A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Profª Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Profª Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury."— Transcrição da apresentação:

1 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Profª Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury

2 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar A história da educação pública está associada à luta pela construção dos direitos sociais e humanos

3 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Luta em prol da ampliação, da laicidade, gratuidade, da obrigatoriedade, da universalização do acesso, da gestão democrática, da ampliação da jornada escolar, da educação de tempo integral, da garantia de padrão de qualidade.

4 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Democratização – bandeira dos movimentos sociais AcessoPermanênciaSucesso

5 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Sucesso Escolar Sucesso Escolar Direito a educação Direito a educação Trajetória escolar sem interrupção; Trajetória escolar sem interrupção; Respeito ao desenvolvimento humano, à diversidade e ao conhecimento; Respeito ao desenvolvimento humano, à diversidade e ao conhecimento; consolidação de condições dignas de trabalho, consolidação de condições dignas de trabalho, formação e valorização dos profissionais formação e valorização dos profissionais

6 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Sucesso Escolar Sucesso Escolar Construção de PPP e PDI articulados com a comunidade e demandas dos movimentos sociais Construção de PPP e PDI articulados com a comunidade e demandas dos movimentos sociais Reconhecimento do peso das desigualdades sociais nos processos de acesso e permanência à educação e a necessidade da construção de políticas e práticas de superação desse quadro Reconhecimento do peso das desigualdades sociais nos processos de acesso e permanência à educação e a necessidade da construção de políticas e práticas de superação desse quadro

7 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Sucesso Escolar Adequar tempo didático ao tempo de aprendizagem Adequar tempo didático ao tempo de aprendizagem Valorização dos profissionais: formação, salário e carreira Valorização dos profissionais: formação, salário e carreira

8 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Gestão Democrática Participação Participação Autonomia Autonomia Transparência Transparência pluralidade pluralidade

9 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação Infantil – consolidação de políticas, diretrizes e ações:realização do censo, atendimento das crianças por profissional habilitado, revisão do currículo, a ampliação e a oferta pelo poder público. Educação Infantil – consolidação de políticas, diretrizes e ações:realização do censo, atendimento das crianças por profissional habilitado, revisão do currículo, a ampliação e a oferta pelo poder público.

10 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Anos finais do Ensino Fundamental – superação da ruptura entre os anos iniciais, ciclos, séries e outras formas de organização, como tempos e espaços interdependentes e articulados entre si.Anos finais do Ensino Fundamental – superação da ruptura entre os anos iniciais, ciclos, séries e outras formas de organização, como tempos e espaços interdependentes e articulados entre si.

11 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Ensino Fundamental para nove anos Ensino Fundamental para nove anos Universalização e ampliação garantindo mais tempo e mais oportunidade para a aprendizagem Universalização e ampliação garantindo mais tempo e mais oportunidade para a aprendizagem

12 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Ensino Médio e Educação Profissional - busca da ruptura do dualismo estrutural entre as duas modalidades (formação voltada para a demanda do mercado de trabalho e mundo da produção Ensino Médio e Educação Profissional - busca da ruptura do dualismo estrutural entre as duas modalidades (formação voltada para a demanda do mercado de trabalho e mundo da produção

13 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação de Jovens e Adultos (EJA) – consolidação de uma política que garanta formação integral, de alfabetização e das demais etapas de escolarização, ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade. Educação de Jovens e Adultos (EJA) – consolidação de uma política que garanta formação integral, de alfabetização e das demais etapas de escolarização, ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade.

14 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação Especial – implementação de uma política educacional como garantia da transversalidade da educação especial na educação (transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos) Educação Especial – implementação de uma política educacional como garantia da transversalidade da educação especial na educação (transformação dos sistemas educacionais em sistemas inclusivos)

15 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Educação de Jovens e Adultos (EJA) – consolidação de uma política que garanta formação integral, de alfabetização e das demais etapas de escolarização, ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade. Educação de Jovens e Adultos (EJA) – consolidação de uma política que garanta formação integral, de alfabetização e das demais etapas de escolarização, ao longo da vida, inclusive àqueles em situação de privação de liberdade.

16 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE EFETIVAÇÃO Tecnologias e Conteúdos Multimidiáticos – ressaltar o importante papel da escola como ambiente de inclusão digital, custeada pelo poder público

17 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Currículo – redimensionamento das formas de organização e de gestão do tempo e espaços pedagógicos, humanizar e assegurar um processo de ensino-aprendizagem significativo Currículo – redimensionamento das formas de organização e de gestão do tempo e espaços pedagógicos, humanizar e assegurar um processo de ensino-aprendizagem significativo

18 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Formação de leitores e de mediadores em especial na Educação Básica, com a renovação e manutenção das bibliotecas com equipamentos, espaços e acervos bibliográficos, como condição para a melhoria do processo Formação de leitores e de mediadores em especial na Educação Básica, com a renovação e manutenção das bibliotecas com equipamentos, espaços e acervos bibliográficos, como condição para a melhoria do processo

19 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Práticas culturais e sociais dos estudantes e da comunidade local – como dimensões formadoras, que se articulam com a educação e que deverão ser consideradas na produção cotidiana do trabalho escolarPráticas culturais e sociais dos estudantes e da comunidade local – como dimensões formadoras, que se articulam com a educação e que deverão ser consideradas na produção cotidiana do trabalho escolar

20 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Direito às formas alternativas de gestão – garantia e reconhecimento pelo poder público, de acordo as necessidades de grupos culturais e sociais específicos – do campo, indígenas, remanescentes de quilombos... Direito às formas alternativas de gestão – garantia e reconhecimento pelo poder público, de acordo as necessidades de grupos culturais e sociais específicos – do campo, indígenas, remanescentes de quilombos...

21 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Escola de tempo Integral: em termos de número de vagas e de demandas educacionaisEscola de tempo Integral: em termos de número de vagas e de demandas educacionais + qualidade + convivência + cidadania + qualidade + convivência + cidadania

22 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Sistema S – ampliação da gratuidade em cursos e programas de educação profissional, bem como do número de vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada. Sistema S – ampliação da gratuidade em cursos e programas de educação profissional, bem como do número de vagas em cursos técnicos de formação inicial e continuada.

23 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar PILARES DE SUSTENTAÇÃO Educação Superior - reconhecer como bem público: equidade,qualidade, pertinência e compromisso com a sociedade. No turno diurno, noturno e tempo integral. Educação Superior - reconhecer como bem público: equidade,qualidade, pertinência e compromisso com a sociedade. No turno diurno, noturno e tempo integral.

24 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Professoras Professoras Reassilva Trilha Muniz Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury Rose Mary Amoury

25 Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar

26


Carregar ppt "Democratização do Acesso, Permanência e Sucesso Escolar Profª Reassilva Trilha Muniz e Rose Mary Amoury."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google