A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projecto Quero Ser Professora de EF Ana Rita Pacheco 2º Ciclo em Ensino de EF Nos Ensinos Básico e Secundário Prof. Nuno Côrte-Real.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projecto Quero Ser Professora de EF Ana Rita Pacheco 2º Ciclo em Ensino de EF Nos Ensinos Básico e Secundário Prof. Nuno Côrte-Real."— Transcrição da apresentação:

1 Projecto Quero Ser Professora de EF Ana Rita Pacheco 2º Ciclo em Ensino de EF Nos Ensinos Básico e Secundário Prof. Nuno Côrte-Real

2 1 - Necessidade que eu sinto que tenho a desenvolver para ser uma melhor professora de EF. a)Identificar esse problema e partilhá-lo. O balanço entre a afectividade e a regra. Ao leccionar e comunicar com os alunos, não pretendo ser agressiva, mas transmito inconscientemente essa ideia.

3 b) Enumerar as manifestações visíveis desse problema. Forma de abordar os alunos. EX: Quando vejo gozo de miúdo para miúdo fico verde. Todas as relações pessoais que mantenho. EX: Vou-te dar um saco de pedras, já que respondes sempre com 7 pedras nas mãos. O meu lado afectuoso só é praticamente transmitido a alguns alunos, na emissão de feedbacks personalizados, com medo de lhes causar constrangimento.

4 c) Identificar as causas da origem e persistência/manifestações desse problema. A minha postura defensiva, devido à falta de confiança; Sentido de justiça muito apurado; Medo constante de perder o controlo da turma e de os deixar amotinarem-me a aula. Resultado: criei uma postura defensiva, que não se permite a ser desafiada ou injustiçada, mas que necessita de ser atenuada.

5 d) Ver características minhas que me ajudem a melhorar/resolver este problema. Sociável Justa Liberal Amiga do amigo Boa capacidade de comunicação.

6 2 - Enumerar um objectivo claro, quantificável, realista e balizado no tempo. Conseguir contrabalançar melhor, no final das práticas pedagógicas deste semestre (em Junho), as duas fases da assertividade, tentando ser menos agressiva e mais afectuosa em pelo menos 50% das situações, nas últimas 4 aulas da prática pedagógica, nas quais a minha assertividade enquanto professora seja posta em causa.

7 3 - Que passos tenho de dar para cumprir o objectivo? Solicitar vídeos meus a leccionar, identificar as situações em que não fui assertiva e apontar num diário de bordo uma solução para aquela situação que esteja mais de acordo com o objectivo que pretendo alcançar. Reflectir antes das últimas 4 aulas a leccionar. Continuar a solicitar a opinião dos meus colegas de turma.

8 Agradecimentos Marcos Vidal Andreia Fernandes Frederico Moreira Sérgio Oliveira Márcia Antunes Patrícia Gomes (Programa de Doutoramento Ser Professor)

9 Obrigada pela Atenção!


Carregar ppt "Projecto Quero Ser Professora de EF Ana Rita Pacheco 2º Ciclo em Ensino de EF Nos Ensinos Básico e Secundário Prof. Nuno Côrte-Real."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google