A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO I Encontro de Formadores do Gestar II e Suporte Pedagógico das U.E.s – Sede. 15/ 02/ 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO I Encontro de Formadores do Gestar II e Suporte Pedagógico das U.E.s – Sede. 15/ 02/ 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO I Encontro de Formadores do Gestar II e Suporte Pedagógico das U.E.s – Sede. 15/ 02/ 2008

2 Planejamento Planejar é acima de tudo garantir um norte e meios de realização de um trabalho realmente eficaz. Não é receita, e sim, possibilidades de garantir ações realmente voltadas para aprendizagem do aluno.

3 Estrutura do Planejamento Eixos norteadores; Competências; Habilidades; Conteúdos; Ações / situação didática; Recursos; Avaliação; Bibliografia; Observações.

4 Estrutura do Planejamento EIXOS NORTEADORES: Língua Portuguesa: 1. Prática de escuta e de leitura de textos (uso); 2. Prática de produção de textos orais e escritos (uso e reflexão); 3. Prática de análise lingüística (reflexão).

5 Estrutura do Planejamento EIXOS NORTEADORES: Matemática: 1. Números e Operações; 2. Espaço e Forma; 3. Grandezas e Medidas; 4. Tratamento da Informação.

6 Estrutura do Planejamento Competências / Habilidades Língua Portuguesa

7 Estrutura do Planejamento Competências / Habilidades Matemática

8 Estrutura do Planejamento Conteúdos: Observados a partir da matriz de habilidades do programa e buscados no(s) livro(s) didático(s); Ações / situações didáticas: Meios ou estratégias de como desenvolver as competências e habilidades pretendidas; Recursos;

9 Estrutura do Planejamento Avaliação: É fundamental que se observe seus aspectos e dimensões. 1. Diagnóstica – aprender a conhecer; 2. Formativa – aprender a fazer; 3. Somativa – aprender a viver junto; 4. Emancipatória – aprender a ser.

10 Estrutura do Planejamento Bibliografia(s): Deve-se mencionar toda a bibliografia utilizada, dentre elas, os cadernos de teoria e prática do gestar II – os TPs; Observações: É um espaço reservado para posteriores anotações, mudanças ou ajustes do trabalho a ser desenvolvido.

11 Observações: O planejamento proposto apresenta a estrutura mínima necessária; É fundamental que gestão, suporte pedagógico e professores de língua portuguesa e matemática façam estudos individuais e em grupo do guia geral do Gestar II e dos Referenciais Curriculares do Estado do Tocantins.

12 Observações: Instrumentalizar as Matrizes de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, contemplar as ações do PEA, bem como a metodologia do programa Gestar II, tendo também como suporte o livro didático em uso, sendo que este deve ser adaptado às matrizes ;

13 Observações: Os temas transversais, ÉTICA, PLURALIDADE CULTURAL, MEIO AMBIENTE, SAÚDE, ORIENTAÇÃO SEXUAL, e TRABALHO E CONSUMO, também devem ser inseridos na rotina do professor. Vale ressaltar que eles perpassam todas as disciplinas.

14 Observações: A periodicidade do planejamento deve obedecer às ações a se desenvolver e competências e habilidades pretendidas. Sugerimos o plano semestral e/ou bimestral, e essencialmente, o semanal ou quinzenal. Equipe Gestar II/ Dre – Araguaína.


Carregar ppt "Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO I Encontro de Formadores do Gestar II e Suporte Pedagógico das U.E.s – Sede. 15/ 02/ 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google