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Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,

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Apresentação em tema: "Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior,"— Transcrição da apresentação:

1 Uma educação básica de qualidade. Essa é a prioridade do PDE. Investir na educação básica significa investir na educação profissional e na educação superior, porque elas estão ligadas, direta ou indiretamente. Significa também envolver todos, pais, alunos, professores e gestores, em iniciativas que busquem o sucesso e a permanência do aluno na escola. PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação

2 O Ministério da Educação pretende mostrar à sociedade tudo o que se passa dentro e fora da escola, realizando uma grande prestação de contas. Se as iniciativas do MEC não chegarem à sala de aula e beneficiarem a criança, não se conseguirá atingir a qualidade que se deseja à educação brasileira. Por isso, é importante a participação de toda a sociedade no processo. O que se Pretende

3 PDE - Plano de Desenvolvimento da Educação Não é um Plano Isolado. É uma ação conjunta entre Ministérios e a integração de Programas e Projetos que já existiam dentro do MEC Fundeb mais recursos p/ educação Educac.Superior Duplicar vagas nas Univ Federais UAB

4 Nova CAPES Proinfância Incentivo à ciência Ampliação da Rede Inclusão Digital Provinha Brasil Olhar Brasil Saúde nas Escolas Transporte Escolar Educação Profissional Censo on-line

5 Compromisso Todos pela Educação É um plano de metas que integra o PDE e diz respeito a mobilização em torno da melhoria da educação básica no Brasil. Entre as Diretrizes, há orientações para que se promova maior participação de todos, inclusive das famílias, no acompanhamento da educação e a Constituição de um Comitê do Compromisso para que a sociedade possa colaborar e acompanhar os resultados.

6 Compromisso Todos pela Educação Principal Objetivo Melhoria da qualidade da educação básica por meio do apoio técnico e financeiro do MEC, da mobilização de recursos e de parcerias da sociedade em apoio aos trabalhos dos estados, do DF e dos Municípios em suas redes e Escolas.

7 Onde entra o IDEB? É o indicador - base para as ações do PDE /Compromisso Todos pela Educação como: -Repasse de recursos; -Estabelecimento de prioridades no atendimento; -Acompanhamento sistemático e por meio de equipes do Ministério da Educação; -Linhas de financiamento diferenciadas; Decreto

8 IDEB Índice de Desenvolvimento da Educação Básica Indicador objetivo para verificação do cumprimento das metas do Compromisso Todos pela Educação. Será calculado e divulgado pelo INEP, a partir dos dados sobre aprovação escolar extraídos do Censo Escolar e nas avaliações do INEP (Saeb, Prova Brasil) – não mais por amostragem, mas em totalidade.

9 O IDEB é um índice que permite comparação entre escolas de todo o território nacional. Além de ser comparável nacionalmente, expressa em valores os dois resultados mais importantes na educação: aprendizagem e fluxo. Aprendizagem – o modo como as pessoas adquirem conhecimento, desenvolvem competências e mudam o comportamento. Fluxo – O caminho, curso em que o aluno percorre para concluir determinada etapa do seus estudos. Relação série/tempo

10 A combinação entre eles equilibra as duas dimensões e o IDEB indica se: 1.Se a escola retiver seus alunos objetivando resultados melhores no prova Brasil, o fluxo é alterado indicando necessidades de intervenções e melhorias nestes sistema de ensino. 2.Se a escola acelerar a aprovação (tendo uma aprovação sem qualidade), o resultado da Prova Brasil indicará necessidades de melhorias no sistema de ensino. Daí justificar o IDEB como índice de equilíbrio entre estes dois pontos.

11 Entendendo melhor! 1.A Escala do IDEB vai de 0 a 10 2.Um IDEB bom é considerado a partir do índice 6,0 3.O IDEB do Brasil hoje é de 3,8 A Meta é que o IDEB do Brasil chegue a 6,0 em 2022.

12 Outro aspecto a ser entendido! Cada Estado e Município tem suas Metas – São as chamadas Metas Intermediárias! Isto significa que: Aqueles com IDEB abaixo da média, terão que fazer maior esforço para chegar à média nacional. Aqueles com IDEB melhor, também terão que se esforçar para superar a média nacional. O alcance da Média Nacional é a resposta da diminuição das desigualdades entre redes, estados e municípios.

13 TOTAL Anos iniciais do EFAnos finais do EFEnsino Médio ,86,03,55,52,45,2 Localização Urbana4,06,2---- Rural2,74,9---- Dependência Administrativa Pública3,65,83,25,23,14,9 Federal6,47,86,37,65,67,0 Estadual3,96,13,35,33,04,9 Municipal3,45,73,15,12,94,8 Privada5,97,55,87,35,67,0 IDEB 2005 e projeções para o Brasil

14 Fases do Ensino 2005 (observado) Projeção do IDEB - Tocantins Anos Iniciais do Ensino Fundamental 3,63,74,04,54,75,05,35,65,9 Anos Finais do Ensino Fundamental 2,43,43,53,84,24,64,85,15,4 Ensino Médio2,93,93,03,23,43,84,24,54,7 IDEB 2005 e projeções para o Tocantins 4 municípios/DRE

15 Cuidados que se devem Ter: Nem sempre o IDEB de um município ser alto, significa que todas as U.Es desta cidade tem IDEB elevado.

16 Fases do Ensino 2005 (observado) Projeção do IDEB - Tocantins Anos Iniciais do Ensino Fundamental 3,83,94,24,64,95,25,45,76,0 Anos Finais do Ensino Fundamental 2,82,93,03,33,74,14,34,64,9 IDEB 2005 e projeções para Escola CAIC

17 IDEB – PDE – FUNDEB – Coloque estas informações como mais uma ferramenta no seu Trabalho!


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