Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouEmanuel Da Silva Alterado mais de 10 anos atrás
1
Diretoria Regional de Ensino de Araguaína - TO
I Encontro de Formadores do Gestar II e Suporte Pedagógico das U.E.’s – Sede. 15/ 02/ 2008
2
Planejamento Planejar é acima de tudo garantir um ‘norte’ e meios de realização de um trabalho realmente eficaz. Não é receita, e sim, possibilidades de garantir ações realmente voltadas para aprendizagem do aluno.
3
Estrutura do Planejamento
Eixos norteadores; Competências; Habilidades; Conteúdos; Ações / situação didática; Recursos; Avaliação; Bibliografia; Observações.
4
Estrutura do Planejamento
EIXOS NORTEADORES: Língua Portuguesa: Prática de escuta e de leitura de textos (uso); Prática de produção de textos orais e escritos (uso e reflexão); Prática de análise lingüística (reflexão).
5
Estrutura do Planejamento
EIXOS NORTEADORES: Matemática: Números e Operações; Espaço e Forma; Grandezas e Medidas; Tratamento da Informação.
6
Estrutura do Planejamento
Competências / Habilidades Língua Portuguesa
7
Estrutura do Planejamento
Competências / Habilidades Matemática
8
Estrutura do Planejamento
Conteúdos: Observados a partir da matriz de habilidades do programa e buscados no(s) livro(s) didático(s); Ações / situações didáticas: Meios ou estratégias de como desenvolver as competências e habilidades pretendidas; Recursos;
9
Estrutura do Planejamento
Avaliação: É fundamental que se observe seus aspectos e dimensões. Diagnóstica – aprender a conhecer; Formativa – aprender a fazer; Somativa – aprender a viver junto; Emancipatória – aprender a ser.
10
Estrutura do Planejamento
Bibliografia(s): Deve-se mencionar toda a bibliografia utilizada, dentre elas, os cadernos de teoria e prática do gestar II – os TP’s; Observações: É um espaço reservado para posteriores anotações, mudanças ou ajustes do trabalho a ser desenvolvido.
11
Observações: O planejamento proposto apresenta a estrutura mínima necessária; É fundamental que gestão, suporte pedagógico e professores de língua portuguesa e matemática façam estudos individuais e em grupo do guia geral do Gestar II e dos Referenciais Curriculares do Estado do Tocantins.
12
Observações: Instrumentalizar as Matrizes de habilidades de Língua Portuguesa e Matemática, contemplar as ações do PEA, bem como a metodologia do programa Gestar II, tendo também como suporte o livro didático em uso, sendo que este deve ser adaptado às matrizes ;
13
Observações: Os temas transversais, ÉTICA, PLURALIDADE CULTURAL, MEIO AMBIENTE, SAÚDE, ORIENTAÇÃO SEXUAL, e TRABALHO E CONSUMO, também devem ser inseridos na rotina do professor. Vale ressaltar que eles perpassam todas as disciplinas.
14
Observações: A periodicidade do planejamento deve obedecer às ações a se desenvolver e competências e habilidades pretendidas. Sugerimos o plano semestral e/ou bimestral, e essencialmente, o semanal ou quinzenal. Equipe Gestar II/ Dre – Araguaína.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.