A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Literatura [ Periodização ]. ANT. CLÁS. ANTROPOCENTRISMO MITOLOGIA PAGANISMO Deuses do Olimpo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Literatura [ Periodização ]. ANT. CLÁS. ANTROPOCENTRISMO MITOLOGIA PAGANISMO Deuses do Olimpo."— Transcrição da apresentação:

1 Literatura [ Periodização ]

2

3 ANT. CLÁS.

4 ANTROPOCENTRISMO MITOLOGIA PAGANISMO Deuses do Olimpo

5 ANT. CLÁS. ID. MÉD.

6 TEOCENTRISMO DEUS CRISTIANISMO LITERATURA POESIA CANTIGAS DE AMOR AMIGO ESCÁRNIO MALDIZER PROSA NOVELAS DE CAVALARIA

7 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC.

8 RENASCIMENTO HUMANISMO CULTURA CIÊNCIA RETORNO AOS VALORES CLÁSSICOS As armas e os barões assinalados, Que da ocidental praia lusitana, Por mares nunca de antes navegados, Passaram ainda além da Taprobana, Em perigos e guerras esforçados Mais do que prometia a força humana, E entre gente remota edificaram Novo Reino, que tanto sublimaram;

9 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR.

10 BARROCOFUSÃO HUMANISMO + TEOCENTRISMO IMPLICA ANGÚSTIA DESEQUILÍBRIO Que és terra, homem, e em terra hás de tornar-te, Te lembra hoje Deus por sua igreja; De pó te fez espelho, em que se veja A vil matéria, de que quis formar-te.

11 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ARC.

12 NEOCLASSICISMOVALORES CLÁSSICOS RAZÃO NATUREZA SIMPLICIDADE Enquanto pasta alegre o manso gado, Minha bela marília, nos sentemos À sombra deste cedro levantado Um pouco meditemos Na regular beleza Que em tudo quanto vive nos descobre A sábia Natureza.

13 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. ARC.

14 ROMANTISMOLIBERDADE SONHO EMOÇÃO Saiba que é o coração quem fala e suspira quando a mão escreve – é o coração quem manda. (Musset) Eu durmo e vivo ao sol como um cigano, Fumando meu cigarro vaporoso; Nas noites de verão namoro estrelas; Sou pobre, sou mendigo e sou ditoso! [... ] Tenho por palácio as longas ruas; Passeio a gosto e durmo sem temores; Quando bebo, sou rei como um poeta, E o vinho faz sonhar com os amores.

15 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. REAL. NAT. PARN. ARC.

16 REALISMO A VIDA APENAS, SEM MISTIFICAÇÃO. O HOMEM – SER SOCIAL E BIOFISIOLÓGICO. O Romantismo era a apoteose do sentimento; o Realismo é a anatomia do caráter. É a crítica do homem. É a arte que nos pinta aos nossos próprios olhos, para nos conhecermos, para saibamos se somos verdadeiros ou falsos, para condenar o que houve de mau na nossa sociedade. (E. de Queirós)

17 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. REAL. SIMB. NAT. PARN. ARC.

18 SIMBOLISMOO HOMEM NA DIMENSÃO PSICOLÓGICA, MÍSTICA E SUBJETIVA. Ah ! Toda a alma num cárcere anda presa, Soluçando nas trevas, entre as grades Do calabouço olhando imensidades, Mares, estrelas, tardes, natureza.

19 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. REAL. SIMB. PRÉ-MOD. NAT. PARN. ARC.

20 PRÉ- MODERNISMOSINCRETISMO ESTÉTICO. RADIOGRAFIA CRÍTICA DAS CRISES SOCIAIS. Precisamos descobrir o Brasil ! Escondido atrás das florestas, Com a água dos rios no meio, O Brasil está dormindo, coitado.

21 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. REAL. SIMB. PRÉ-MOD.MODER. NAT. PARN. ARC.

22 MODERNISMOANTIPASSADISMO CULTURAL E LIBERDADE DE CRIAÇÃO. Estou farto do lirismo comedido.Do lirismo bem comportado do lirismo funcionário público com livros de ponto expediente protocolo e manifestações de apreço ao sr. diretor O assunto poético é a conclusão mais antipsicológica que existe. A impulsão lírica é livre, independente de nós, independente da nossa inteligência. Pode nascer de uma réstia de cebolas como de um amor perdido.

23 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. REAL. SIMB. PRÉ-MOD.MODER. NAT. PARN. ARC.

24 ANT. CLÁS. ID. MÉD. RENASC. BARR. NEOCLASS. ROM. REAL. SIMB. PRÉ-MOD.MODER. NAT. PARN. ARC. LIT. DE INFORM.


Carregar ppt "Literatura [ Periodização ]. ANT. CLÁS. ANTROPOCENTRISMO MITOLOGIA PAGANISMO Deuses do Olimpo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google