A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas Estudo 11 – Eu me lembrei do Senhor Dentro de um peixe – Crer ou não crer Texto bíblico – Jonas 1.17 a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas Estudo 11 – Eu me lembrei do Senhor Dentro de um peixe – Crer ou não crer Texto bíblico – Jonas 1.17 a."— Transcrição da apresentação:

1 Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas Estudo 11 – Eu me lembrei do Senhor Dentro de um peixe – Crer ou não crer Texto bíblico – Jonas 1.17 a 2.10 Texto áureo: Jonas 2.7

2 Introdução (I) A história de Jonas No domingo passado vimos as peripécias da viagem de Jonas. Indo exatamente ao contrário da direção a que o Senhor o mandara, logicamente as coisas não lhe poderiam correr bem. A tempestade, o temor de todos, a sua tranqüilidade e finalmente lançado ao mar.

3 Introdução (II) O Mar Mediterrâneo é um mar de grande profundidade (cerca de mts), ficando na confluência entre a África, a Ásia e a Europa. Talvez, por isso favoreça a formação de grandes tempestades pelo encontro das frentes frias do norte com as zonas de seca e calor da África. Aconteceu com Jonas. Aconteceu com Paulo.

4 Introdução (III) Não é propícia à presença de baleias, pois estas preferem as águas mais frias só vindo aos trópicos na época da procriação. Daí, a Palavra de Deus referir-se a um grande peixe e não a uma baleia, propriamente. No entanto, isto não é motivo de dúvida, pois temos tido baleias passeando em nossas praias do RJ e até ES.

5 Introdução (IV) Lembrando o que aconteceu no capítulo primeiro que lemos até o versículo 16, vamos continuar deste momento em diante. Recordemos os fatos principais do domingo passado e continuemos a leitura versículo a versículo, com as Bíblias abertas, de 1.17 até o versículo (10) final do capítulo 2.

6 Introdução (V) Leiamos em uníssono então o texto inicial: Então o Senhor deparou um grande peixe, para que tragasse a Jonas, e esteve Jonas três dias e três noites nas entranhas do peixe. (Jn 1.17)

7 Crer ou não crer? Eis a questão! A Ciência tem as suas comprovações, mas a natureza criada por Deus tem surpreendido sempre a sabedoria e o conhecimento dos homens. Será que sabemos o que existe no fundo dos mares? Se não podemos chegar aos metros do Titanic, o que podemos imaginar dos metros de profundidade no meio do Pacífico? Um Everest invertido!

8 Crer para ver?... Ou ver para crer?... A Palavra de Deus nos dá exemplos de maravilhosas ocorrências: O Mar Vermelho se dividir para Moisés… O sol parar para Josué… Uma mula falar… O sol voltar atrás 10 graus para Ezequias… Uma moeda, exatamente do valor do tributo de Pedro e Jesus na boca de um peixe… Como então, duvidar de um grande peixe engolir um homem e vomitá-lo depois?

9 Jonas 2.1 A lembrança de Deus em nosso viver: E orou Jonas ao Senhor, seu Deus, lá das entranhas do peixe. De onde estamos orando ao Senhor. Precisamos chegar ao fundo do poço para fazê-lo? Ou mesmo das entranhas de um peixe?...

10 Jonas 2.2 O Senhor nos quer atuantes. Não inertes. E disse: Na minha angústia clamei ao Senhor, e ele me respondeu; do ventre do Seol gritei, e tu ouviste a minha voz. Será que estamos deixando para orar ao Senhor somente em meio ao problema?...

11 Jonas 2.3 Como Deus nos fala ou chama: Pois me lançaste no profundo, no coração dos mares, e a corrente das águas me cercou; todas as tuas ondas e as tuas vagas passaram por cima de mim Às vezes precisamos de um sacolejo mesmo para nos apercebermos da presença dele e de nossa dependência dele. Vida sem luta é vida sem busca.

12 Jonas 2.4 A constatação de nosso afastamento de Deus E eu disse: Lançado estou de diante dos teus olhos: como tornarei a olhar para o teu santo templo? Davi sentiu isto na caverna… Elias sentiu isto no deserto… Sansão sofreu com isto em Leí… Na parábola, o filho pródigo passou por isto… E você?

13 Jonas 2.5 A confissão a Deus de nossos pecados As águas me cercaram até a alma, o abismo me rodeou, e as algas se enrolaram na minha cabeça. Você conta ao Senhor os seus problemas?... Apela a Deus diante das suas necessidades? Tem coragem de contar pecado por pecado ao Senhor?

14 Jonas 2.6 Você já se sentiu no máximo da angústia? Eu desci até os fundamentos dos montes; a terra encerrou-me para sempre com os seus ferrolhos; mas tu, Senhor meu Deus, fizeste subir da cova a minha vida. Você já teve momentos de extremo abatimento? Como os venceu? Você sabe o que é sofrer? Preferir morrer a viver?... Ore a Deus para que isto não ocorra!

15 Jonas 2.7 A certeza de que Deus ouve a sua oração Quando dentro de mim desfalecia a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no teu santo templo. Você sente que Deus ouve a sua oração? Você entrega a ele o seu problema? Repousa então na confiança que tem? Foi isto que aconteceu com Jonas, antes da resposta do Senhor.

16 Jonas 2.8,9 A diferença de crer no Deus verdadeiro Os que se apegam aos vãos ídolos afastam de si a misericórdia. Mas eu te oferecerei sacrifício com a voz de ação de graças; o que votei pagarei. Ao Senhor pertence a salvação. Você se apega a outros recursos?... Ou se refugia em Deus, apenas? – Você se compromete com ele?

17 Jonas 2.10 Deus responde a oração do crente. Falou, pois, o Senhor ao peixe, e o peixe vomitou a Jonas na terra. Deus sempre responde a oração daquele que crê. Pode não ser da forma como ele espera… Mas sempre responde. Sim! Não! Espere! – São as vertentes da resposta divina. Confia, pois, no Senhor!!!

18 Conclusões Diante da oração de Jonas, como está sua vida de oração? 1) Espontânea, natural, contínua? 2) Você separa momentos para ela? 3) Você ora apenas nos cultos, nas refeições? 4) Ou só recorre a ela em momentos especiais? 5) Você é como Tomé: Ver para crer? 6) Ou como Bartimeu: Crer para ver?


Carregar ppt "Os Profetas Menores (I) O livro do profeta Jonas Estudo 11 – Eu me lembrei do Senhor Dentro de um peixe – Crer ou não crer Texto bíblico – Jonas 1.17 a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google