A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior."— Transcrição da apresentação:

1 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e tem por objetivo verificar: o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento; e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento. Assim, serão constituídos referenciais que permitam a definição de ações voltadas para a melhoria da qualidade dos cursos de graduação, por parte de professores, técnicos, dirigentes e autoridades educacionais.

2 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 De acordo com o art. 1º da Portaria Normativa nº 3/2008, serão avaliados, em 2008, cursos de treze áreas. Destas, nove áreas incluem cursos da Uniso, a saber: Computação (Ciência da Computação e Sistemas de Informação); Engenharia (Engenharia Ambiental e Engenharia da Produção); Filosofia; Física; História; Letras (Letras/Português e Letras/Inglês); Matemática; Pedagogia; Química; Também serão avaliados dez cursos tecnológicos. Destes, somente um da Uniso, a saber: Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Produção Industrial.

3 Estão habilitados a participar do ENADE todos os estudantes em final de primeiro e de último ano de todos os cursos das áreas relacionadas no art. 1º da Portaria Normativa nº 3/2008. Serão considerados estudantes do final do primeiro ano do curso (INGRESSANTES) aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2008, tiverem concluído entre 7% e 22% (inclusive) da carga horária mínima do currículo do curso, independentemente da organização curricular adotada pela IES. Serão considerados estudantes do último ano (CONCLUINTES) aqueles que, até o dia 1º de agosto de 2008, tiverem concluído pelo menos 80% da carga horária mínima do curso, independentemente da organização curricular adotada pela IES, ou todo aquele estudante que se encontre na condição de possível concluinte no ano letivo de Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008

4 O ENADE é componente curricular obrigatório, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a sua situação regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação ou dispensa oficial pelo MEC. DISPENSA Ficam dispensados do ENADE 2008 (além dos alunos não selecionados na amostra do INEP): Os alunos que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2008; Os alunos que estiverem oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, na data de realização do ENADE 2008, em instituições conveniadas com a Uniso.

5 CRONOGRAMA De 2 a 20 de junho de 2008 Período de inscrição dos estudantes em situação irregular no ENADE de anos anteriores (2004, 2005, 2006 e 2007). Até 1º de agosto de 2008 O INEP enviará às Instituições de Educação Superior que oferecem cursos das áreas a serem avaliadas pelo ENADE 2008, as instruções e os instrumentos necessários ao cadastramento eletrônico dos estudantes habilitados ao ENADE Prazo estabelecido pelo INEP para as Comissões Assessoras de Área e a Comissão Assessora de Avaliação da Formação Geral definirem as competências, conhecimentos, saberes e habilidades a serem avaliados e todas as especificações necessárias à elaboração da prova a ser aplicada no ENADE Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008

6 CRONOGRAMA Até 31 de agosto de 2008 ( Período de Inscrição dos alunos) As Instituições de Educação Superior são as únicas responsáveis pela inscrição de todos os seus estudantes habilitados ao ENADE 2008 e deverão devolver ao INEP, até a data estabelecida acima, os dados cadastrais dos estudantes concluintes e ingressantes. É de responsabilidade da Instituição divulgar amplamente, junto ao seu corpo discente, a lista de estudantes habilitados (inscritos) ao ENADE 2008, antes do envio do cadastro ao INEP. A não-inscrição de alunos habilitados, nos prazos estipulados pelo INEP, poderá ensejar a suspensão temporária da abertura, pela IES, de Processo Seletivo para as áreas ou cursos referidos na Portaria Normativa nº 3/2008 (de acordo com § 7º, do art. 5, da Lei nº /2004).

7 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 CRONOGRAMA Até 26 de setembro de 2008 O INEP divulgará a lista dos estudantes selecionados pelos procedimentos amostrais para participarem do ENADE A Instituição deverá divulgar amplamente a relação destes alunos selecionados. 03 de outubro de 2008 Prazo para a Instituição informar ao INEP a relação de alunos não selecionados na amostra definida para o ENADE 2008 e que optaram em fazer o Exame. Importante destacar que a regularidade junto ao ENADE 2008 fica condicionada à efetiva participação na prova. Até 20 de outubro de 2008 O INEP divulgará os locais onde serão aplicadas a provas.

8 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 CRONOGRAMA 9 de novembro de 2008 Data da realização da prova. A prova terá início às 13 horas (horário de Brasília). As instruções estarão definidas no Cartão de Informação do Estudante e também no site do INEP. Observações: O Manual do ENADE 2008 estará, também, disponível no site do INEP.

9 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES (Manual do ENADE de anos anteriores) 1)Qualquer alteração no controle acadêmico dos estudantes após 01/08/2008, seja por trancamento de matrícula ou abandono de curso, não o desabilita ao ENADE Estes estudantes devem ser orientados pelas IES sobre o ônus do descumprimento do componente curricular ENADE. 2)Cursos que não possuem alunos habilitados ao ENADE, ou seja, não possuem alunos nas condições de INGRESSANTES ou CONCLUINTES, deverão prestar tal informação ao INEP, em campo próprio no formulário eletrônico de inscrição, segundo instruções do Manual do ENADE 2008.

10 INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES 3) O nº do CPF é a chave primária para a inscrição de alunos ao ENADE. Deve-se notificar os alunos habilitados que ainda não dispõem de CPF da necessidade desse documento para a viabilização de sua própria inscrição. 4) A conclusão de nova habilitação de curso avaliado pelo Exame, a cada ano, que possa sugerir novo diploma ou apostilamento ao diploma já expedido, habilita o concluinte à participação no ENADE ) Após a prova (09/11), será disponibilizado, na página do INEP, o questionário do coordenador, que tem por objetivo reunir informações que contribuam para definição do perfil do curso. Somente serão processadas as respostas ao questionário do coordenador encaminhadas por meio da página do INEP. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008

11 LEGISLAÇÃO Lei nº , de 14/04/2004 (DOU de 15/04/2004); Portaria MEC nº 2.051, de 09/07/2004 (DOU de 12/07/2004); Portaria INEP nº 107, de 22/07/2004 (DOU de 23/07/2004); Portaria Normativa nº 1, de 10/01/2007 (DOU de 11/01/2007); e Portaria Normativa nº 3, de 01/04/2008 (DOU de 08/03/2008). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008


Carregar ppt "Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – ENADE 2008 O ENADE é um dos procedimentos de avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google