A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas - Modelação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas - Modelação"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas - Modelação
Ramiro Neves & Pedro Chambel Leitão

2 O ciclo da água BEST – IST, 2006

3 A visão do Gestor de Cheias

4 A visão do Gestor do Nitrato
Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

5 Conceitos básicos - Ciclo do Azoto

6 Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)
Na atmosfera… Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

7 Bacia de Montargil – Uso do Solo
Referir que os processos que afectam a qualidade da agua da bacia ocorrem em 3 meios distintos: -fase terrestre, incluindo aquiferos (normalmente associada a poluição difusa) -na rede de canais (descargas pontuais, aguas temporarias, ciclo de nutrientes) -Nas massas de aguas (reservatórios) Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

8 Gestão de bacias Hidrográficas
Tem que gerir quantidade e qualidade da água em função do uso do solo e do clima. A gestão integrada requer a análise da interdependência entre os processos que determinam o escoamento e a qualidade da água. A complexidade do sistema requer o uso de modelos.

9 Integrated Basin Modeling
Sampling station Time Quantity Discharge SPM Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

10 Integrated Basin Modeling
Flow Production 2 Different Soils Infiltration Overland Flow Rain Intensity Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

11 Integrated Basin Modeling
Sediment Transport 2 Catchments 1 Reservoir Rain Intensity Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

12 Implementação do modelo CE QUAL W2 à albufeira de Vale do Gaio

13 A Montante: Modelação meteorológica
Dia mundial da água, Cascais, 2007

14 Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)
A Jusante Biological scales are longer than tidal scale but processes are not independent Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

15 Que modelos? Modelos Atmosféricos, Modelos de escoamento superficial,
Modelos de Rios, Modelos zona Vadosa, Modelos de Aquíferos, Modelos de Albufeiras, Modelos de Estuários, Modelos Oceânicos. Estatísticos ou Deterministicos?

16 Modelos Estatísticos São baseados na análise estatística de dados de campo. Contribuem para a interpretação dos dados, Podem ser usados para: Completar séries incompletas de dados, Fazer previsões se entretanto não tiverem ocorrido alterações importantes do sistema. São mais adequados para grandes escalas.

17 Modelos Determinísticos
São baseados na descrição dos processos. Requerem condições de fronteira, condições iniciais e um conjunto de parâmetros. Os parâmetros aproximam-nos dos modelos estatísticos. São mais complexos do que os modelos estatísticos, mas permitem estudar cenários de gestão (através da variação das condições de fronteira).

18 Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)
Mohid Land 2D Overland flow Precipitation Variable in Time & Space 3D Porous Media 1D Drainage network Thessaloniki NATO ARW (19-24 April 2005)

19 Plantas, água e a fertilização
Precipitação e Irrigação Evapotranspiração potencial Optimização da aplicação de fertilizantes quantidade modo de aplicação, Minimizar a quantidade de produto lixiviados Vantagens para a agricultura Problemas Ambientais e de saúde publica e Perdas económicas Percolação - Recarga

20 Que Modelos ? RZWQM - Unidimensional (escala da cultura)
HYDRUS - Bidimensional (sem processos biológicos) SWAT – Baseado no modelo EPIC (escala da bacia) DAISY – Mike She (tipo RZWQM) MOHID LAND

21 Modelos para estudo de processos vs modelos de Gestão
Os modelos para estudo de processos descrevem os processos em detalhe. São pesados em termos de cálculo são normalmente dirigidos para um aspecto do problema. Modelos de gestão, que descrevem o conjunto da bacia e a generalidade dos aspectos relevantes para a sua gestão, parametrizando os processos mais complexos. Com o tempo ambos os modelos tendem a convergir num único.

22 Que modelo ensinar em GIBH?
O modelo SWAT – “Soil Water Assessment Tool” . É integrado, de implementação fácil e requer poucos recursos informáticos. O modelo MOHID Land é mais versátil, mas de implementação mais complexa e por isso não é utilizável nesta disciplina.


Carregar ppt "Gestão Integrada de Bacias Hidrográficas - Modelação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google