A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AÇÃO AFIRMATIVA. A passagem para uma sociedade mais igualitária (onde as diferenças de renda fossem reduzidas) é eticamente tão desejável quanto de difícil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AÇÃO AFIRMATIVA. A passagem para uma sociedade mais igualitária (onde as diferenças de renda fossem reduzidas) é eticamente tão desejável quanto de difícil."— Transcrição da apresentação:

1 AÇÃO AFIRMATIVA

2 A passagem para uma sociedade mais igualitária (onde as diferenças de renda fossem reduzidas) é eticamente tão desejável quanto de difícil concretização na prática.

3 Ação Afirmativa Discriminação positiva Dar um tratamento preferencial a membros de grupos menos favorecidos.

4 Compensação pelas desigualdades criadas no passado. Prevenção de desigualdades futuras. Argumentos a favor:

5 Ressentimento (factual) Violação dos direitos (moral) Compensação transferida Argumentos contra:

6 Candidato: Medicina Faculdade de Medicina Universidade da Califórnia – Davis 100 vagas 16 vagas – grupos desfavorecidos Caso Alan Bakke

7 84º pontos; 15º pontos; Bakke – 520 pontos. Bakke: não entrou e processou a Universidade. A ação afirmativa é defensável?

8 BRASIL Programa Universidade para todos. Para estudantes de baixa renda.

9 Bolsas de estudos em cursos de graduação e seqüência de formação específica. integral; parcial. Reserva cotas para: afro descendentes; indígenas; portadores de deficiência.

10 Resposta de Singer ao Caso Bakke: Para começar esses alunos de origem européia, não tinham qualquer direito especial para serem admitidos; eram os felizes beneficiários da velha política da Universidade. Agora que esta política mudou, outros se beneficiam, não eles.

11 Se isso parece injusto, é somente porque estávamos habituados à velha política. Portanto, não se pode com justiça, condenar a ação afirmativa alegando que ela viola os direitos dos candidatos a Universidade, ou não os trata com igual consideração. A igual consideração dos interesses dos candidatos não está em jogo nos exames para a admissão.

12 Problema: Critério de admissão Teste de inteligência; Aptidão para o esporte; ação afirmativa.

13 Peter Singer: (...) O importante é que a ação afirmativa (ocorra através de quotas ou de qualquer outro método), não é contrária a nenhum princípio justo de igualdade e não viola quaisquer direitos dos que são por ela excluídos. (p.61)

14 Adequadamente aplicada a ação afirmativa está em harmonia com a igual consideração de interesses. A única dúvida real é saber se vai funcionar. Na falta de alternativas mais promissoras, parece que vale a pena tentar. (p.61)

15 Nota conclusiva: Igualdade Moral Diferenças Igualdade Deficiências

16 A melhor forma de ultrapassarmos semelhantes preconceitos é habituarmo-nos a pessoas diferentes de nós.

17 AÇÃO AFIRMATIVA: Raça Gênero Deficientes


Carregar ppt "AÇÃO AFIRMATIVA. A passagem para uma sociedade mais igualitária (onde as diferenças de renda fossem reduzidas) é eticamente tão desejável quanto de difícil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google