A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho."— Transcrição da apresentação:

1 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda

2 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar MÓDULO V COMO CONSTRUIR E DESENVOLVER OS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA?

3 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar OBJETIVO GERAL Desenvolver a capacidade de planejar e liderar o processo de gestão de forma coletiva e democrática na escola, tendo subsídios e linhas de ação importantes relativas à construção e desenvolvimento desse convívio. Buscando desenvolver, ainda, a capacidade de identificar e propor medidas para esse convívio por meio de parcerias e apoio da legislação e do regimento escolar

4 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar UNIDADE 1 Construção e desenvolvimento da convivência democrática: fundamento da escola de hoje.

5 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar elementos comuns aos propósitos da educação e à construção da convivência democrática na escola; Reconhecer qualidades necessárias aos gestores como líderes que constroem e desenvolvem a convivência democrática; Propor medidas para criar e incentivar equipes no trabalho de construção e desenvolvimento da convivência democrática na escola.

6 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar UNIDADE 2 Barreiras ao convívio democrático.

7 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar diferentes formas e determinações da violência e do convívio democrático escolar-social; Reconhecer fatores que determinam interações contraditórias na escola; Caracterizar manifestações de vivência autoritária e vivência democrática na escola; Propor modos de combater as diversas manifestações de violência escolar-social; Identificar maneiras de gerir conflitos e neutralizar antagonismos no combate escolar.

8 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar UNIDADE 3 Caminhos que levam ao convívio democrático: as parcerias.

9 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar áreas favoráveis à criação de projetos de inserção social do corpo discente de sua escola; Caracterizar áreas carentes de parcerias na sua escola; Identificar os aspectos relevantes da negociação de parceria; Reconhecer os elementos que compõem um projeto de parcerias; Relacionar os principais elementos que compõem a estrutura gerencial de um projeto; Reconhecer a função do monitoramento e da avaliação em projeto de parcerias.

10 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar UNIDADE 4 Referências essenciais e normas reguladoras da convivência democrática na escola.

11 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar OBJETIVOS ESPECÍFICOS Identificar suas responsabilidades na garantia dos direitos preconizados pelo Estatuto da criança e do Adolescente (ECA) Identificar os direitos da criança e do adolescente dentro dos princípios preconizados pelo ECA; Propor um plano de divulgação do ECA na escola e na família, visando garantir os direitos da criança e do adolescente e prevenir eventuais abusos; Caracterizar o regimento escolar como instrumento de institucionalização e consolidação dos princípios de convivência democrática construídos na escol.

12 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar FOCO DO MÓDULO V Relacionar convivência democrática com os propósitos da educação, ressaltando aspectos significativos dessa interação na construção do projeto pedagógico da escola; Apresentar um conjunto de referências comportamentais baseadas na experiência de pessoas que ocupam cargos de liderança, em diversas situações e regiões do mundo.


Carregar ppt "SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA x Fechar Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google