A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura."— Transcrição da apresentação:

1 Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura

2 GESTAR Compromisso com a qualidade no ensino

3 O que é o Gestar? É um Programa de formação continuada semipresencial orientado para a formação de professores de Matemática e de Língua Portuguesa, que objetiva a melhoria do Processo de ensino e aprendizagem

4 Foco do Programa Atualização dos saberes dos Professores Subsídios e acompanhamento dos professores e alunos (6º ao 9º ano) Fundamental Acompanhamento na própria Unidade Escolar

5 Proposta Pedagógica A Proposta Pedagógica está pautada na formação continuada dos professores, orientações didáticas (sugestões de planos de aula e atividades de apoio à aprendizagem).

6 O GESTAR pretende promover inovações: Na qualidade de ensino, tornando os professores autônomos e mais competentes; Na ação pedagógica da direção e do corpo docente;

7 O GESTAR pretende promover inovações: Nas práticas de ensino-aprendizagem, de forma crítica e autônoma, nos âmbitos social, cultural e histórico de professores e alunos; Na reflexão sobre as representações acerca da profissão do magistério, do seu papel social e das competências que lhe são exigidas.

8 Proposta Pedagógica Foco Elevar o desempenho escolar dos alunos em matemática e língua portuguesa 1 2 3

9 Material do Programa Guia Geral; Caderno de Teoria e Prática (TP); SAVAP.

10 Sistema de Avaliação do Professor Cursista Direitos do Professor Cursista Receber todo material do programa; Participar de todas as oficinas; Ter um formador que o acompanhe; O professor será avaliado pela SEDUC/Equipe GestarII, em: avaliação final – 4,0; portfólio – 3,0; encontro presencial – 3,0; Ter um certificado de conclusão de curso.

11 Deveres como professor cursista Freqüência obrigatória as atividades do programa; Estudo dos cadernos de teoria e prática; Realização das atividades pedagógicas, projetos e auto avaliações; Planejamento de ensino com base no Referencial Curricular e nas diretrizes do programa.

12 Atribuições e Responsabilidades Formador Apresentação e divulgação do gestar; Planejar os encontros presenciais; Realizar acompanhamento pedagógico; Executar as sessões presenciais; Avaliar o desenvolvimento do professor.

13 Do Diretor e Coordenador Pedagógico Organizar horários de estudo dos professores; Oferecer local apropriado para a realização das reuniões periódicas (4 horas de duração) com o formador de Língua Portuguesa e Matemática; Realizar acompanhamento da prática pedagógica em consonância com o programa.

14 O que é Avaliação Diagnóstica? Conjunto de questões elaboradas para aferir o conhecimento da criança nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática. É uma ferramenta disponível no Programa de apoio à aprendizagem (nas versões do aluno e do professor), que disponibiliza uma série de modelos de planos de aula para o desenvolvimento dos alunos.

15 Quando é realizada a avaliação diagnóstica do Gestar A avaliação diagnóstica do GESTAR é externa e se realiza em 02 (dois) momentos da implementação do Programa: 1 Momento (Avaliação de Entrada): no início do projeto; 2 Momento (Avaliação Final): ao final do ano letivo e no final do programa.

16 EXPECTATIVAS DE MUDANÇAS A PARTIR DO GESTAR II

17 O NOVO INCOMODA. POR QUÊ? PORQUE DESAFIA. MAS, QUEIRAM OU NÃO, O NOVO SEMPRE VEM. E, PARA NOSSA FELICIDADE, O NOVO GERALMENTE VENCE. E, QUANDO O NOVO VENCE, A MÁQUINA DO MUNDO GIRA MELHOR. NOVOS PROJETOS DEIXAM AS TRISTEZAS NUMA AGENDA QUE NÃO SE ABRE MAIS. NOVAS CRIANÇAS SURGEM PARA NOS DAR AS MÃOS. NOVOS PASSOS EXIGEM DE NÓS CORAGEM. O NOVO É BELO PORQUE NOS MUDA, NOS LEVA A NOVAS ESTAÇÕES. O NOVO NOS TORNA PESSOAS MELHORES PORQUE NOS TORNA NOVAS PESSOAS. O NOVO É LINDO. ASSIM COMO OS SONHOS, O NOVO NÃO ENVELHECE. Fonte:Texto Retirado da Propaganda da Ford. Revista Época, n 306, 29/03/2004. Editora Globo. São Paulo O NOVO


Carregar ppt "Secretaria da Educação e Cultura Maria Auxiliadora Seabra Rezende Governo do Estado do Tocantins Marcelo de Carvalho Miranda Secretaria da Educação e Cultura."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google