A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BEM VINDO À EUROPA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BEM VINDO À EUROPA."— Transcrição da apresentação:

1 BEM VINDO À EUROPA

2 Continente Europeu 10.349.915 km²
48 países – Rússia e Turquia estão tanto na Europa quanto na Ásia. 732 milhões de pessoas (2009). Possui 4 dos 7 países mais ricos do mundo. Abriga 15 dos 20 maiores IDH do mundo. Maior bloco econômico do mundo. Multicultural e conflitos étnicos.

3 SOCIEDADE EUROPEIA A Europa é a única região importante do mundo em que a população vem decrescendo. População 2009: 732 milhões. População 2050: 653 milhões. Taxa de natalidade: 1,4 criança por casal.

4 Taxa de natalidade necessária: 2,1 crianças por casal.
Baixo crescimento vegetativo: Baixa natalidade no leste europeu. Alta taxa de urbanização; Alto custo de vida Participação da mulher no mercado de trabalho.

5 A POPULAÇÃO CAI

6 TERRA DE VELHOS

7 CONSEQUÊNCIAS DA BAIXA TAXA DE FECUNDIDADE.
Envelhecimento da população (alta expectativa de vida = qualidade de vida); Redução do PEA; Grandes investimentos nos sistemas de saúde e previdência.

8 Incentivo a maternidade.
Espanha – euros por cada filho nascido ou adotado. Dinamarca – licença maternidade de 14 meses. Medo no pensamento conservador sobre o futuro branco da Europa.

9 De 1960 a 2000 o número de imigrantes de outros continentes elevou-se de 14 para 33 milhões.
Turcos e norte-africanos. Preocupações: Resolvem o problema de mão-de-obra (até 2050 precisará de 20 milhões de estrangeiros). Identidade e valores culturais. Xenofobia.

10

11 DESTINO: EUROPA

12 ONDA MIGRATÓRIA

13 Aumento drástico no número de imigrantes após o fim da URSS.
A partir de 1993 vários países europeus passaram a controlar a entrada de estrangeiros. No fim da década de 90 o fluxo voltou a crescer. Espanha, Itália, Reino Unido e Alemanha recebem cerca de 80% do fluxo migratório para a EU.

14 ECONOMIA – pág. 16. Primeiro continente a modernizar a economia.
Os países apresentam elevado grau de desenvolvimento. O leste europeu (ex-socialistas) são menos desenvolvidos e passa por um processo de modernização (Rússia, Rep. Checa e Polônia.

15 UNIÃO EUROPEIA

16 BLOCOS ECONÔMICOS FUNÇÃO Fortalecimento das economias num mundo cada vez mais competitivo (melhora na produção e aumento da exportação).

17 BLOCOS ECONÔMICOS Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

18 BLOCOS ECONÔMICOS Em tese, o comércio entre os países constituintes de um bloco econômico aumenta e gera crescimento econômico para os países. Geralmente estes blocos são formados por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais. Esta é a nova tendência mundial, pois cada vez mais o comércio entre blocos econômicos cresce. Economistas afirmam que ficar de fora de um bloco econômico é viver isolado do mundo comercial.

19 BLOCOS ECONÔMICOS Definição: associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. Zona de livre comércio: Livre circulação de mercadorias, ou seja, não há impostos na circulação de produtos entre os países membros. A moeda nacional é mantida. Cada país define o imposto de importação para os produtos vindos de nações não-pertencentes ao bloco e as regras para o trânsito de capitais, serviços e pessoas. (Nafta)

20 BLOCOS ECONÔMICOS Classificação:
União Aduaneira: Livre circulação de mercadorias. Cada país define suas regras para a circulação de capitais, serviços e pessoas. A moeda nacional é mantida. Imposto de importação comum para as mercadorias vindas de nações não-pertencentes ao bloco (Tarifa Externa Comum) Mercosul.

21 BLOCOS ECONÔMICOS Classificação:
Mercado Comum: Livre circulação de mercadorias, capitais, serviços e pessoas. Imposto de importação comum para produtos vindos de nações não-pertencentes ao bloco (TEC). A moeda nacional é mantida.   (União Europeia)

22 BLOCOS ECONÔMICOS Classificação:
União Econômica e Monetária: Livre circulação de mercadorias. Imposto comum para produtos vindos de fora do bloco. Livre circulação de capitais, serviços e pessoas. Moeda é comunitária. Exemplo: Euro na União Européia. Fonte: Magnoli, Demétrio, Globalização – Estado Nacional e Espaço Mundial, Ed. Moderna

23 A UNIÃO EUROPEIA: Fundamentos: princípios da liberdade, da democracia, do respeito pelos direitos humanos e das liberdades fundamentais, do Estado de direito, comuns aos seus EM. A União respeita a identidade nacional dos seus EM.

24 UNIÃO EUROPEIA Organização supranacional;
Função: integração econômica e reforçar a cooperação entre os países membros. Permiti ir e vir, trabalhar ou estudar em qualquer país membro. PIB maior que o dos Estados Unidos (19 contra 15 dos EUA). O maior e mais bem sucedido bloco econômico do mundo.

25 A UNIÃO EUROPEIA: Associação de 27 países membros, com 480 milhões de pessoas em menos de 4 milhões de km². Instituições, políticas e legislação em comum, i.e.: mercado único, moeda única (1 Euro = US$ 1,34; duas das moedas mais utilizada internacionalmente). Maior exportador do mundo, com cerca de 20% do comércio mundial de bens e 25% de serviços; Maior investidor do mundo Ajuda pública ao desenvolvimento (cooperação bilateral EMs)

26 "Unidade na diversidade"
LEMA "Unidade na diversidade"

27 Unidade na diversidade : A Europa é um Continente com muitas tradições e línguas diferentes, mas também com valores comuns. A UE defende estes valores. Reforça a cooperação entre os povos da Europa, promovendo a unidade na diversidade e garantindo que as decisões sejam tomadas tanto quanto possível tendo em mente os cidadãos.

28 UNIÃO EUROPEIA - HISTÓRIA
As raízes históricas da União Europeia residem na Segunda Guerra Mundial. A ideia de integração europeia surgiu para impedir que a morte e a destruição pudessem voltar a ser realidade. Foi proposta pela primeira vez pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Robert Schuman, num discurso efetuado em 9 de Maio de Esta data, "aniversário" do que é hoje a UE, é celebrada anualmente como Dia da Europa.

29 A UNIÃO EUROPEIA: Luxemburgo, Bélgica e Holanda criam a BENELUX em Em BENELUX mais Alemanha Ocidental, Bélgica, França, Itália criam a CECA (carvão e aço). Em 1957 os mesmos países no Tratado de Roma criam a CEE (Comunidade Econômica Europeia);

30 “(...) Determinados a estabelecer os fundamentos de uma união cada vez mais estreita entre os povos europeus, resolvidos a consolidar, pela união dos seus recursos, a defesa da paz e da liberdade e apelando para os outros povos da Europa que partilham dos seus ideais para que se associem aos seus esforços, Decidiram criar uma Comunidade Econômica Europeia (...)” Tratado de Roma, 25 de Março de 1957

31 1968 - foi adotado a união aduaneira entre os seis países;
Reino Unido, Irlanda e Dinamarca entra no bloco; 1981 – Grécia. Livre circulação de pessoas; 1986 – Portugal e Espanha. 1992 – Tratado de Maastrich é criada a União Europeia.

32 1993 – Livre circulação de pessoas, mercadorias, serviços e capitais.
1995 – Áustria, Suécia e Finlândia. 2002 – cédulas e moedas de Euro em onze países (União Política e União Monetária e Econômica). Após 2004: 25 países (leste europeu), 2007: 27 países; Não-membros: Noruega, Islândia e Suíça.

33 Países que não adotaram o euro: Inglaterra, Suécia e Dinamarca;
Países da UE que não assinaram a Constituição Europeia: França e Holanda; Países da UE com maior crescimento econômico e menor índice de desemprego: Inglaterra, Suécia e Dinamarca. Atualmente a União tem sedes em: Bruxelas, Luxemburgo e Estrasburgo.

34

35

36

37

38 UNIÃO EUROPEIA - EVOLUÇÃO

39

40

41

42 O círculo de estrelas douradas representa:
a solidariedade a harmonia entre os povos da Europa. O número de estrelas não tem nada a ver com o número de Estados-Membros. As estrelas são doze porque tradicionalmente este número constitui um símbolo de perfeição, plenitude e unidade. Assim, a bandeira mantém-se inalterada, independentemente dos alargamentos da UE.

43  Hino Europeu  O hino europeu não é apenas o hino da União Europeia, mas de toda a Europa. A música é da 9ª Sinfonia de Beethoven(1823). No último andamento desta sinfonia, Beethoven pôs em música a "Ode à Alegria". O poema exprime a visão, em que a humanidade se une pela fraternidade. Em 1972, o Conselho da Europa adotou o "Hino à Alegria" de Beethoven para hino. Em 1985, foi adotado pelos chefes de Estado e de Governo da UE como hino oficial da União Europeia.

44 Hino de Alegria 1 - Escuta irmão Esta canção de alegria
Um canto alegre De quem espera um novo dia Vem canta Sonha cantando Vive sonhando um novo Sol Em que os homens voltarão A ser irmãos Refrão

45 2 - Se em teu caminho Só existe a tristeza Um canto amargo Duma solidão completa Vem canta Sonha cantando Vive sonhando um novo Sol Em que os homens voltarão A ser irmãos Refrão

46 INSTITUIÇÕES Conselho (Europeu e de Ministros) Parlamento Europeu
Comissão Europeia Tribunal de Justiça Tribunal de Contas

47 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSTITUIÇÃO:
É a instituição parlamentar da União Europeia. Eleito por um período de 5 anos por sufrágio universal direto pelos cidadãos dos estados-membros Eleito diretamente de 5 em 5 anos, os deputados (máx Nice) estão agrupados em 7 grupos políticos (e não em blocos nacionais)

48 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSTITUIÇÃO:
Principais funções: legislativa, aprovação do orçamento, controle das restantes instituições, aval de acordos internacionais (incluindo alargamentos) Presidente do Parlamento Hans-Gert Pöttering

49 Conselho Europeu Conselho Europeu – Reúne os Chefes de Estado e de Governo dos 27 – diretrizes políticas mais importantes Presidente do Conselho Europeu Herman van Rompuy (Belga)

50 COMISSÃO EUROPEIA A Comissão é o motor do sistema institucional da UE: Direito de iniciativa legislativa - propõe os textos legislativos que são apresentados ao Parlamento e ao Conselho de Ministros. Instância executiva - assegura a execução da legislação europeia, do orçamento e dos programas adotados pelo Parlamento e pelo Conselho de Ministros. Guardiã dos Tratados - zela pelo respeito do direito comunitário, juntamente com o Tribunal de Justiça. Representante da União - a nível internacional, negocia acordos internacionais, por exemplo em matéria comercial e de cooperação.

51 Presidente da Comissão Europeia
José Manuel Durão Barroso desde 22 de Novembro de 2004

52 TRIBUNAL DE JUSTIÇA É formado por juízes independentes de cada um dos EM e tem a sua Sede no Luxemburgo Resolve diferendos sobre a interpretação dos Tratados Esclarece dúvidas dos tribunais nacionais Resolve casos apresentados por cidadãos contra as instituições da UE

53 “Eu achei que você preferiria chorar por motivos menos fúteis que uma cebola!” Mafalda

54 PROBLEMAS DA UE Existem três faces da comunidade europeia: os ricos, os mediterrâneos com desenvolvimento intermediário e os países do leste mais pobres. Quanto ao alargamento do Bloco, pode fortalecer, mas dificultaria a concordância nos acordos. A Bulgária e a Romênia (há muito desemprego) sofre restrições de alguns países do bloco, isso contradiz os princípios da liberdade de ir e vir.

55 PROBLEMAS DA UE Os turcos defende a entrada de um país mulçumano no bloco e o incremento de 70 milhões de consumidores no bloco. A Turquia sofre restrição da comunidade europeia por ser mulçumano e por esse país controlar militarmente o norte de Chipre e reconhecer ali outro governo, e aplica embargos a essa nação insular. EU exige que a Turquia reconheça o genocídio dos armênios.


Carregar ppt "BEM VINDO À EUROPA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google