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SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS Infra-estrutura das escolas. Espaço para a Educação Física. Índice de reprovação. Fluxo Escolar. Rotatividade de.

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1 SISTEMA MUNICIPAL DE SANTA MARIA – RS Infra-estrutura das escolas. Espaço para a Educação Física. Índice de reprovação. Fluxo Escolar. Rotatividade de professores. Distribuição de escolas, turmas, alunos e professores. Ensino noturno. Propostas Pedagógicas e Regimentos. Hora-atividade semanal do professor. Gestores das escolas. Infra-estrutura das escolas. Espaço para a Educação Física. Índice de reprovação. Fluxo Escolar. Rotatividade de professores. Distribuição de escolas, turmas, alunos e professores. Ensino noturno. Propostas Pedagógicas e Regimentos. Hora-atividade semanal do professor. Gestores das escolas. CONJUNTURA DA REALIDADE DAS ESCOLAS MUNICIPAIS

2 POLÍTICAS EDUCACIONAIS SMED CURRÍCULO E AÇÕES PEDAGÓGICAS VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO GESTÃO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

3 OBJETIVOSOBJETIVOS Dar ênfase a processos educacionais que propiciem a equidade e a qualidade do ensino e da aprendizagem. Garantir o acesso, a permanência e o sucesso do aluno na escola, no sentido de contribuir para a inclusão, a emancipação social e o exercício da cidadania. Valorizar e promover o desenvolvimento profissional e tecnológico no Sistema Municipal de Ensino. Revitalizar a cultura organizacional das escolas municipais, tendo como pilares a gestão democrático-participativa, a ética, a competência técnica e humana.

4 Ampliar o acesso e qualificar o atendimento das crianças de zero a cinco anos. Universalizar e democratizar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes em idade de 6 a 14 anos na escola. Oportunizar a educação profissional e a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos. Garantir a educação inclusiva nas Escolas Municipais. [Re]estruturar a organização curricular das EMEIs e EMEFs. Promover a formação continuada e valorização dos profissionais da educação. Recensear e integrar as instituições de Educação Infantil escolas de educação infantil existentes no sistema municipal de Santa Maria/RS. Ampliar o acesso e qualificar o atendimento das crianças de zero a cinco anos. Universalizar e democratizar o acesso e a permanência das crianças e adolescentes em idade de 6 a 14 anos na escola. Oportunizar a educação profissional e a continuidade dos estudos na Educação de Jovens e Adultos. Garantir a educação inclusiva nas Escolas Municipais. [Re]estruturar a organização curricular das EMEIs e EMEFs. Promover a formação continuada e valorização dos profissionais da educação. Recensear e integrar as instituições de Educação Infantil escolas de educação infantil existentes no sistema municipal de Santa Maria/RS.

5 Revitalizar e qualificar o trabalho administrativo-pedagógico das escolas. Qualificar o planejamento escolar e a implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares. Acompanhar e melhorar o IDEB das escolas municipais. Revitalizar a reflexão entre as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de estimular a interlocução e integração dos professores do Sistema Municipal. Elaborar e executar programas educacionais que potencializem a Educação Básica. Dar visibilidade às boas práticas educacionais do Sistema Municipal de Ensino. Revitalizar e qualificar o trabalho administrativo-pedagógico das escolas. Qualificar o planejamento escolar e a implementação de práticas pedagógicas interdisciplinares. Acompanhar e melhorar o IDEB das escolas municipais. Revitalizar a reflexão entre as diferentes áreas do conhecimento, no sentido de estimular a interlocução e integração dos professores do Sistema Municipal. Elaborar e executar programas educacionais que potencializem a Educação Básica. Dar visibilidade às boas práticas educacionais do Sistema Municipal de Ensino.

6 Apoio à participação dos professores em eventos educacionais / escola. Publicações artigos, compartilhamento de experiências e pesquisas. Parcerias com IES – articular assessoria pedagógica, formação e projetos. Curso de Formação de Gestores e Educadores em Educação Inclusiva. Cursos, oficinas e trocas de experiência. Pro-Letramento (UNISINOS/MEC) – Alfabetização e Linguagem. Programa de Formação Gestar II – Matemática e Português anos finais. Rede de Formação Continuada – Artes e Educação Física. Programa de Formação em Ciências Humanas e Sociais – História e Geografia. Escola de Gestores – especialização para diretores e vice-diretores. IX Congresso Internacional de Educação Popular e XVIII Seminário Internacional de Educação Popular – MOBREC. Seminário de Educação – SINPROSM. Seminários Regionais de Educação. VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

7 Conferência Intermunicipal de Educação – agregada a CONAE [Re]constituição do grupo de estudos da EJA. Seminário para socialização de experiências de projetos pedagógicos desenvolvidos na EJA. Grupos de estudos regionais de educação infantil. Formação dos professores da Educação Infantil com equipe multiprofissional. Curso Tecnologias da Educação: Ensinando e aprendendo com as TICs. Educação Digital: curso básico, blog, html, foto digital e rádio. Profuncionário. Grupos de Estudos para o uso de softwer na educação infantil e anos iniciais. Grupos de aprendizagens compartilhadas. Oficinas: IV Encontro Compartilhando Prática de Uso das Tecnologias da Informação e Comunicação I Seminário de Educação Profissional. Cursos de formação para professores da educação profissional. VALORIZAÇÃO E FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO

8 [Re]estruturação das diretrizes curriculares, parâmetros curriculares municipais; Propostas Pedagógicas e Regimentos. Levantamento e análise dos indicadores da educação municipal. Assessoramento, acompanhamento e visitações às escolas municipais. Envio de materiais e subsídios teóricos às escolas. Programa nacional de fornecimento de materiais didático-pedagógicos. Programa de Educação Fiscal. Avaliação e assessoramento de projetos educacionais às escolas. Assessoramento às salas de informática. Acompanhamento e assessoramento às escolas quanto a avaliação de alunos com necessidades especiais. Encontros periódicos com professores. Prova Brasil/09. Provinha Brasil/09. Parcerias relacionadas a projetos de ensino, pesquisa e extensão. Implementação de ações educacionais que atendam: Lei nº /2003 – Afro; Lei Municipal Educ. Ambiental; Lei nº 5013/2007 – Drogas. CURRÍCULO E AÇÕES PEDAGÓGICAS

9 Atendimento à demanda das Secretarias, Instituições e outros Órgãos: participação em Comissões, representatividade em solenidades, reuniões, projetos, assessoramento, outros. Definição de diretrizes e parcerias para a educação indígena no município. Articulação e assessoramento do PDE-Escola, LSE, PSE, outros. Estudos, avaliação e [re]estruturação do PAR. Encaminhamentos para o EDUCACENSO. Parceria com a Central de Matrículas. Orientações e acompanhamento do cumprimento do Calendário Escolar. Assessoramento às Propostas Pedagógicas e Regimentos Escolares. Investimento na cultura de aproveitamento das horas-atividades do professor. Acompanhamento e assessoramento às ações de gestão das Escolas. Acompanhamento e assessoramento aos órgãos colegiados das Escolas. Encaminhamentos junto ao Conselho Municipal de Educação quanto a questões normativas do Sistema Municipal de Educação. GESTÃO EDUCACIONAL

10 Reuniões e grupos de trabalho com o SINPROSM, CME, outras Instituições, Órgãos e Entidades para encaminhamentos educacionais. Assessoramento à [re]estruturação dos convênios com escolas. Assessoramento à [re]estruturação do Sistema Municipal. Encaminhamentos do Programa PROINFÂNCIA. Encaminhamentos às demandas das quadras de esporte das escolas. Estruturação e implementação do PRAEM – Programa de Apoio Educacional Municipal (projeto piloto na região norte). Levantamento de necessidades/possibilidades das escolas quanto as salas de informática para encaminhamentos ao MEC Encaminhamentos para as Salas Multifuncionais nas escolas. Encaminhamentos do Programa de Acessibilidade nas escolas. GESTÃO EDUCACIONAL

11 [Re]estruturação das ações administrativo-pedagógicas da EMAI. [Re]vitalização das salas de informática já existentes nas escolas. Implementação de novas salas de informática nas escolas urbanas e rurais – Proinfo. Articulação de grupos de aprendizagem compartilhadas (TICs na educação). Implementação e coordenação do E-Tec Brasil. Projeto Educação, Trabalho e Cidadania. Representatividade no Comitê de Empreendedorismo Municipal. Estruturação da educação profissionalizante na EJA – EMAI, CTISM, outros. Assessoramento técnico-pedagógico às escolas com salas de informática. Estruturação de critérios para implementação e lotação de professores nas salas de informática. EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

12 Reuniões regionais com as equipes diretivas. Comitê Empreendedorismo. Curso Mídias. Pro-Letramento. Legislação anexos: Lei nº /2003 – Afro; Lei Municipal Educ. Ambiental; Lei nº 5013/2007 – Drogas; horas-atividade do professor. AVISOS


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