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Avaliação de Desempenho

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Apresentação em tema: "Avaliação de Desempenho"— Transcrição da apresentação:

1 Avaliação de Desempenho
Universidade de São Paulo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação Departamento de Sistemas de Computação Avaliação de Desempenho Marcos José Santana Regina Helena Carlucci Santana Maio

2 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? Por quê se preocupar com isso? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

3 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? Por quê se preocupar com isso? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

4 O que vem a ser Avaliação de Desempenho?
Avaliar um sistema (computacional ou não) buscar uma métrica que indique quantidade ou qualidade, por exemplo, de um serviço prestado; Determinar a eficiência com a qual um sistema atinge seus objetivos Inf Prof Eng Comp

5 Avaliação de Desempenho
exemplo 1: aluno Inf Prof Eng Comp

6 Avaliação de Desempenho
exemplo 2: professor Inf Prof Eng Comp

7 Avaliação de Desempenho
exemplo 3: uma montadora de automóveis  número de carros produzidos em 1 hora; qualidade dos carros produzidos; lucro obtido por carro fabricado; quantidade de quilômetros por litro de combustível; tempo necessário para acelerar o carro de 0 a 100 km; etc. Inf Prof Eng Comp

8 Avaliação de Desempenho
exemplo 4: um sistema computacional  tempo de resposta experimentado por um usuário; sobrecarga do escalonador de processos; taxa de utilização do processador; taxa de acerto da memória cache; taxa de acerto do cache do disco; sobrecarga das rotinas de redundância em disco; etc. Inf Prof Eng Comp

9 Avaliação de Desempenho
exemplo 5: uma impressora jato de tinta  qualidade de impressão; velocidade de impressão no modo texto; velocidade de impressão no modo gráfico; relação custo/benefício; capacidade de armazenamento local (buffer interno); velocidade de comunicação (linha serial/paralela); duração de um cartucho de tinta; etc Inf Prof Eng Comp

10 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? Por quê se preocupar com isso? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

11 Avaliação de Desempenho
Quando se preocupar com a avaliação de desempenho? Usuário reclamando Troca de sistema Comparação entre sistemas Avaliação de um projeto Inf Prof Eng Comp

12 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? Por quê se preocupar com isso? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

13 Avaliação de Desempenho
Por quê se preocupar com isso? Por quê saber qual a temperatura no final de semana? A avaliação da temperatura é importante para planejar! Inf Prof Eng Comp

14 Por quê se preocupar com Avaliação de Desempenho?
Suponha que você tenha um sistema que apresenta problemas de desempenho – usuários reclamando!! É disponibilizada verba para fazer um upgrade de um sistema. Mais memória CPU mais rápida Aumentar memória virtual Processadores adicionais Mais unidades de disco RAID Nova configuração O que fazer? Importante realizar uma avaliação do sistema, das aplicações, etc. Inf Prof Eng Comp

15 Por quê se preocupar com Avaliação de Desempenho?
Banco de Dados Se eu tenho n clientes e quero expandir meu negócio para 2*n clientes meu sistema vai agüentar? Quanto devo investir no sistema para poder expandir sem degradar o sistema? E se a quantidade de informação no meu banco de dados mudar? Inf Prof Eng Comp

16 Por quê se preocupar com Avaliação de Desempenho?
Banco de Dados Tenho um sistema com dois tipos de discos: 10K RPM 15K RPM Identificar os possíveis ganhos de desempenho com a migração de todos os discos atuais de 10K RPM para 15K RPM Analisar os ganhos de desempenho ao ambiente do sistema pela adição de novos discos (3TB), sendo estes de 10K RPM ou 15K RPM Inf Prof Eng Comp Projeto desenvolvido por uma empresa de Consultoria

17 Por quê se preocupar com Avaliação de Desempenho?
Banco de Dados Inf Prof Eng Comp

18 Por quê se preocupar com Avaliação de Desempenho?
Banco de Dados Identificar os possíveis ganhos de desempenho com a migração de todos os discos atuais de 10K RPM para 15K RPM Resultado geral = Ganho de apenas 0,65% Conclusão: A migração de discos de 10 para 15K RPM não trará ganhos significativos (o ganho é muito pequeno para o trabalho/custo da migração) Inf Prof Eng Comp

19 Por quê se preocupar com Avaliação de Desempenho?
Banco de Dados 2. Analisar os ganhos de desempenho ao ambiente do sistema pela adição de novos discos (3TB), sendo estes de 10K RPM ou 15K RPM Por conta desse volume de I/O existente (KB/s) recomendamos a utilização de discos de 10K RPM para a montagem dos novos filesystems para o SISTEMA-B, visto o throughput real é 3 ordens de grandeza menor do que o disco pode suportar. Inf Prof Eng Comp

20 Avaliação de Desempenho
Por quê se preocupar em avaliar um sistema? Obter o melhor desempenho possível a um menor custo. O que é “melhor desempenho possível”? O que deve ser analisado? Depende do ponto de vista Inf Prof Eng Comp

21 Avaliação de Desempenho
Precisamos saber responder.... O que o sistema precisa? Qual é o tipo de usuário? Qual é o objetivo do Sistema? Como se dá o gerenciamento de recursos? Para podermos avaliar o sistema e oferecer um melhor serviço Inf Prof Eng Comp

22 Exemplo Como avaliar um aquário? Inf Prof Eng Comp

23 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? Por quê se preocupar com isso? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

24 Avaliação de Desempenho
O que medir? Ter informação o mais fiel possível sobre o comportamento de um sistema e com isso poder melhorar seu desempenho Depende do que é melhorar o desempenho Inf Prof Eng Comp

25 Avaliação de Desempenho
Aeronave Boeing 747 BAD/Sud Concorde Velocidade 610 mph 1350 mph Washington a Paris 6.5 horas 3 horas Fastest for 1 person? Which takes less time to transport 470 passengers? Inf Prof Eng Comp

26 Avaliação de Desempenho
Aeronave Boeing 747 BAD/Sud Concorde Velocidade 610 mph 1350 mph Washington a Paris 6.5 horas 3 horas Passageiros 470 132 Throughput (pmph) 286,700 178,200 Fastest for 1 person? Which takes less time to transport 470 passengers? Tempo para executar a tarefa tempo de resposta, latência Tarefas por dia, por hora, etc. Throughput, bandwidth Inf Prof Eng Comp

27 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? Por quê se preocupar com isso? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

28 Avaliação de Desempenho
Como confiar nas métricas obtidas? Avaliação e Análise  se a avaliação do automóvel levou a 20 Km/litro de gasolina, então a análise se preocupa em se certificar que: a metodologia utilizada foi correta; que os números levantados são suficientemente precisos; e, então, conclui se o desempenho avaliado é bom, ruim, etc. Inf Prof Eng Comp

29 Avaliação de Desempenho
O que vem a ser isso? Quando se preocupar com o desempenho? O que medir? Como confiar nas métricas obtidas? Por quê se preocupar com isso? Quem deve se preocupar com a avaliação? Inf Prof Eng Comp

30 Avaliação de Desempenho
Quem deve se preocupar com a avaliação de desempenho? cada domínio implica em um profissional exemplo: sistemas computacionais: analista de sistemas; gerente de sistemas; engenheiro de sistemas; projetista de hardware ou software; programador; etc. Vocês!!!! Inf Prof Eng Comp

31 Avaliação de Desempenho
Disciplinas que devem preparar vocês para essa tarefa Cálculos Estatística Avaliação de Desempenho de Sistemas Computacionais Ênfases Inf Prof Eng Comp


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