A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS 1. Discutir, compreender e planejar trabalho de campo em diferentes áreas temáticas da Geografia. 2. Realizar trabalho de campo, levando os alunos a sua realização concreta em um lugar ou região particular. 3. Produzir relatório sobre o trabalho realizado. II. CONTEÚDO 26/02 - Apresentação do programa. 05/03 - Projeção do filme “Janela da Alma” e debate. Questões introdutórias sobre pesquisa de campo 11/03 - Aula introdutória sobre área de pesquisa I (Bom Retiro/capital). Trabalho com mapas: análise da evolução urbana

2 19/03 - Apresentação e discussão dos textos:
- TRUZZI, O. Etnias em convívio: o bairro do Bom Retiro em São Paulo. Estudos Históricos no 28, Rio de Janeiro, 2001. - TOJI, S. Bom Retiro: o multiculturalismo dentro e fora da sala de aula. In: SCIFONI, S. (org.) Bom Retiro: memória urbana e patrimônio cultural. São Paulo: Iphan, p.3-16. - NASCIMENTO, F.B. Edificações como documentos: o patrimônio construído na região da Luz e Bom Retiro. In: SCIFONI, S. (org.) Bom Retiro: memória urbana e patrimônio cultural. São Paulo: Iphan, p.3-16 26/03 -Trabalho em grupo: análise de dados socioeconômicos do bairro e preparação do material para campo. 09/04 - Trabalho de campo com turma do diurno. Dia 10/04: trabalho de campo com turma do noturno.

3 16/04 -Trabalho em grupo: organização dos dados de campo e produção de textos.
23/04 - Entrega do Portfólio sobre Trabalho de Campo do Bom Retiro. Discussão de questões gerais e fechamento. 30/04 - Aula introdutória sobre área de pesquisa II (Iguape/Vale do Ribeira). Trabalho com mapas: localização e caracterização da área. 07/05 - Apresentação e discussão dos textos: DIEGUES, Antonio C. A mudança como modelo cultural: o caso da cultura caiçara e a urbanização. In: DIEGUES, A.C. (org.) Enciclopédia Caiçara. Vol.1. São Paulo: Hucitec/Nupaub, p INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL – IPHAN. Dossiê de Tombamento do Centro Histórico de Iguape. São Paulo: Iphan/São Paulo, Cap. 2.4 – Iguape e sua função portuária e Cap. 2.2 Aspectos do urbanismo português e o sítio urbano de Iguape

4 14/05 - Trabalho em grupo: análise de dados socioeconômicos e preparação do material para campo.21/05Trabalho de Campo com turma do diurno: 22 e 23 de maio 28/05 - Trabalho de Campo com turma do noturno: 29 e 30 de maio 11/06 - Trabalho em grupo: organização dos dados de campo e produção de textos. Montagem do mapa de uso do solo do Centro Histórico 18/06 - Discussão geral sobre o trabalho de campo. Sistematização de dados. 25/06 - Entrega do Portfólio sobre Trabalho de Campo de Iguape. Discussão de questões gerais e fechamento. 02/07 - Avaliação dos trabalhos de campo. Entrega das avaliações e nota.

5 III – AVALIAÇÃO Metodologia: aulas dialogadas, análise e discussão de textos, análise e discussão de dados e mapas. Formas de avaliação: elaboração individual dos portflólios dos campo I e campo II (vide roteiro). Nota final: pontos para cada portflólio. Ausência em trabalho de campo: reposição com atividade complementar ao portflólio. Recuperação: trabalho individual a ser entregue em 20/07/2010).

6 Roteiro para portflólio
Capa Sumário Apresentação A área de pesquisa (mapas e análise dos mapas) Análise da bibliografia apresentada Análise dos dados socioeconômicos Roteiro do trabalho de campo (mapa e apresentação das observações. Fotos e croquis) Análise e conclusões Material individual: 6 folhas de papel vegetal A4; canetas ultrafina reta (0,2 e 0,5), azul, vermelha; lápis de cor; tesoura; régua, fita crepe; cola.


Carregar ppt "TRABALHO DE CAMPO I OBJETIVOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google