A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR? 1. A Função Social de Escola 2. Um olhar sobre o papel dos Conteúdos 3. Competências e Habilidades no Contexto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR? 1. A Função Social de Escola 2. Um olhar sobre o papel dos Conteúdos 3. Competências e Habilidades no Contexto."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR? 1. A Função Social de Escola 2. Um olhar sobre o papel dos Conteúdos 3. Competências e Habilidades no Contexto Curricular 4. A Importância dos temas transversais

2 Princípios da organização curricular: Curr í culo é cultura. Curr í culo é cultura. Curr í culo referido a competências. Curr í culo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. Curr í culo que articula as competências para aprender. Curr í culo contextualizado no mundo do trabalho.

3 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA Respeito ao saber já construído. Respeito ao saber já construído. Foco em: Foco em: Orientações para gestão do currículo na escola. Orientações para gestão do currículo na escola. Orientações para gestão da aprendizagem na sala de aula. Orientações para gestão da aprendizagem na sala de aula.

4 Função Social da Escola Apropria-se de uma postura transformadora que responda aos anseios da sociedade por um ensino de qualidade para todos, pressupondo uma vivência democrática fundamentada no respeito à diversidade cultural e na convivência com o meio.

5 A IMPORTÂNCIA DE PROPOSTA CURRICULAR Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas.

6 Um Novo olhar sobre o papel dos conteúdos Que conteúdo são necessários para jovens e adultos que buscam uma escolarização tardia? A resposta poderia ser a de que os conteúdos necessários são aqueles que podem ser utilizados na vida cotidiana como meio para a autonomia do sujeito.Baseado na Declaração de Jomtien (in Oliveira e Paiva/04) entende-se que a escola deverá incorporar efetivamente os conhecimentos-conteúdos e competências- necessários para que o indivíduo possa desenvolver-se física, afetiva, intelectual e moralmente, a fim de desempenhar-se com autonomia no âmbito político, econômico e social no seu contexto de vida.(p.9).

7 Competências e Habilidades Implica o conhecimento do contexto histórico social, considerando a importância da interdisciplinaridade, a diversidade cultural presente nas relações educacionais de modo que os conhecimentos reorganizados, permitindo uma aprendizagem significativa, que favoreça ao indivíduo interagir e transformar a realidade.

8 A Importância dos Temas Transversais Não constitui em novas áreas de conhecimento; Perpassa todas as disciplinas; Atua nas diversas formas da vida cotidiana; São contextualizadas nas diferentes área.

9 Avaliação da Aprendizagem Alfabetização Disciplinas Referências


Carregar ppt "O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR? 1. A Função Social de Escola 2. Um olhar sobre o papel dos Conteúdos 3. Competências e Habilidades no Contexto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google