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1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004.

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1 1 III Encontro de Avaliação Institucional da Universidade de São Paulo Hélio Nogueira da Cruz Comissão Permanente de Avaliação - CPA 30/09/2004

2 2 Sumário 1.Breve Relato da Avaliação Institucional e Departamental 2.Resultados Iniciais da Auto-Avaliação 3.Tópicos Especiais 4.Observações Finais

3 3 1 - Breve Relato da Avaliação Institucional e Departamental (1) 1.1 - Histórico –1º Ciclo de Avaliação: 1992 a 1999 – Avaliação de 204 Departamentos –2º Ciclo de Avaliação: 2003-2005

4 4 1 - Breve Relato da Avaliação Institucional e Departamental (2) 1.2 - Visão Geral da Avaliação Institucional –A avaliação tem como objetivo central o constante aprimoramento da Universidade. É de alta prioridade da atual gestão. –A reflexão sobre o planejamento e a avaliação devem colaborar, per si, para o fortalecimento da identidade institucional e para a melhor utilização dos recursos disponíveis. –Os documentos gerados serão utilizados pelas Comissões Centrais para deliberações associadas à contratação de docentes, gastos com investimentos, criação de cursos etc.

5 5 1 - Breve Relato da Avaliação Institucional e Departamental (3) 1.3 - Enfoque da Avaliação Institucional –Tratar a instituição na sua globalidade –Integrar os objetivos da universidade –Combinar avaliação externa e interna –Combinar informação quantitativa e qualitativa –Definir e implementar a metodologia de avaliação democraticamente –Respeitar e fortalecer a identidade institucional –Informar a comunidade interna e a sociedade

6 6 1 - Breve Relato da Avaliação Institucional e Departamental (4) 1.4 - 2º Ciclo de Avaliação Institucional : 2003-2005 Resolução do Conselho Estadual de Educação – CEE de Abril/2002 Relatórios CEE –Planejamento Geral de Avaliação Interna – Junho/2001 –Relatório Parcial de Avaliação Institucional – Junho/2003 –Relatório Final – Junho 2005 Avaliação de 36 Unidades de Ensino e Pesquisa/ 199 Departamentos/ 28 Órgão Centrais de Direção e Serviço sendo 12 com Avaliação Externa Apoio para elaboração do Planejamento Estratégico

7 7 2 - Resultados Iniciais da Auto-Avaliação Apresentação das auto-avaliações pelos diretores por área e dos Órgãos Centrais de Direção e Serviço (Março e Maio/2004) Principais temas levantados (de Graduação, de Pós-Graduação, de Pesquisa, de Extensão, de Bibliotecas, de Informática e de Órgãos Centrais de Direção e Serviço) Reunião sobre temas priorizados: Internacionalização e Aprimoramento de práticas pedagógicas (Abril/2004) Reunião com responsáveis por Órgãos Centrais de Direção e Serviço (Maio/2004)

8 8 2.1 - Principais metas das unidades em relação à Graduação

9 9 2.2 - Principais metas das unidades em relação à Pós-Graduação

10 10 2.3 - Principais metas das unidades em relação à Pesquisa

11 11 2.4. - Principais metas das unidades em relação à Cultura e Extensão Universitária

12 12 2.5 - Adequação da infra-estrutura de biblioteca nas Unidades em geral

13 13 2.6 - Adequação da infra-estrutura de informática das unidades em geral

14 14 3 - Tópicos Especiais 3.1 - Vagas na Graduação 3.2 - Avaliação/Assessoria Externa

15 15 3.1.1 - Evolução do Número de Vagas por Área de Conhecimento 4.319 3.040 2.208

16 16 3.1.2 - Evolução do Número de Vagas por Campus

17 17 3.2 - Avaliação/Assessoria Externa (1) 3.2.1 - Abrangência Novo enfoque: consultoria e sugestões de melhorias -Previsão -199 Departamentos -108 Comissões -136 Assessores brasileiros -126 Assessores estrangeiros Situação em 30 de setembro de 2004 -38 Comissões confirmadas (envolvendo 68 Departamentos) -08 Departamentos Avaliados: Filosofia(FFLCH), Física Matemática, Física Geral e Física de Materiais e Mecânica (IF), Música e Artes Cênicas(ECA), Biologia (IB), Biologia (FFCLRP).

18 18 3.2 - Avaliação/Assessoria Externa (2) 3.2.2 - Primeiros resultados/recomendações: -Os Departamentos estão sendo considerados de alta qualidade e demonstram crescimento persistente de seus padrões acadêmicos -Maior internacionalização dos projetos e programas -Extensão universitária apresenta boa qualidade -Renovação e ampliação do quadro docente são prioritárias (idade, aposentadoria) -Ampliação do espaço físico (salas de aula, bibliotecas, salas de professores) -Melhoria de equipamentos de laboratório -Melhoria de bibliotecas (são boas e devem melhorar o acervo) -Apoio ao aprimoramento da informática (ampliação) -A Iniciação Científica é muito significativa (ampliação) cont.

19 19 3.2 - Avaliação/Assessoria Externa (3) Cont.3.2.2 -Aprimoramento de práticas pedagógicas -Material didático -Melhoria de salas de aula -Pontos observados associados ao currículo: -Flexibilizar os currículos -Aumentar a oferta disciplinas sobre temas da fronteira do conhecimento -Aumentar a oferta de disciplinas optativas (Departamentos e Unidades) -Eliminar redundâncias das ementas -Aumentar a integração das disciplinas (entre Departamentos e Unidades)

20 20 3.2 - Avaliação/Assessoria Externa (4) 3.2.3 - Comentários da CPA Relatórios dos Assessores são de alta qualidade. Apresentam-se de forma clara, precisa e oferecem sugestões específicas. Indicam os pontos altos e as principais necessidades Os responsáveis pela avaliação nas Unidades consideram positiva a sistemática atual da Avaliação Departamental (reunião dos pares com o corpo docente) Recomendação de ampla divulgação destes relatórios aos membros de cada Departamento Os Relatórios dos Assessores estão sendo utilizados como apoio às decisões da Comissão de Claros Docentes

21 21 4 - Observações Finais Avaliação Externa para Órgãos Centrais foi aprovada Alinhamento da Avaliação Institucional da USP com o Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior - SINAES (MEC) é adequado Inserção Internacional da USP –XIV Encontro da Associação das Universidades de Língua Portuguesa – AULP –European Credit Transfer System – ECTS (Contrato de Bologna) Evento previsto para os dias 10 e 11 de novembro de 2004 Continuidade dos trabalhos da CPA –Apoio ao Planejamento Estratégico para funcionários –Entrega de Relatórios sobre Carga Didática Relatório Final CEE: Junho de 2005


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