A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Diretoria Regional de Ensino Coordenação Regional de Gestão Pedagógica Técnicos de Monitoramento da Gestão Pedagógica

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Informações complementares à elaboração do Projeto de Ensino e Aprendizagem

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Sugerimos o preenchimento dos instrumentos 1, 2 e 3 do PDE, (em anexo), visto ser um instrumento diagnóstico que abrange as diversas dimensões da escola, oferecendo subsídios para detectar as situações-problema e estabelecer os objetivos geral e específicos. DiagnósticoDiagnóstico

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Após a coleta de dados a partir dos instrumentos acima citados e a análise situacional apresentada no anexo V do Edital nº 03 de fevereiro de 2009 do PEA, a escola fará um texto descritivo da situação diagnosticada bem como as proposições da U. E. para a superação das dificuldades apresentadas. Após a coleta de dados a partir dos instrumentos acima citados e a análise situacional apresentada no anexo V do Edital nº 03 de fevereiro de 2009 do PEA, a escola fará um texto descritivo da situação diagnosticada bem como as proposições da U. E. para a superação das dificuldades apresentadas.

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar A escola deverá listar, no plano de ação, até duas situações-problema por disciplina/nível de ensino explicitando, a seguir, as principais causas da problemática. Para cada situação-problema deverá listar até três ações. A escola deverá listar, no plano de ação, até duas situações-problema por disciplina/nível de ensino explicitando, a seguir, as principais causas da problemática. Para cada situação-problema deverá listar até três ações. Plano de Ação

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Para cada ação deverá ser designada apenas uma pessoa, que não será a única envolvida, mas será a referência, a pessoa responsável para articular o desenvolvimento da ação. No campo local explicitar o espaço onde será desenvolvida a ação: sala de aula, biblioteca, laboratórios, aula de campo...

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Campo início/término determinar os meses em que será realizada a ação (por exemplo: se a ação for bimestral deverá especificar os meses em que a ação acontecerá). Operacionalização: é a metodologia, como a ação será realizada. Meta física: são os recursos materiais que serão adquiridos para subsidiar a ação.

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Meta financeira: são os recursos financeiros. Fonte: de onde proverão os recursos financeiros (PEA/SEDUC, parcerias e etc.).

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar É imprescindível que todo o processo de planejamento, implementação e avaliação do Projeto de Ensino Aprendizagem seja feito de forma coletiva, garantindo a efetiva participação de todos os segmentos escolares. É imprescindível que todo o processo de planejamento, implementação e avaliação do Projeto de Ensino Aprendizagem seja feito de forma coletiva, garantindo a efetiva participação de todos os segmentos escolares. Metodologia: algumas considerações

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Nesse contexto, o Conselho Escolar (Associação de Apoio) é uma instância que contém a representatividade de todos os segmentos e que tem entre suas atribuições a função de deliberar sobre questões político-pedagógicas, e a responsabilidade de acompanhar práticas educativas que se desenvolvem na escola, não podendo ficar à margem desse processo. É fato que a participação da Associação de Apoio precisa ser fortalecida em nossas UEs. Nesse contexto, o Conselho Escolar (Associação de Apoio) é uma instância que contém a representatividade de todos os segmentos e que tem entre suas atribuições a função de deliberar sobre questões político-pedagógicas, e a responsabilidade de acompanhar práticas educativas que se desenvolvem na escola, não podendo ficar à margem desse processo. É fato que a participação da Associação de Apoio precisa ser fortalecida em nossas UEs.

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Sugerimos a inclusão de ações dos projetos desenvolvidos pelos cursistas do Programa Profuncionário no plano de ação, e também que sejam inseridas ações referentes ao compromisso assumido pela escola na Conferência do Meio Ambiente, a fim de que estas ações tenham continuidade. As escolas deverão também definir e elaborar instrumentos para avaliação do projeto no decorrer da execução. As escolas deverão também definir e elaborar instrumentos para avaliação do projeto no decorrer da execução.

13 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar A possibilidade de sucesso de uma boa proposta depende, em grande parte, de seus ajustes às reais possibilidades e necessidades e da atuação dos agentes envolvidos.


Carregar ppt "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Avançar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google