A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4"— Transcrição da apresentação:

1 Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4
Simulação de Sistemas Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4

2 Gerenciamento do Tempo Simulado
Relógio da simulação: variável do modelo de simulação responsável pelo armazenamento do tempo simulado. Geralmente, não existe relação entre tempo simulado e tempo de execução da simulação.

3 Gerenciamento do Tempo Simulado
Dois principais mecanismos de avanço do tempo simulado: incremento de acordo com próximo evento incremento em parcelas fixas Primeiro mecanismo é o mais utilizado. Segundo mecanismo é um caso especial do primeiro.

4 Incremento Próximo Evento
O relógio de simulação é inicializado em zero e o tempo futuro de acontecimento para cada evento é determinado. O relógio de simulação é incrementado para o tempo do próximo evento mais iminente (o primeiro dos próximos eventos).

5 Incremento Próximo Evento
O estado do sistema é atualizado, correspondendo a execução de um evento. A lista de próximos eventos é atualizada. O relógio de simulação é incrementado para o tempo do próximo evento mais iminente, e assim por diante...

6 Incremento Próximo Evento
O processo de incremento do relógio de simulação continua até que uma condição de término da simulação seja alcançada. Na simulação discreta: mudança de estado só ocorre em um evento; períodos de inatividade são “pulados” de evento em evento.

7 Incremento Próximo Evento
ti=tempo de chegada do i-ésimo cliente Ai=ti-ti-1=tempo entre chegadas de clientes Si=tempo de serviço Di=tempo de espera na fila ci=ti+Di+Si=tempo de saída do cliente ei=tempo de ocorrência de um evento

8 Incremento Próximo Evento
No tempo e0=0, o servidor está livre e o tempo de chegada t1 do primeiro cliente é calculado como A1+ e0. O relógio de simulação é avançado de e0 até o próximo evento e1=t1. Chegada do cliente, servidor está livre, então D1=0. É calculado o tempo de serviço S1 e c1=t1+S1. É calculado o tempo de chegada do próximo cliente t2=t1+A2.

9 Incremento Próximo Evento
Se t2<c1, o relógio de simulação é avançado de e1 até o tempo do próximo evento e2=t2. Se c1<t2, o relógio seria avançado até e2=c1. Chegada do novo cliente no tempo t2, servidor ocupado, cliente fica na fila. É calculado o tempo de chegada do próximo cliente t3=t2+A3.

10 Incremento Próximo Evento
Se c1<t3, o relógio de simulação é avançado de e2 para o tempo do próximo evento e3=c1. Cliente completa o serviço, servidor fica livre, primeiro cliente da fila entra no servidor e o seu tempo de espera é calculado D2=c1-t2. Tempo de serviço c2=c1+S2 é calculado. Se t3<c2, o relógio é avançado para o próximo evento e4=t3,...

11 Incremento Fixo O relógio de simulação é avançado exatamente t unidades de tempo. A cada atualização do relógio de simulação, é verificado se algum evento deveria ter ocorrido durante o intervalo de tempo t. se possuía eventos agendados, os eventos são executados no fim do intervalo t. O estado da simulação é atualizado e o processo se repete.

12 Incremento Fixo Devem ser definidas regras para selecionar a ordem de execução dos eventos que ocorrem no mesmo tempo. Desvantagens: erros introduzidos pelo processamento de eventos somente no término do intervalo de tempo; necessidade de regras para a execução artificial de eventos em um mesmo instante, forçados pela modelagem da simulação.

13 Incremento Fixo Modelo utilizado em sistemas onde se pode assumir que cada evento ocorre em um intervalo de tempo. Sistemas econômicos onde t = 1 ano.

14 Incremento Fixo ei (i=1,2,...) tempo real de ocorrência do evento.
No intervalo [0,t) ocorre o evento e1, que é considerado no modelo como ocorrido no tempo t. No intervalo [t,2t) não ocorrem eventos. No intervalo [2t,3t) ocorrem os eventos e2 e e3, que considera-se ocorridos no tempo 3t.

15 Exercício 1) Um teatro emprega um funcionário para trabalhar na bilheteria durante o dia. Suas tarefas são vender ingressos no balcão ou por telefone. A prioridade é atender quem vem pessoalmente. A central telefônica tem capacidade para segurar as ligações de quem esta aguardando a vez e liberá-las na ordem em que foram feitas. Em dia de estréia de peça famosa, a freqüência de chegada dos clientes no balcão segue uma curva exponencial com média 3 min, enquanto que a freqüência de chegada dos telefonemas segue uma curva exponencial com média 6 min. (Supõem-se que cada pessoa/ligação compra apenas 1 ingresso). Como só quem compra pessoalmente pode escolher o lugar, o tempo de atendimento dos clientes no balcão segue uma curva normal com média 120s e desvio padrão de 30s. Já o tempo de atendimento por telefone leva 45±15s (uniformemente distribuídos). Simular um turno de 4 horas avaliando o tempo médio de permanência nas filas de clientes e telefonemas na situação atual e projetando as conseqüências da contratação de mais um funcionário. Identifique as entidades, atributos e eventos.


Carregar ppt "Prof.Sofia Mara de Souza AULA 4"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google