A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.: Sergio Pacheco Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco 1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.: Sergio Pacheco Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco 1."— Transcrição da apresentação:

1 Prof.: Sergio Pacheco Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco 1

2 2 Lista Seqüencial Estática; Exercício; Tipo Estruturas. Sumário

3 Prof.: Sergio Pacheco Lista 3 As listas lineares seqüenciais são vetores, onde a inserção usualmente pode ser realizada das seguintes maneiras: inicio, fim, meio etc. Uma lista é uma estrutura que armazena elementos de forma alinhada, ou seja, com elementos dispostos um após o outro, como em uma lista de nomes, peças, valores, pessoas, compras, etc. Uma lista, como um vetor, pode ser implementada como uma seqüência de registros com elementos disponíveis de forma consecutiva - Lista Estática Seqüencial - ou não consecutiva - Lista Estática Encadeada. Uma lista pode ser ordenada ou não.

4 Prof.: Sergio Pacheco Lista 4 Pode-se inserir na lista, já observado a ordenação dos seus elementos; Neste modo de inserção além de ser necessário controlar o total de elementos inseridos (Total, ou Quantidade ou Fim), cada novo dado é sempre inserido de forma ordenada, o que implica em abrir espaço para que um dado seja inserido na posição correta. Sempre testando se o vetor ainda possui posições livres.

5 Prof.: Sergio Pacheco Lista - Características 5 Elementos na lista estão ordenados; Armazenados fisicamente em posições consecutivas; Inserção de um elemento na posição a(i) causa o deslocamento a direita do elemento de a(i) ao último; Eliminação do elemento a(i) requer o deslocamento à esquerda do a(i+1) ao último;

6 Prof.: Sergio Pacheco Lista - Exercícios 6 1) Crie uma rotina de inserção ordena em vetores, de acordo com o exemplo acima. Esta rotina deve inserir dados numéricos inteiros de forma ordenada crescente.

7 Prof.: Sergio Pacheco Lista - Remoção 7 Remoção de um dado, movendo o último valor da lista de valores para a posição do valor que foi removido (tapar o buraco do vetor). Este tipo de remoção não preserva o ordem original da seqüência dos dados.

8 Prof.: Sergio Pacheco Lista - Exercícios 8 Qual é o primeiro elemento da lista; Qual é o último elemento da lista; Quais elementos sucedem um determinado elemento; Quantos elementos existem na lista; Inserir um elemento na lista; Eliminar um elemento da lista;

9 Prof.: Sergio Pacheco Estruturas 9 Em C, podemos definir um tipo de dado cujos campos são compostos de vários valores de tipos mais simples; Manipulação de dados compostos ou estruturados.

10 Prof.: Sergio Pacheco Estruturas 10 Tipo de dados com campos compostos de tipos mais simples; Elementos acessados através do operador ponto (.).

11 Prof.: Sergio Pacheco Estruturas 11

12 Prof.: Sergio Pacheco Lista - Exercícios 12 Criar um vetor de Estrutura aluno, com os seguintes dados: Nome, RG, media.

13 Prof.: Sergio Pacheco 13 ( Bom final de semana e até semana que vem !!! Deus abençoe a todos.


Carregar ppt "Prof.: Sergio Pacheco Estruturas de Dados I Prof.: Sergio Pacheco 1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google