A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa"— Transcrição da apresentação:

1 Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa
Prof. Bruno Costa Algoritmos – Aula I Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa

2 Objetivos Identificar os elementos de um algoritmo e/ou fluxograma e utilizá-los corretamente na solução de um problema para posterior codificação de um programa; Construir algoritmos e fluxogramas; Conceituar e utilizar corretamente os comandos de programação da linguagem PASCAL.

3 Metodologia Aulas expositivas ŠAulas práticas em laboratório
Recursos Computacionais Microcomputadores Windows Turbo Pascal 7.0

4 Critérios de Avaliação
Freqüência Mínima: 75% Média Mínima: 6.0 Composição da Nota Provas Listas de exercícios Participação nas aulas

5 Apoio www.dca.ufrn.br/~bruno bruno.costa@cefetrn.br

6 Introdução Para que exista comunicação é necessário estabelecer padrões e regras que podem ser: falados, escritos, desenhados e/ou representados em símbolos.

7 Introdução Regras de comunicação

8 Linguagem de Programação!
Introdução Linguagem de Programação A comunicação com o computador também é feita através de um conjunto de regras, originando a: Linguagem de Programação! Exemplos: Pascal, C, C++, Delphi, Java, etc.

9 Introdução Programa exemplo em Pascal

10 Introdução Definição de Programa
Programas são seqüências finitas de ordens que têm o objetivo de resolver um problema, apresentar uma figura, calcular valores, tomar ou auxiliar decisões.

11 Introdução Lógica de Programação
Para se programar em uma linguagem é necessário possuir Lógica de Programação; Lógica de Programação consiste em compreender claramente os diversos passos e funções que são realizados na execução de um programa.

12 Introdução Definição de Algoritmo
Algoritmo é uma seqüência de instruções organizadas de forma lógica e estruturada (sem desvios), expressas em linguagem natural (Português estruturado), que tem por finalidade resolver um problema ou descrever uma tarefa.

13 Introdução Exemplo 1 - Escovar os dentes pela manhã

14 Introdução Exemplo 2 – Trocar uma lâmpada queimada

15 Introdução Exemplo 3 – Resolver Equação do 2º Grau

16 Introdução Importante: abordar o máximo de detalhes em um algoritmo.
Não esquecer: como será interpretado o que foi escrito?

17 Problemas - Atravessar um rio
Na margem esquerda de um rio estão: 1 Pastor 1 Lobo 1 Cabra 1 Repolho Objetivo: Passar todos para a margem direita do rio, sendo que: O pastor só pode atravessar um “passageiro” de cada vez; Um “Passageiro” que “devora” o outro nunca podem estar no mesmo local sem a presença do pastor.

18 Problemas – Divisão de Água
Inicialmente o recipiente de 8 litros está cheio e os demais vazios; Os recipientes não possuem escala de medição, sabe-se apenas o volume total de cada; Cada transferência(entre os recipientes) deve ser feita no volume total do recipiente receptor; Ao final das transferências o recipiente com capacidade para 8 litros deve possuir apenas 4 litros de água e o recipiente de 5 litros deve possuir apenas 4 litros de água.

19 Problemas – Divisão de Água
Solução:

20 Problemas – Torre de Hanoi
Admita 3 bastões posicionados verticalmente lado a lado. No primeiro bastão 3 roldanas (1 pequena, 1 média e 1 grande). Transferi-lás para o último bastão com as seguintes condições: só é possível a retirada das roldanas pela parte superior do bastão; só é possível retirar 1 roldana por vez; jamais pode ocorrer de uma roldana maior estar sobre uma menor; toda roldana que é retirada de um bastão tem que ser colocada em outro bastão antes da retirada da próxima.

21 Problemas – Transporte Chinês
Transportar todos os elementos de um lado para outro do rio, sendo que: Somente o pai, a mãe e o policial sabem pilotar o barco; A mãe não pode ficar sozinha com os filhos; O pai não pode ficar sozinho com as filhas; O prisioneiro não pode ficar sozinho com nenhum integrante da família; O barco só pode transportar duas pessoas por vez; Você pode ir e vir com as pessoas quantas vezes precisar.

22 Problemas – Transporte Chinês

23 Problemas – Transporte Chinês
Solução

24 Dúvidas?


Carregar ppt "Baseado no documento do Prof. Ronaldo Martins da Costa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google