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Exercício de Planejamento de Projetos utilizando um Ciclo de Vida Iterativo Orientado a Riscos Etapa 1 Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo.

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1 Exercício de Planejamento de Projetos utilizando um Ciclo de Vida Iterativo Orientado a Riscos Etapa 1 Gerenciamento de Projetos de Software Prof. Eduardo Meira Peres

2 Eduardo Meira Peres Um Processo Iterativo T I M E Iteration 1Iteration 2Iteration 3 P R D C I T P R D C I T P R D C I T Uma iteração é uma sequência distinta de atividades baseada em um plano estabelecido e um critério de avaliação, resultando em uma release executável (interna ou externa).

3 Eduardo Meira Peres Iterações x Riscos … +1 No ciclo de vida em questão as iterações são orientadas aos riscos

4 Eduardo Meira Peres Exercício de Planejamento de Projeto Objetivos O objetivo do exercício é a prática de conceitos de gerenciamento de projetos utilizando-se o ciclo de vida iterativo de desenvolvimento de software. O exercício consiste em: Na etapa 1, realizar o planejamento das iterações do projeto de desenvolvimento de um sistema para gestão de hotéis, considerando-se os artefatos disponibilizados. Na etapa 2, simular a execução das iterações planejadas, com eventuais ações de replanejamento para que os objetivos do projeto possam ser atingidos. Observar que: 1 – Em cada iteração I1, I2, I3 SEMPRE é gerado software executável testado 2 – Além do software executável, as iterações têm outros objetivos, e isto não está no escopo do exercício

5 Eduardo Meira Peres Etapa I: Elaborar o Planejamento Geral do Projeto Objetivos do Planejamento A partir dos artefatos produzidos na fase de iniciação deve-se realizar o planejamento macro de escopo, equipe, prazos e custos para as fases de elaboração e construção do projeto. O planejamento dever ser realizado utilizando-se o template de planilha de planejamento fornecido Premissas e restrições O planejamento a ser executado tem por objetivo organizar todas as iterações das fases de elaboração e construção para o desenvolvimento do Sistema para Gestão de Hotéis de forma a serem executadas em um prazo máximo de 10 semanas e com um orçamento máximo de R$ ,00.

6 Eduardo Meira Peres Pré-Condições Leitura dos artefatos já produzidos ERS inicial (Especificação de Requisitos de Software), que representa o escopo do produto consolidado ao final da fase de iniciação Lista de riscos que contempla os principais riscos do projeto identificados até este momento Tempo estimado: 15 minutos Lembrar que a fase de iniciação ocorreu antes do início deste projeto

7 Eduardo Meira Peres ERS ERS = Especificação dos Requisitos de Software

8 Eduardo Meira Peres ERS: Lista de Casos de Uso UCNome do Caso de UsoUCNome do Caso de Uso 1Manter Empregados10Emitir Fatura 2Manter Dados da Empresa11Registrar Reservas 3Manter Dados dos Quartos12Manter Reservas 4Manter Serviços Oferecidos13Consultar Equipamentos Instalados 5Registrar Check-In14Consultar Mapa de Alocação 6Validar Cartão15Consultar Ficha de Cliente 7Alterar Dados da Estadia16Manter Clientes 8Autorizar Descontos17Registrar Cliente 9Registrar Check-Out18Gerar e Enviar Password por

9 Eduardo Meira Peres Lista de Riscos Id RiscoProbabilidadeImpactoRisco 1altaaltoFalhas na comunicação com sistemas externos 2altaaltoDificuldade para entendimento dos requisitos 3médiaalto Interface do mapa de alocação não apresentar ergonomia adequada 4médiaalto Baixa performance da aplicação para realização das reservas 5médiamédioProblemas de segurança na geração e envio de

10 Eduardo Meira Peres Critérios de Decisão e Premissas Escolha dos casos de uso e entregas de cada iteração Os casos de uso devem ser escolhidos de acordo com as prescrições do ciclo de vida adotado. Para indicar os casos de uso contemplados em uma iteração deve- se assinalar com o número da iteração ( I1, I2, I3 ou I4) as células da tabela que indicam as entregas que serão contempladas. Alterar as células em LARANJAEntrega por Iteração UC Matriz UC x Entrega Requisitos Design Codificação Testes 1Manter Empregados I1 2Manter Dados da Empresa I1 3Manter Dados dos Quartos I1 4Manter Serviços Oferecidos I1 5Registrar Check-In I1 6Validar Cartão I1 7Alterar Dados da Estadia Manter Reservas I1

11 Eduardo Meira Peres Definição do tamanho da equipe de cada iteração Indicar na célula Tamanho da Equipe o total de membros da equipe que serão alocados em cada iteração. Esta definição é essencial para definição do prazo de entrega Premissas: As alocações são constantes do início ao final de cada iteração. Cada membro da equipe tem múltiplas habilidades, podendo executar com qualidade quaisquer atividades do projeto.. Iteração Tamanho da EquipeAtividadesPrazoCusto I I2 0 I3 0 I4 0 Totais11

12 Eduardo Meira Peres Cálculo do Prazo da Iteração (realizado pela planilha) Após a definição das entregas dos casos de uso e do tamanho da equipe de cada iteração, a planilha apresenta a duração planejada da iteração expressa em semanas. Para fins deste exercício, o pressuposto é de que o esforço para a produção de cada entrega associada a um caso de uso é o mesmo, independente do tipo de entrega (Requisitos, Design, Codificação ou Testes). Considera-se que cada entrega é produzida por uma pessoa em 20 horas, ou seja 0,5 semanas considerando-se uma carga semanal produtiva de 40 hrs Entretanto este não é o prazo efetivo, pois é necessário considerar o retrabalho... Iteração Tamanho da EquipeAtividadesPrazoCusto I12112,75 I2 00R$ 0,00 I3 00R$ 0,00 I4 0--

13 Eduardo Meira Peres Ajuste do Cálculo do Prazo da Iteração (retrabalho por fase) Além das horas já calculadas, considera-se que existe um retrabalho inerente a própria iteração, o que está expresso nas fórmulas a seguir. Iteração 1 (em semanas): Prazo da Iteração = (total de atividades planejadas x 0,5 / tamanho da equipe) x1,4 Demais iterações (semanas): Prazo da Iteração = (total de atividades planejadas x 0,5 / tamanho da equipe) x1,1 Os multiplicadores 1,4 e 1,1 nas fórmulas acima referem-se ao índice de retrabalho que ocorre em cada iteração. Sabe-se que usualmente o retrabalho é mais elevado nas fases iniciais (no exemplo 40%) do que nas seguintes (10%). Iteração Tamanho da EquipeAtividadesPrazoCusto I12113,85R$ 7.700,00 I2 00R$ 0,00 I3 00R$ 0,00 I4 0-- Totais113,85R$ 7.700,00 2,75 x 1,4 = 3,85

14 Eduardo Meira Peres Cálculo do Custo da Iteração (realizado pela planilha) O custo da iteração é calculado pela planilha de acordo com a seguinte fórmula: Custo da iteração = prazo da iteração x custo semanal da equipe O custo semanal da equipe é o somatório dos custos de cada membro da equipe. Atenção: os quatro primeiros membros da equipe têm um custo individual por semana de R$ 1.000,00 os demais têm custo semanal individual de R$ 2.000,00 Motivo: deseconomia de escala causada pelo acréscimo de membros à equipe

15 Eduardo Meira Peres Entrega do Resultado A planilha de planejamento ser entregue na forma indicada pelo professor.

16 Eduardo Meira Peres Continuação do Trabalho Etapa II – Simulação da Execução e Replanejamento ** aguardem **


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