A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pró-Reitoria de Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação Universidade de São Paulo Sonia Teresinha de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pró-Reitoria de Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação Universidade de São Paulo Sonia Teresinha de."— Transcrição da apresentação:

1 Pró-Reitoria de Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação Universidade de São Paulo Sonia Teresinha de Sousa Penin Agosto de 2005

2 Graduação Visão das Unidades Citação de todas as Unidades: Reestruturação pedagógica/curricular Citações freqüentes e consideradas positivas: Implantação de novos cursos; Implantação de novos cursos; Cursos inter-unidades; Políticas institucionais para a recepção de calouros; Salas Pró-aluno;

3 Graduação Visão das Unidades Citações freqüentes e consideradas positivas: Programa de Aperfeiçoamento do Ensino (GAP) Estabelecimento de ciclos básicos (engenharias, letras); Iniciativas visando a inserção internacional Incentivo à Iniciação Científica e trabalhos extra-classe Processo de transferência

4 Projetos mais específicos Comissão Permanente de Licenciatura; Estabelecimento de tutorias; Melhoria dos equipamentos; Produção de material didático; Cursos cooperativos (quadrimestrais/módulos) Discussão da graduação nas Unidades: FAU, FCFRP, FMVZ, EE e IQ

5 Principais Dificuldades Detectadas Dificuldade gerada pela estrutura departamental - dificuldade de pensar o curso como algo singular. Cursos sob a responsabilidade de um único departamento; Cursos sob a responsabilidade de um único departamento; Cursos sob a responsabilidade de um departamento e com a participação de outro(s); Cursos interdepartamentais; Cursos inter-unidades

6 Principais Dificuldades Detectadas Reposição de quadros docente e técnico administrativo; Limitação do espaço físico; Falta de verbas orçamentárias para a graduação; Baixo índice de resposta – avaliação discente Currículos engessados - grande quantidade de disciplinas obrigatórias e poucas optativas.

7 Integração da graduação Com a Pesquisa Com a Pesquisa Com a Pós-Graduação Com a Pós-Graduação Com a extensão: Com a extensão:

8 Graduação Visão Externa Maior dificuldade: Estrutura Departamental X Curso de Graduação. Há cursos: Há cursos:DepartamentaisInterdepartamentaisInterunidades A avaliação dos cursos de graduação não pode ser feita, tendo o Departamento como célula básica do seu desenvolvimento.

9 Característica comum detectada Nítida consolidação da idéia de que a avaliação é parte do processo pedagógico e que deve ser aprimorada; Há uma nítida cultura visando a otimização e ampliação dos cursos de graduação: Criação de novos cursos, preferencialmente inovadores e caracterizados por currículos diferenciados e mais flexíveis Criação de novos cursos, preferencialmente inovadores e caracterizados por currículos diferenciados e mais flexíveis Ampliação das vagas atualmente oferecidas. Ampliação das vagas atualmente oferecidas.

10 Graduação – avaliação global Fica evidente nos relatórios: Fica evidente nos relatórios: Preocupação com a excelência dos cursos Preocupação com a reposição de docentes e funcionários Preocupação com o acompanhamento dos egressos dos cursos e intercâmbios internacionais

11 Graduação – avaliação global A diferença de velocidade no desenvolvimento do processo avaliativo, com a estruturação das comissões internas e com a análise dos indicadores disponíveis; A dificuldade de integração entre os vários departamentos, resultando em grades curriculares estanques.

12 Graduação – avaliação global Tal situação deve ser estudada e talvez passe por uma análise da estrutura departamental frente as atividades de ensino, envolvendo aí, também, os programas de pós-graduação. Seria um erro acreditar que isso poderia ser resolvido criando-se estruturas próprias para o desenvolvimento pleno dos cursos em cada departamento. Seria um erro acreditar que isso poderia ser resolvido criando-se estruturas próprias para o desenvolvimento pleno dos cursos em cada departamento.

13 Graduação – avaliação global Graduação nos diferentes campi Campi de Ribeirão Preto e São Carlos A expansão tem tido reflexos na vocação dos diferentes campi, denotando a transposição para um patamar mais generalista para alguns deles. (RP e SC) Cursos inovadores que têm o respaldo das Unidades do Campus central ou do próprio local. Física Médica (RP) e Licenciatura em Ciências (SC). Aproveitaram a excelência dos cursos estabelecidos e caminharam na direção que as torna, hoje, unidades universitárias completas.

14 Graduação – avaliação global Campus de Piracicaba - ESALQ Diversificação da graduação Criação de cursos noturnos Vocação consolidada na área das ciências agrárias mas com expressiva expansão nos últimos anos.

15 Graduação – avaliação global Campus de Pirassununga - FZEA apresenta objetivos muito claros na sua área de atuação (setor agrícola) Há preocupação com o ensino de graduação e uma grande maturidade na análise e solução dos problemas enfrentados e das metas estabelecidas.

16 Graduação – avaliação global Campus de Bauru - FOB Vocação na área da saúde - Odontologia e Fonoaudiologia - ambos referência nacional em suas áreas. Preocupação com os aspectos didáticos das disciplinas Preocupação com a implantação e uso de novas tecnologias e confecção de material de apoio. Metas e objetivos traçados poderiam ser explicitadas de forma mais clara. Poderiam ter metas de mais fácil verificação (diminuir a e evasão e consolidar a reforma curricular)

17 Graduação – avaliação global Campus de São Paulo (FM, FSP, EE e FD) A despeito da excelência conquistada e da grande gama de atividades extra-classe realizadas, principalmente o curso de Direito se desenvolve como estrutura única, bastante independente com relação aos demais. Seus graduandos têm pouco contato com o restante da Universidade Enfermagem, Medicina e Nutrição - metas precisas, diagnósticos e objetivos bem delimitados, mostram que os cursos ministrados apresentam grau de excelência consolidado. Enfermagem, Medicina e Nutrição - metas precisas, diagnósticos e objetivos bem delimitados, mostram que os cursos ministrados apresentam grau de excelência consolidado.

18 Graduação – avaliação global O Campus Central - Butantã De maneira geral, os cursos vêm se preocupando cada vez mais com o processo de avaliação e o equacionamento dos problemas enfrentados, principalmente com relação à evasão, destino dos egressos e discussões pedagógicas passam a ser encaradas com naturalidade por todos os setores acadêmicos.

19 Graduação – avaliação global O Campus Central - Butantã, Representa a Universidade por excelência. A diversidade de seus cursos e seu tamanho possibilitam experiências pioneiras Destaque para os ciclos básicos já implantados para as engenharias e cursos de letras cursos quadrimestrais. Há muitas iniciativas referentes à melhoria da qualidade da graduação

20 Alunado, Processo e Resultados Relação Candidato/Vaga: Indica a sintonia do curso com as expectativas da sociedade Conclusão: Período Ideal Período IdealEvasão:ImediataTransferência: Otimização da ocupação Rendimento escolar: Número de aprovações relativamente ao número de matriculados

21 Novos Indicadores - Grupo de Apoio Pedagógico - GAP

22 Docentes Total de Respostas: 2600

23


Carregar ppt "Pró-Reitoria de Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação A Avaliação Institucional e a Graduação Universidade de São Paulo Sonia Teresinha de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google