A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?"— Transcrição da apresentação:

1 O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?
A Função Social de Escola Um olhar sobre o papel dos Conteúdos Competências e Habilidades no Contexto Curricular A Importância dos temas transversais

2 Princípios da organização curricular:
Currículo é cultura. Currículo referido a competências. Currículo que tem como prioridade a competência leitora e escritora. Currículo que articula as competências para aprender. Currículo contextualizado no mundo do trabalho.

3 CARACTERÍSTICAS DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA PROPOSTA
Respeito ao saber já construído. Foco em: Orientações para gestão do currículo na escola. Orientações para gestão da aprendizagem na sala de aula.

4 Função Social da Escola
Apropria-se de uma postura transformadora que responda aos anseios da sociedade por um ensino de qualidade para todos, pressupondo uma vivência democrática fundamentada no respeito à diversidade cultural e na convivência com o meio.

5 A IMPORTÂNCIA DE PROPOSTA CURRICULAR
Este documento deve constituir-se em subsídio à elaboração de projetos e propostas curriculares a serem desenvolvidos por organizações governamentais e não-governamentais, adaptados às realidades locais e necessidades específicas.

6 Um Novo olhar sobre o papel dos conteúdos
Que conteúdo são necessários para jovens e adultos que buscam uma escolarização tardia? A resposta poderia ser a de que os conteúdos necessários são aqueles que podem ser utilizados na vida cotidiana como meio para a autonomia do sujeito.Baseado na Declaração de Jomtien (in Oliveira e Paiva/04) entende-se que “ a escola deverá incorporar efetivamente os conhecimentos-conteúdos e competências- necessários para que o indivíduo possa desenvolver-se física, afetiva, intelectual e moralmente, a fim de desempenhar-se com autonomia no âmbito político, econômico e social no seu contexto de vida.”(p.9).

7 Competências e Habilidades
Implica o conhecimento do contexto histórico social, considerando a importância da interdisciplinaridade, a diversidade cultural presente nas relações educacionais de modo que os conhecimentos reorganizados, permitindo uma aprendizagem significativa, que favoreça ao indivíduo interagir e transformar a realidade.

8 A Importância dos Temas Transversais
Não constitui em novas áreas de conhecimento; Perpassa todas as disciplinas; Atua nas diversas formas da vida cotidiana; São contextualizadas nas diferentes área.

9 Avaliação da Aprendizagem
Alfabetização Disciplinas Referências


Carregar ppt "O QUE DEVE CONTEMPLAR UM PROPOSTA CURRICULAR?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google