ovíparas, constroem uma ooteca (saco de ovos) - a quantidade de ovos pode variar de algumas centenas até mil ovos. Os pedipalpos dos machos diferenciam-se dos das fêmeas por possuírem um bulbo na extremidade, que tem a função de coletar sêmen para acasalar.

5 a seda, é feita de uma proteína composta de glicina, alanina, serina e tirosina, similar a seda das lagartas e é um instrumento com várias utilidades:pode ser usado como abrigo, captura de presas, reprodução, segurança. O endurecimento da teia não é, só, provocado pelo contato com o ar, mas também, pelo processo real de estiramento.

6 Aranhas peçonhentas No Brasil temos quatro consideradas como muito perigosas, que são: a Viúva Negra, a Aranha Armadeira, a Aranha Marrom e a Tarântula.

7 Viúva negra Essas aranhas recebem esse nome, pois na maioria das vezes, após o acasalamento a fêmea “devora” o macho garantindo alimento para a gestação. A Latrodectus mactans, podemos dizer que é a viúva negra mais popular e a mais perigosa. Possui o corpo inteiro negro, apresentando somente a mancha vermelha em forma de ampulheta do abdômen. Logo após a picada inicia-se uma dor local, sudorese, agitação psicomotora, podendo ocorrer também,taquicardia, hipertensão arterial, dores abdominais e cãibras. O veneno da viúva negra tem ação neurotóxica.

8 Aranha marrom Fazem uma teia que parece fios de algodão que formam um tipo de lençol, sem uma forma definida, onde afunila para um buraco no barranco, raízes, folhas caídas, montes de telhas, tijolos, etc.Vivem em ambientes escuros e úmidos. Alimentam-se de pequenos insetos alados, baratas, grilos, que entram na região de seu refúgio. Costumam envolver sua presa em teia para depois comê-los. Produzem uma ooteca arredondada, de cor branca que contêm de 60 a 200 ovos, com gestação de aproximadamente 23 dias. Vivem cerca de um ano e meio. Seu veneno não provoca muito efeito quando aplicados em camundongos, ratos, coelhos, ou outros animais de laboratório. Mas para o ser humano, seu efeito é muito intenso podendo levar a morte uma criança ou um adulto debilitado. Sua toxina tem ação necrosante, provocando ações lesivas como proteolítica, hemolítica e coagulante.

9 Caranguejeira São as aranhas mais temidas pelo ser humano, devido ao seu grande porte. Seu corpo é recoberto de pêlos, sua aparência é agressiva, mas é errôneo considerá-la esse monstro todo. A verdade é que o seu veneno não chega a ter grandes efeitos em um ser humano. A defesa de algumas caranguejeiras são seus pêlos existentes no dorso do abdômen, os quais ela libera esfregando suas pernas traseiras. Esses pelos provocam irritações na pele e mucosas do seu possível predador. É normal a fêmea matar o macho, principalmente se ele for descuidado, após a fecundação, garantindo alimento na gestação. A fêmea põe de 200 a 800 ovos, faz um casulo com os ovos e protege-os.No momento da eclosão dos ovos fazem um orifício ajudando-os a sair.


Carregar ppt "Existem cerca de 40.000 espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google