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IV Encontro de Avaliação Institucional da USP Comissão Permanente de Avaliação – CPA Hélio Nogueira da Cruz Presidente da CPA Cidade Universitária – Auditório.

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1 IV Encontro de Avaliação Institucional da USP Comissão Permanente de Avaliação – CPA Hélio Nogueira da Cruz Presidente da CPA Cidade Universitária – Auditório da FAU São Paulo, 30 de agosto de 2005

2 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Sumário Histórico da Avaliação Institucional na USP Características do 2º Ciclo de Avaliação Avaliação Externa Apreciação da Avaliação Institucional Avaliação de Órgãos Centrais de Direção e Serviço Próximas Etapas

3 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Histórico da Avaliação Institucional na USP 1992 – Criação da Comissão Permanente de Avaliação (CPA) 1992 a 1999 – 1º Ciclo de Avaliação Departamental (210 Departamentos) 2000 – Deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) – Avaliação das Universidades e Centros Universitários do Sistema Estadual de Ensino do Estado de São Paulo 2001 – Planejamento da Avaliação Institucional para o CEE 2002 – Reformulação da Comissão Permanente de Avaliação 2003 a 2005 – 2º Ciclo da Avaliação Departamental - Avaliação Institucional (CEE) - Auto-Avaliação Departamento/Unidade (USP) - Avaliação Departamental (Assessores Externos) - Avaliação da Avaliação pelos Diretores das Unidades - Relatório ao CEE (em elaboração)

4 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Características do 2º Ciclo de Avaliação Democrático (não impositivo) Participativo (consensual) Descentralizado Respeito às especificidades Integração de metas e objetivos dos Departamentos, Unidades e Órgãos Centrais (Plano de Metas único) Apoio ao planejamento dos Departamentos, Unidades e Órgãos Centrais Apoio à tomada de decisões Contínuo e permanente

5 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Avaliação Externa Departamentos: 199 Comissão de Assessores Externos: 114 Composição: 287 Assessores Assessor Nacional: 156 (54%) Assessor Estrangeiro: 131 (46%) Avaliações realizadas: 195 (até 29/8/2005)

6 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Origem dos Assessores Externos (33%) (25%) (13%) (28%) (45%) (11%) (12%) (32%)

7 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de ENGENHARIAS: Departamentos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos (*) Destacam-se entre os melhores cursos do Brasil, com atuação de liderança Características - Cursos de graduação de boa qualidade - Baixa evasão dos alunos (G) - Forte engajamento dos professores com o ensino (G) - Maioria dos cursos com conceito 5 (CAPES) - Maioria dos alunos tem dedicação exclusiva (PG) - Tempo alto de titulação (PG) - Forte direcionamento da pesquisa para projetos com aplicação industrial (P) - Grande destaque às atividades de extensão (Ex) - Boa interação entre graduação e extensão (Ex) _________________ (*) Relatório do Prof. Iberê Luiz Caldas (IF) e da Profa. Maria Aparecida S. Ruas (ICMC) (1/2)

8 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Recomendações - Aperfeiçoar currículos (G) - Modernizar e informatizar laboratórios didáticos (G) - Ampliar a Iniciação Científica - Aumentar alunos com dedicação exclusiva (PG) - Aumentar publicações em revistas indexadas (P) - Ampliar cooperação/ intercâmbio internacional (PG/P) - Criar Programa de pós-doutoramento (P) - Renovar corpo docente (diminuir endogenia) - Aumentar o Apoio Técnico ENGENHARIAS: Departamentos da Escola Politécnica e da Escola de Engenharia de São Carlos (*) _________________ (*) Relatório do Prof. Iberê Luiz Caldas (IF) e da Profa. Maria Aparecida S. Ruas (ICMC) (2/2)

9 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de CIÊNCIAS EXATAS: 15 Departamentos de Física, Matemática, Astronomia e Química (*) Entre as melhores cursos do Brasil com bom nível internacional Características - Licenciatura em expansão - Bacharelado em ampliação - Amplos programas de iniciação científica e monitoria - Graduação Integrada à pós-graduação - Ampliação do doutoramento - Diminuição dos tempos médios de titulação (PG) - Maioria dos estudantes em tempo integral com bolsa (PG) - Aumento das dissertações e teses com publicações em revistas indexadas - Maioria dos cursos com excelente avaliação CAPES _________________ (*) Relatório do Prof. Iberê Luiz Caldas (IF) (1/2)

10 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de CIÊNCIAS EXATAS: 15 Departamentos de Física, Matemática, Astronomia e Química (*) Características (cont.) - Pesquisa fundamental bem estabelecida (algumas áreas com liderança internacional) - Aumento do número de publicações e revistas indexadas (3 x em 10 anos) - Crescimento do Pós-doutoramento - Formação de docentes do ensino médio (Ex) - Divulgação da Ciência Recomendações - Modernizar e informatizar laboratórios didáticos da graduação (G) - Ampliar cooperações e intercâmbios (P) _________________ (*) Relatório do Prof. Iberê Luiz Caldas (IF) (2/2)

11 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: 22 Departamentos Médicos Aplicados ou Profissionais da FM e FMRP (*) (1/3) Características - Ensino de graduação: bom desempenho - Ensino de pós-graduação (35 programas): regular e bom - Pesquisa: desempenho heterogêneo - Elevada qualidade das atividades de extensão - Utilização de médicos assistentes para atividades acadêmicas - Problemas de infra-estrutura de alguns departamentos, em geral fora do complexo hospitalar Recomendações - Reestruturação departamental em alguns aspectos - Considerar a criação da carreira clínica ao lado da carreira acadêmica ____________________ (*) Relatório do Prof. Mario Antonio Zago (FMRP)

12 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: 17 Departamentos de Ciências Básicas da FMRP, IB E ICB (*) Características - Ensino de graduação: regular / bom desempenho - Ensino de pós-graduação (18 programas) muito bom - Pesquisa: desempenho heteregêneo - Problemas pontuais de infra-estrutura Recomendações - Aumentar produção científica - Estimular atividades de extensão - Reestruturação Departamental temática - Aumento de intercâmbio intra e inter-institucional ____________________ (*) Relatório do Prof. Mario Antonio Zago (FMRP) (2/3)

13 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: 30 Departamentos de Ciências Básicas e Aplicadas da FO, FOB, FCF, FCFRP e EEFE (*) Características 70% dos departamentos excelentes ou bons Muitos departamentos de nível internacional Recomendações Melhorar avaliação dos cursos, disciplinas e processos pedagógicos do ensino Desenvolver material didático, inclusive de material para uso na Internet Redefinir linhas de pesquisa e grupos Modernizar a relação com a indústria, para um conceito não partenalista de extensão Desenvolver inovação Aumentar internacionalização: convênios, congressos, intercâmbio e publicações no exterior _______________ (*) Relatório feito pelo Prof. Franco Maria Lajolo (FCF) (3/3)

14 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de CIÊNCIAS HUMANAS: 35 Departamentos da ECA, FAU, FE, FEA,FEARP, FD e FFLCH (*) Características - Conjunto grande de elogios aos departamentos - Muitos departamentos de liderança, de referência nacional e internacional Recomendações - Aumentar visibilidade do Departamento - Recrutar professores visitantes de renome internacional - Estimular os docentes a pós-doutorado - Organizar estágio para alunos - Valorizar Iniciação Científica - Desenvolver projetos coletivos - Fazer pesquisa de opinião com alunos e com egressos - Elaborar / Acompanhar Plano de Desenvolvimento da Unidade ______________ (*) Relatório feito pelo Prof. Hélio Nogueira da Cruz e Olga Miranda (GVR)

15 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Apreciação da Avaliação Institucional Comentários e sugestões solicitados aos Diretores pelo ofício de 15/4/2005 da CPA sobre os aspectos: 1. O processo de Avaliação Institucional 2. O trabalho dos Assessores Externos

16 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de O Processo de Avaliação Institucional Aspectos Positivos - processo foi percebido como de grande importância - facilitou auto conhecimento do próprio Departamento - interação entre docentes, alunos e funcionários foi enriquecedora - ofereceu oportunidades para debate interno nos Departamentos - proporcionou momento de interação entre chefias e vários Departamentos (1/2)

17 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de O Trabalho dos Assessores Externos Pontos Positivos - trabalho sério, responsável e cuidadoso - clima positivo - sugestões valiosas - oportunidade para revisão do Plano de Metas Pontos Negativos - tempo curto de permanência dos assessores externos - tempo longo entre auto-avaliação e avaliação externa - visão estritamente departamental, sem avaliar a Unidade (2/2)

18 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Avaliação de Órgãos Centrais de Direção e Serviço Auto-Avaliação: 27 Avaliação de Assessores Externos: - HRAC - CEBIMAR - Hospital Universitário - Museu Paulista - Instituto de Relações Internacionais

19 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Resultados da Avaliação Institucional: Oportunidades de Melhorias Órgãos Centrais Estabelecer Plano de Desenvolvimento Institucional da USP Dar maior leveza à administração central (desburocratização, simplificação de processos, etc.) Descentralizar decisões (dar maior autonomia às Unidades e aos Campi) Melhorar canais de comunicação entre Administração Central e Unidades Rever quadro de docentes e de funcionários Melhorar infra-estrutura: Espaço Físico, Informática e Bibliotecas (1/2)

20 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Resultados da Avaliação Institucional: Oportunidades de Melhorias Unidades Manter / Atualizar / Rever o Projeto Pedagógico Rever Estrutura Curricular Aumentar interação entre Departamentos e Áreas (Graduação, Pós-Graduação, Pesquisa e Cultura e Extensão) Melhorar estrutura administrativa para Internacionalização Melhorar canais de comunicação formal entre a administração dos cursos e os docentes, funcionários e alunos Melhorar o processo seletivo de docentes (endogenia e idade) Divulgar trabalhos de alunos Estimular trabalhos interdisciplinares Articular grupos de pesquisa Reconhecer créditos de cursos de extensão Acompanhar egressos Acompanhar a evolução do Plano de Desenvolvimento da Unidade (2/2)

21 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Próximas Etapas Consolidação dos relatórios dos Assessores Externos Relatório Final para o Conselho Estadual de Educação Continuidade do Processo de Avaliação

22 _____________________________________ IV Encontro de Avaliação Institucional da USP CPA – 30 de agosto de Comentários de um Assessor José Francisco de Faria Costa Professor Catedrático de Direito Penal da Universidade de Coimbra Avaliou o Departamento de Direito Penal e Médico da Faculdade de Direito Considera-se de enorme relevo e importância esta abertura a uma avaliação externa internacional, o que mostra, entre outras coisas, o florescimento da idéia de universidade. Tanto ou mais importante do que a avaliação e seus resultados, temos para nós que o valor está na abertura à crítica e no gesto de humildade científica que a própria idéia de avaliação externa traduz. Uma reiterada crítica interna e externa é, pois, sinal de grande vigor universitário e acadêmico.


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