A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESCONVITE Depois de convidado para ser patrono dos formandos dos Cursos de Administra ç ão, Jornalismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESCONVITE Depois de convidado para ser patrono dos formandos dos Cursos de Administra ç ão, Jornalismo."— Transcrição da apresentação:

1 DESCONVITE Depois de convidado para ser patrono dos formandos dos Cursos de Administra ç ão, Jornalismo e Turismo da Universidade Est á cio de S á de Santa Catarina, o Professor Rubens de Oliveira recebeu uma mensagem eletrônica desconvidando-o, de forma cortês, pelo fato dele ter contribu í do com pequena quantia de dinheiro para as festividades. Em resposta, o desconvidado aceita o desconvite e desanca os convidantes.

2 DESCONVITE Como é atual essa hist ó ria de paraninfo e dinheiro, de forma expressa ou impl í cita, vale a pena ler a troca de correspondências entre os estudantes e o mestre desconvidado

3 DA COMISSÃO DE FORMATURA: Excelent í ssimo Dr. Professor Rubens Ara ú jo de Oliveira Assunto: Desconvite Patrono Est á cio Data: 02/12/2005 N ó s da comissão de formatura 2005/2 dos cursos de Administra ç ão, Turismo, Jornalismo e GSI da faculdade Est á cio de S á de Santa Catarina, vimos por interm é dio desta, comunic á -lo de uma situa ç ão que nos deixa muito constrangidos e de certo modo frustrados:

4 DA COMISSÃO DE FORMATURA: Excelent í ssimo Dr. Professor Rubens Ara ú jo de Oliveira Assunto: Desconvite Patrono Est á cio Data: 02/12/2005 H á alguns meses, em visita pessoal entre os membros da comissão de formatura a Vossa Senhoria, solicitamos e fomos prontamente atendidos e correspondidos na solicita ç ão do convite, que muito nos honraria para homenage á -lo como Patrono das turmas acima mencionadas.

5 DA COMISSÃO DE FORMATURA (continuação): At é então, tamb é m foi abordado a possibilidade de um aux í lio para amenizar os custos referentes à formatura. Hoje pela manhã, fomos informados formalmente que o aux í lio que poderia ser repassado aos formandos seria de R$ 1.000,00, que entendemos que esteja dentro das suas atuais possibilidades financeiras.

6 Ao repassar esta informa ç ão, a comissão e os demais formandos ficaram em uma situa ç ão delicada em face da dificuldade em completar o or ç amento. Os mesmos reagiram e sugeriram o aux í lio de outra pessoa, que era tamb é m cogitado a ser homenageado, cujo valor disponibilizado amortizar á o custo relativo ao local da cola ç ão de grau, pois cont á vamos com a disponibilidade do novo audit ó rio da Est á cio. DA COMISSÃO DE FORMATURA (continuação):

7 Então, diante desta situa ç ão extremamente complicada, n ó s, da comissão, acatamos o que a maioria dos formandos optou, que é de homenagear como Patrono a outra pessoa que far á uma contribui ç ão mais elevada. DA COMISSÃO DE FORMATURA (continuação):

8 Gostar í amos de agradecer o aceite e o comprometimento, nos desculpar pela altera ç ão e pelo não cumprimento do convite que fora gentilmente aceito pelo senhor, DA COMISSÃO DE FORMATURA (continuação):

9 mas diante dos fatos, a maioria decidiu que seria mais justo homenagear a pessoa que se propôs a fazer a maior contribui ç ão para com os formandos. Ficamos no aguardo de um retorno do recebimento deste. Atenciosamente, Comissão de formatura 2005/2 DA COMISSÃO DE FORMATURA (continuação):

10 RESPOSTA DO PROFESSOR: Prezados Acadêmicos da Comissão de Formatura dos Cursos de Administra ç ão, Jornalismo e Turismo , Vocês não devem se sentir constrangidos. Frustrados, sim; constrangidos, nunca! Quem sabe este constrangimento não se trata de vergonha! Ou falta de car á ter! Ou ainda falta de é tica! Entendo que estou "desconvidado" para ser Patrono. Em minha vida de quase 30 anos como professor, devo ter sido patrono, paraninfo, nome de turma e homenageado - dezenas de vezes.

11 RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação): Jamais imaginei que formandos convidassem e "desconvidassem" patronos por dinheiro! Enfim, sempre h á uma primeira vez para tudo. Se eu utilizasse a mesma moeda (literalmente) é uma pena não ter sido comunicado antes... Neste caso, por idêntico crit é rio não teria pagado minha parte como "patrono" na ú ltima festinha de confraterniza ç ão dos formandos.

12 Meus queridos ex-futuros afilhados: Eu é que me sinto constrangido. Decepcionado. Surpreso. Triste, mesmo! Constrangido porque pensei que o convite realizado fosse uma homenagem ao Ex-Diretor Geral da Estácio pela sua capacidade de administrar e levar adiante um projeto que em cinco anos tornou-se a maior escola de administração de SC. Todos os cursos que ora estão se formandos obtiveram a nota máxima de avaliação do MEC. Patrono é isso: uma pessoa que os formandos entendam deva ser exemplo na área de atuação dos cursos. RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação):

13 Decepcionado porque pensei que nossos alunos honrassem o t í tulo de Bacharel ap ó s quatro anos muita de luta e sacrif í cio. Patrono é isso: uma pessoa que dignifica a profissão. Surpreso porque jamais imaginei ter sido "comprado" como Patrono. Isto é, fui "eleito pelos formandos somente porque iria dar dinheiro para a formatura. Patrono não é isso. Patrono não se vende. Triste porque vejo que não consegui - ap ó s quatro anos de curso superior - mudar os valores de alguns alunos da Est á cio SC. Patrono é isso: uma pessoa que possui valores que prezam pela é tica, moral, honra e palavra. Sinto-me aliviado. Dormirei melhor... RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação):

14 Não consegui compr á -los por R$ 1.000,00. Obviamente a honraria de ser patrono vale muito mais que isso. Tivesse eu as qualidades de um patrono acima citadas - talvez me sentisse "enojado" com a situa ç ão. Como não as possuo, sinto-me aliviado em ter poupado um dinheirinho que seria gasto com pessoas das quais me envergonho ter sentido alguma considera ç ão de relacionamento. RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação):

15 Assim sendo, e como não resta alternativa, com muita alegria, aceito o "desconvite". Entendo que outros formandos não devem compartilhar da mesma opinião dessa Comissão. A estes desejo sucesso e sorte. À Comissão de Formatura e aos outros que trocaram o patrono por dinheiro o meu desprezo. Seguramente a vida lhes ensinar á o que a faculdade não conseguiu! RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação):

16 Por ú ltimo, desejo a todos a felicidade da escolha de um Patrono bem rico! Que ele possa pagar todas as despesas e contas... Seguramente a maior qualidade do homenageado! Que tenham uma excelente formatura. Estarei l á, presente, na qualidade de professor da Est á cio. RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação):

17 Digam ao acadêmico orador que, em seu discurso, não fale em qualidades dignas do ser humano, muito menos em decência, honra, moral e é tica. Se assim o fizer, irei aparte á -lo e cham á - lo de mentiroso! Atenciosamente, Prof. RUBENS OLIVEIRA, Dr. Ex-futuro Patrono dos Cursos de Administra ç ão, Jornalismo e Turismo da Est á cio de SC. RESPOSTA DO PROFESSOR (continuação):


Carregar ppt "DESCONVITE Depois de convidado para ser patrono dos formandos dos Cursos de Administra ç ão, Jornalismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google