A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres
Exercício de Planejamento de Projetos utilizando um Ciclo de Vida Iterativo Orientado a Riscos Etapa 2 Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres Click to add notes

2 Exercício de Planejamento de Projeto – Processo Unificado
ETAPA DE SIMULAÇÃO E ENCERRAMENTO (ETAPAS II) Objetivos Esta etapa do exercício consiste na simulação da execução das iterações planejadas na etapa anterior. Deverá ser simulada a execução de uma iteração por vez. Ao final de cada iteração poderá ser necessário o replanejamento das iterações ainda não simuladas como forma de atingir a meta estabelecida no planejamento inicial. É importante observar que o escopo do projeto inicia-se ao final da fase de iniciação e encerra-se ao final da fase de construção, como mostra a figura a seguir.

3 Etapa II: Simulação das Iterações e Replanejamento
Premissas e Restrições A simulação de execução do projeto deve ser realizada iteração por iteração, ou seja, uma iteração por vez Após a simulação de uma iteração, deve-se avaliar os resultados da iteração e replanejar as iterações seguintes. O replanejamento de uma iteração deverá ocorrer sempre que a a simulação da execução da iteração anterior indicar impactos no prazo e custo do projeto difrentes do planejamento inicial do projeto. Não é permitido o replanejamento de iteração cuja simulação ja tenho ocorrido.

4 Regras para Simulação A simulação da execução de uma iteração é determinada pela realização de duas atividades que são descritas neste documento: Analisar ocorrências da iteração Planejar a próxima iteração

5 Atividade: Ocorrências da Iteração
Artefatos de Entrada Artefatos de Saída Analisar Ocorrências da Iteração Lista de Riscos ERS Fase de Iniciação Ocorrências da Iteração Planilha de Planejamento Atualizada (até a iteração anterior) Planilha de Planejamento Atualizada A cada simulação de execução de uma iteração o grupo deverá verificar se existem ocorrências a serem analisadas para a iteração em questão. Estas ocorrências estão publicadas no site do treinamento. De forma a garantir os objetivos do exercício, solicita-se aos grupos que acessem apenas as ocorrências da iteraçao que encontra-se em simulação. Deve-se informar na planilha o total de ocorrências que de fato tiverem acontecido na simulação da iteração. Para cada ocorrência estará associado um impacto em prazo e custo na iteração vigente. Ou seja, cada ocorrência significará que algo não planejado ocorreu no projeto e implicou na realização da própria iteração com maior prazo e custo do que o previsto. (continua no próximo slide...)

6 Atividade: Ocorrências da Iteração
Analisar Ocorrências da Iteração (continuação do slide anterior) Se o cliente, eventualmente, tiver explicitamente aumentado o orçamento do projeto, o mesmo deve ser indicado na coluna “aumento de orçamento” Caso não tenham havido ocorrência para a iteração em questão, pode-se passar para a próxima atividade. Observação final: Caso a iteração simulada seja a última iteração da fase de Construção, o exercício estará finalizado. Em caso contrário o grupo deve realizar o planejamento de uma nova iteração (atividade planejar próxima iteração) e seguir novamente fluxo de atividades até que seja avaliada a última iteração da fase de Construção.

7 Atividade: Questões da Qualidade
Artefatos de Entrada Artefatos de Saída Responder Questões da Qualidade Questões da Qualidade Respostas às Questões da Qualidade Planilha de Planejamento Atualizada A cada simulação de execução de uma iteração o grupo deverá responder a 3 questões da qualidade apresentadas no questionário disponibilizado em sala. Considerando-se que o aumento da qualidade implica em aumento da produtividade, para cada resposta certa o índice de retrabalho da fórmula de cálculo de prazo para as próximas iterações será diminuído em 10%. Deve ser indicado na planilha do projeto o total de respostas certas do grupo para a iteração em questão. Observar na planilha que os prazos e custos das iterações posteriores são reduzidos após o registro desta informação. Este benefício é cumulativo, ou seja, na avaliação da próxima iteração este índice de retrabalho poderá ser reduzido ainda mais.

8 Atividade: Planejar Próxima Iteração
Artefatos de Entrada Artefatos de Saída Planejar Próxima Iteração Planilha de Planejamento Atualizada (até a iteração atual) Planilha de Planejamento Atualizada O resultado da simulação de uma iteração pode ter determinado um impacto em prazo e/ou custo, indicando a necessidade de replanejamento das próximas iterações. As ocorrências da iteração podem inclusive indicar a necessidade de planejamento de entregas que não estavam originalmente previstas. O processo Planejar Próxima Iteração é o momento em que as iterações ainda não simuladas podem ser replanejadas, seja alterando o total de membros da equipe ou mesmo alterando os planejamentos dos casos de uso e suas entregas de forma a atingir o objetivo inicial do projeto. Obs: e expressamente proibido alterar o planejamento de iteraçõres já simuladas. Replanejamento da Última Iteração Se no planejamento da última iteração o grupo verificar que os objetivos de prazo e custo não serão atingidos, deve ser apresentada para o cliente a alternativa que mais se aproxima do atendimento do prazo original do projeto.


Carregar ppt "Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google