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1 PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI No princípio era a Palavra,e a palavra estava junto a Deus,e a Palavra era Deus...e a Palavra se fez carne (Jo 1, 1.14)

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Apresentação em tema: "1 PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI No princípio era a Palavra,e a palavra estava junto a Deus,e a Palavra era Deus...e a Palavra se fez carne (Jo 1, 1.14)"— Transcrição da apresentação:

1 1 PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI No princípio era a Palavra,e a palavra estava junto a Deus,e a Palavra era Deus...e a Palavra se fez carne (Jo 1, 1.14)

2 2 PRIMEIRA PARTE VERBUM DEI DEUS QUE FALA Deus em diálogo [6] Analogía da Palabra de Deus[7] Dimensão cósmica da Palavra [8] A criação do homem [9] Realismo da Palavra [10] Cristología da Palavra [11-13] Dimensão escatológica da Palavra de Deus [14] A Palabra de Deus e o Espírito Santo [15-16] Tradição e Escritura [17-18] Sagrada Escritura, inspiração e verdade[19] Deus Pai, fonte e origem da Palavra [20-21]

3 3 A novidade da revelação bíblica consiste no fato de Deus se dar a conhecer no diálogo que deseja estabelecer conosco.

4 4 O Verbo, que desde o princípio está junto de Deus e é Deus, revela-nos o próprio Deus no diálogo de amor entre as Pessoas divinas e convida-nos a participar nele. Portanto, feitos à imagem e semelhança de Deus amor, só nos podemos compreender a nós mesmos no acolhimento do Verbo e na docilidade à obra do Espírito Santo. É à luz da revelação feita pelo Verbo divino que se esclarece definitivamente o enigma da condição humana. (VD 6)

5 5 UMA PALAVRA ÚNICA QUE SE EXPRESSA DE DIVERSOS MODOS = PESSOA DE JESUS = HISTÓRIA DA SALVAÇÃO (falou pelos profetas) = PREGAÇÃO DOS APÓSTOLOS (Tradição) Questão catequética: COMO FORMAR PARA A IDENTIFICAÇÃO DESSES SIGNIFICADOS E PARA COMPREENDER O SENTIDO UNITÁRIO. ANALOGIA DA PALAVRA SINFONIA DA PALAVRA um cântico a diversas vozes

6 6 TradiciónEscritura A Palavra de Deus O cristianismo é a «religião da Palavra de Deus », não de « uma palavra escrita e muda, mas a do Verbo encarnado e vivo ». Tradição Escritura

7 7 « Cada criatura é Palavra de Deus, porque proclama Deus » (São Boaventura)

8 A criação é lugar onde se desenvolve toda a história do amor entre Deus e a sua criatura; por conseguinte, o movente de tudo é a salvação do homem. (VD 9)

9 9 A Palavra de Deus impele-nos a mudar nosso conceito de realismo: realista é quem reconhece no Verbo de Deus o fundamento de tudo. (VD 10)

10 10 A Palavra já não é apenas audível, não possui somente uma voz; agora a Palavra tem um rosto, que por isso mesmo podemos ver: Jesus de Nazaré. O Filho do Homem resume em Si mesmo a terra e o céu, a criação e o Criador, a carne e o Espírito. É o centro do universo e da história, porque nEle se unem sem se confundir o Autor e a sua obra

11 11 A RESPOSTA DO HOMEM A DEUS QUE FALA Chamados a entrar em Aliança com Deus [22] Deus escuta o Homem e responde às suas perguntas [23] Dialogar con Deus mediante suas palavras [24] Palabra de Deus e fé [25] O pecado como falta de escuta da Palabra de Deus [26] Maria « Mater Verbi Dei » e « Mater fidei » [27-28]

12 12 A HERMENÊUTICA DA SAGRADA ESCRITURA NA IGREJA A Igreja, lugar ordinário da hermenêutica da Bíblia [29-30] « Alma da Teologia » [31] Desenviolvimento da investigação bíblica e Magistério eclesial [32-33] A hermenêutica bíblica conciliar: uma indicação que se deve seguir [34] O perigo do dualismo e da hermenêutica secularizada [35] Fé e Razão na relação com a Escritura [36] Sentido literal e sentido espiritual [37] A necessária superação da « letra » [38] Unidade intrínseca da Bíblia [39] Relação entre Antigo e Novo Testamento [40-41] As páginas «obscuras» da Bíblia [42] Cristãos e judeus, em referência à Sagrada Escritura [43] A interpretação fundamentalista das Escrituras [44] Diálogo entre pastores, teólogos e exegetas [45] Biblia e ecumenismo [46] Consequências sobre a organização dos estudos teológicos [47] Os santos e a interpretação da Escritura [48-49]

13 13 A compreensão judaica da Bíblia pode ajudar a inteligência e o estudo das Escrituras por parte dos cristãos [...] Desejo afirmar uma vez mais quão precioso é para a Igreja o diálogo com os judeus (43) A compreensão judaica da Bíblia pode ajudar a inteligência e o estudo das Escrituras por parte dos cristãos [...] Desejo afirmar uma vez mais quão precioso é para a Igreja o diálogo com os judeus (43)

14 14 OS BIBLISTAS E EXEGETAS… significado do texto bíblico como Palavra atual de Deus Não devem jamais esquecer que o que interpretam é a Palavra de Deus. Sua tarefa não termina com a distinção das fontes, a definição de formas ou a explicação dos procedimentos literários. A meta de seu trabalho se alcança quando esclarecem o significado do texto bíblico como Palavra atual de Deus

15 15 BIBLIA E ECUMENISMO… estudios bíblicos traducciones comunes El puesto central de los estudios bíblicos en el diálogo ecuménico, con vistas a la plena expresión de la unidad de todos los creyentes en Cristo. Asimismo impulsa la promoción de las traducciones comunes de la Biblia como parte del trabajo ecuménico.

16 O ESQUEMA DA SEGUNDA PARTE

17 17 PALABRAEN LA IGLESIA LITURGIA VIDA VIDA LITURGIA PALAVRA NA IGREJA

18 18 SEGUNDA PARTE VERBUM IN ECCLESIA « E quantos a receberam, lhes deu poder para ser filhos de Deus » ( Jo 1,12)

19 19 SEGUNDA PARTE VERBUM IN ECCLESIA A PALAVRA DE DEUS E A IGREJA A Igreja acolhe a Palavra [50] Contemporaneidade de Cristo na vida da Igleja [51]

20 20 A LITURGIA, LUGAR PRIVILEGIADO DA PALAVRA DE DEUS A Palavra de Deus na Sagrada Liturgia [52] Sagrada Escritura e sacramentos [53] Palavra de Deus e Eucaristía [54-55] Sacramentalidade da Palavra [56] A Sagrada Escritura e o Lecionário [57] Proclamação da Palavra e ministério do leitorado [58] Importância da homilia [59] Oportunidade de um Diretório homilético [60] Palavra de Deus, Reconciliação e Unção dos enfermos [61] Palavra de Deus e Liturgia das Horas [62] Palavra de Deus e Cerimonial de Bênçãos [63] Sugestões e propostas concretas para a animação litúrgica [64] a) Celebrações da Palavra de Deus [65] b) A Palavra e o silêncio [66] c) Proclamação solene da Palavra de Deus [67] d) A Palavra de Deus no templo cristão [68] e) Exclusividade dos textos bíblicos na liturgia [69] f) O canto litúrgico biblicamente inspirado [70] g) Particular atenção aos cegos e aos surdos [71]


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