A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara."— Transcrição da apresentação:

1 TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara LOCAL : Diretoria Regional de Ensino de Araguaína, DATA: 19/09/2012. HORÁRIO: 08hs.

2 OBJETIVO: Orientar e refletir a respeito da função do Coordenador Pedagógico nas atribuições que lhe compete, focando as dimensões articuladora, formadora e transformadora.

3 AS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO: em que se constituem
É amplamente reconhecido que a qualidade da educação se assenta sobre a competência de profissionais que se preocupam em oferecer para seus alunos e para a sociedade em geral, experiências educacionais formativas e capazes de promover o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao enfrentamento dos desafios vivenciados em um mundo globalizado, tecnológico e orientado por um acervo cada vez maior e mais complexo de informações, assim como por uma busca de qualidade em todas as áreas de atuação.

4 Para poder realizar um trabalho efetivo e significativo em uma instituição escolar, compete ao coordenador ou pretendente ao exercício dessa função, adotar uma orientação voltada para o desempenho das competências desse trabalho, tendo: Primeiramente, a visão abrangente do seu trabalho e do conjunto das competências necessárias para o seu desempenho; Em seguida, estabelecer um programa para o desenvolvimento dessas competências frente aos desafios, em cada uma das dimensões do cotidiano escolar, enumeradas a seguir:

5 1. Articuladora: busca o fortalecimento da equipe escolar articulando ações que favoreçam o bom desempenho das atividades pedagógicas e do trabalho coletivo, na construção do Projeto Político Pedagógico. Cabe portanto ao coordenador nessa dimensão:

6 1.1. Elaborar o plano de ação anual articulado com o planejamento dos docentes e com as ações propostas no Projeto Político Pedagógico; 1.2. Orientar e acompanhar o planejamento, os processos de ensino, de aprendizagem e de avaliação para que esta contemple tanto a formação integral do educando quanto o desempenho da equipe pedagógica;

7 1.3.Colaborar com o orientador educacional, coordenador de vídeo/biblioteca/informática para o aprimoramento da utilização de materiais pedagógicos e recursos tecnológicos no processo de ensino e aprendizagem; 1.4. Estimular a participação e interação do corpo docente na elaboração e no cumprimento das ações do Projeto Político Pedagógico; 1.5. Realizar o acompanhamento do planejamento e desenvolvimento do currículo.

8 2. Formadora: busca oportunizar formação aos coordenadores visando um trabalho integrado com os professores de forma que possam externar suas inquietações e resolver seus problemas, realizando reuniões de trabalho ou de estudos, zelando desses momentos para que sejam bem aproveitados. Cabe ao coordenador nessa dimensão:

9 2.1 Coordenar o processo de Formação Continuada da Unidade Escolar proporcionando a participação e o envolvimento dos docentes; 2.2 Acompanhar as relações de aprendizagem entre educando e educador orientando para que o currículo seja efetivado de forma interdisciplinar.

10 2.3 Orientar a equipe escolar nas concepções teóricas, nas Diretrizes Gerais que norteiam a Educação Básica no Tocantins, como: LDB, Diretrizes Curriculares, PCN’s, Regimento Escolar, Proposta Curricular, dentre outras; 2.4 Acompanhar sistematicamente o cumprimento e a produção pedagógica do corpo docente durante as horas atividades, garantindo um horário compatível para sua efetivação. Vídeo: Como o Coordenador pode ajudar na formação de professores especialistas.

11 Cabe ao coordenador nessa dimensão:
3. Transformadora: busca contribuir para mudança, melhoria e aprimoramento da postura do professor objetivando ações a serem apresentadas nas reuniões pedagógicas, no acompanhamento das classes, nas orientações das necessidades e dificuldades. Cabe ao coordenador nessa dimensão:

12 3.1 Orientar e acompanhar os professores quanto ao tratamento e seleção de conteúdos, avaliação contínua, recuperação paralela e atividades extra curriculares voltadas para o processo de ensino e aprendizagem; 3.2 Acompanhar a realização do processo de autoavaliação e avaliação externa da escola, utilizando os resultados para auxiliar a equipe escolar em suas estratégias de intervenção; 3.3 Apoiar e incentivar os professores na divulgação das experiências pedagógicas bem sucedidas;

13 3.4 Orientar a equipe docente quanto ao Conselho de Classe para garantir a sua eficiência e eficácia, de modo que sejam priorizados os aspectos qualitativos sobre os quantitativos, propondo ações de intervenção quando necessário; 3.5 Apropriar-se dos índices de desempenho escolar, visando propor intervenção pedagógica quando necessário; 3.6 Orientar para garantir que a avaliação seja um processo que contemple tanto o trabalho do educando quanto do educador.

14 Equipe de Formadoras de Gestores da DRE de Araguaína: Mara e Odalea
E aí, você se sente preparado(a) para o exercício da função de Coordenador(a) Pedagógico(a)? Aproveite o momento e faça uma reflexão a respeito do assunto durante a exibição do vídeo “Desafio de Gigantes”. OBRIGADA! Equipe de Formadoras de Gestores da DRE de Araguaína: Mara e Odalea


Carregar ppt "TEMA: Gestão Escolar PALESTRA: As funções do Coordenador Pedagógico MEDIADORAS: Odalea e Mara."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google