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PublicouDaniel Hernandes Alterado mais de 10 anos atrás
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Extensões Multimídia Alunos: Daniel Machado de Faria – RA015783
Daniel Piccolo Gasparotto – RA015788 Professor: Rodolfo Jardim de Azevedo
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Introdução – Instruções SIMD
Single Instruction, Multiple Data Instruções que fazem de modo eficiente operações sobre um grande conjunto de dados, em paralelo
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Introdução – Extensões Multimídia
Na década de 90 houve um grande aumento na importância de processar vídeos e músicas nos computadores pessoais Extensões multimídia são instruções SIMD Algorítmos multimídia fazem operações “fixas” sobre um grande volume de dados A primeira arquitetura foi a PA-RISC (HP), mas a que se popularizou foi a MMX (da Intel)
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Introdução - Apresentação
Como extensões multimídia são implementadas Descrição dos sistemas mais utilizados (MMX, SSE, 3DNow!, AltVec, etc.) Exemplos e análise de desempenho Conclusão.
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Como funcionam - Introdução
Mais de uma fonte de dados em cada registrador (“vetorizado”) Faz-se uma operação em todos os dados, paralelamente Apenas um acesso à memória
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Como funcionam - Exemplo
Uma instrução SIMD da IA-64: packed add
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MMX Questão: novos registradores ou overlap?
Pontos foram considerados: fácil portabilidade, aumento mínimo na área do “die” e ser genérico. Registradores MMX de 64 bits mapeados por cima dos registradores IA de ponto flutuante – 8 bytes, 4 word, 2 double word e 1 quadword Compatibilidade com a IA
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MMX - Curiosidade Números MMX tornam números PF inválidos
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MMX - Problemas Overlap: operações sobre PF e sobre MMX não devem ser intercaladas - FPU x87 usa os mesmo registradores Apenas prover operações SIMD com inteiros Formato – um dos operandos fonte será o destino
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3DNow! Usa os registradores de PF (1x64, 2x32, 4x16, 8x8 ou 2x32 PF) como o MMX Instruções que controlam dados da cache Operações SIMD em números ponto flutuante de 32 bits 3DNow!, Enchanced 3DNow! e 3DNow! Professional Vantagem: adicionar e multiplicar os dois números que estão nos registradores. Desvantagem ao SSE: operar sobre apenas 2 números PF Também usa os mesmos registradores que a FPU x87
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SSE KNI, MMX2 ou SSE – resposta ao 3DNow!
Oito novos registradores de 128 bits XMM
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SSE Problema de suporte dos SO's
Suporte a operações SIMD sobre números ponto flutuante A princípio, o SSE é mais poderoso que o 3DNow!; Porém, no Pentium III, a FPU não foi alterada (solução parcial).
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SSE2 Estende o conjunto de instrução SSE Substitui MMX
Suporte para o ponto flutuante de 64 bits Operações SIMD em inteiros; Compatível com intruções simples que usam a FPU
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SSE3 Extenção do SSE2 Melhoras e Otimizações
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3DNow! em Opteron e AMD64 Conjunto completo MMX, 3DNow!, SSE e SSE2.
Foram adicionados 8 registradores XMM e 8 GPR, além dos existentes
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VIS VIS é um tanto limitado Reusa registradores de PF
Mais comparável aos sistemas antigos MMX e 3DNow! Só realiza operações em inteiros
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AltiVec Parceria entra a Apple (Velocity Engine), Motorola (AltiVec) e IBM (VMX). Um dos sistemas SIMD mais poderosos para computadores pessoais 32 Registradores novos de 128 bits Não opera com tipo ponto flutuante de dupla precisão de 64 bits e não move valores entre estes registradores e os de propósito geral Compiladores têm certa dificuldade na otimização
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Exemplos – limite duplo
Produzir uma imagem binarizada void BinarizeWithDoubleThreshold( const unsigned char sourceimage[], const size_t nrpixels, const unsigned char lowerthreshold[], const unsigned char upperthreshold[], unsigned char binarizedimage[]) { for( size_t i = 0; i < nrpixels; i++ ) binarizedimage[ i ] = (unsigned char)( (sourceimage[ i ] >= lowerthreshold[ i ] && sourceimage[ i ] < upperthreshold[ i ]) ? 0x0 : 0xff); }
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Exemplos – limite duplo
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Exemplos – IA-64 Pixel Padding Shape Adaptative DCT Split Radix FFT
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Conclusão Potencial de aumentar o desempenho de problemas multimídia
Compiladores não utilizam todo esse potencial Primeiras extensões multimídia surgiram numa época em que os computadores eram lentos Extensões multimídia ainda são úteis?
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