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PublicouMarcela Serafin Alterado mais de 10 anos atrás
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Governo do Estado do Tocantins Secretaria da Educação e Cultura
Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende
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MÓDULO V COMO CONSTRUIR E DESENVOLVER OS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA NA ESCOLA?
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OBJETIVO GERAL Desenvolver a capacidade de planejar e liderar o processo de gestão de forma coletiva e democrática na escola, tendo subsídios e linhas de ação importantes relativas à construção e desenvolvimento desse convívio. Buscando desenvolver, ainda, a capacidade de identificar e propor medidas para esse convívio por meio de parcerias e apoio da legislação e do regimento escolar
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UNIDADE 1 Construção e desenvolvimento
da convivência democrática: fundamento da escola de hoje.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar elementos comuns aos propósitos da educação e à construção da convivência democrática na escola; Reconhecer qualidades necessárias aos gestores como líderes que constroem e desenvolvem a convivência democrática; Propor medidas para criar e incentivar equipes no trabalho de construção e desenvolvimento da convivência democrática na escola.
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Barreiras ao convívio democrático.
UNIDADE 2 Barreiras ao convívio democrático.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar diferentes formas e determinações da violência e do convívio democrático escolar-social; Reconhecer fatores que determinam interações contraditórias na escola; Caracterizar manifestações de vivência autoritária e vivência democrática na escola; Propor modos de combater as diversas manifestações de violência escolar-social; Identificar maneiras de gerir conflitos e neutralizar antagonismos no combate escolar.
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Caminhos que levam ao convívio democrático: as parcerias.
UNIDADE 3 Caminhos que levam ao convívio democrático: as parcerias.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar áreas favoráveis à criação de projetos de inserção social do corpo discente de sua escola; Caracterizar áreas carentes de parcerias na sua escola; Identificar os aspectos relevantes da negociação de parceria; Reconhecer os elementos que compõem um projeto de parcerias; Relacionar os principais elementos que compõem a estrutura gerencial de um projeto; Reconhecer a função do monitoramento e da avaliação em projeto de parcerias.
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UNIDADE 4 Referências essenciais e normas reguladoras da convivência democrática na escola.
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OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Identificar suas responsabilidades na garantia dos direitos preconizados pelo Estatuto da criança e do Adolescente (ECA) Identificar os direitos da criança e do adolescente dentro dos princípios preconizados pelo ECA; Propor um plano de divulgação do ECA na escola e na família, visando garantir os direitos da criança e do adolescente e prevenir eventuais abusos; Caracterizar o regimento escolar como instrumento de institucionalização e consolidação dos princípios de convivência democrática construídos na escol.
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FOCO DO MÓDULO V Relacionar convivência democrática com os propósitos da educação, ressaltando aspectos significativos dessa interação na construção do projeto pedagógico da escola; Apresentar um conjunto de referências comportamentais baseadas na experiência de pessoas que ocupam cargos de liderança, em diversas situações e regiões do mundo.
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