A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Política Nacional de Meio Ambiente

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Política Nacional de Meio Ambiente"— Transcrição da apresentação:

1 Política Nacional de Meio Ambiente
Lei 6.938/81 Política Nacional de Meio Ambiente

2 Princípios Meio Ambiente como patrimônio público Racionalização do uso
Planejamento e fiscalização Proteção ecossistemas representativos Controle atividades poluidoras Incentivos ao estudo e à pesquisa Qualidade ambiental Recuperação de áreas degradadas Proteção de áreas ameaçadas Educação ambiental

3 Objetivos Compatibilização desenvolvimento econômico social/equilíbrio ecológico. Definição de áreas prioritárias. Estabelecimento padrões de qualidade ambiental/normas de manejo. Pesquisa e tecnologias/uso racional. Consciência pública/equilíbrio ecológico. Preservação e restauração dos recursos ambientais. Poluidor, obrigação de recuperar e/ou indenizar; usuário, contribuição pela utilização com fins econômicos.

4 Definições Legais Meio Ambiente
O conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. Degradação da qualidade ambiental A alteração adversa das características do meio ambiente.

5 Definições Legais Poluição
A degradação da qualidade ambiental resultante de atividades que direta ou indiretamente: Prejudiquem a saúde, a segurança e o bem- estar da população; Criem condições adversas às atividades sociais e econômicas; Afetem desfavoravelmente a biota; Afetem as condições estéticas ou sanitárias do meio ambiente; Lancem matérias ou energia em desacordo com os padrões ambientais estabelecidos.

6 Definições Legais Poluidor
A pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado, responsável direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental. Recursos ambientais A atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.

7 Instrumentos Padrões de qualidade ambiental Zoneamento ambiental
Avaliação de impacto ambiental – AIA Licenciamento e revisão de atividade efetiva ou potencialmente poluidora – LA Incentivo à tecnologia voltada para a melhoria da qualidade ambiental

8 Instrumentos Criação de espaços territoriais especialmente protegidos
Sistema nacional de informações sobre o meio ambiente Cadastro técnico federal de atividades e instrumentos de defesa ambiental Penalidades disciplinares ou compensatórias

9 Instrumentos Relatório de qualidade do meio ambiente
Garantia da informação ambiental Cadastro técnico federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais Instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros

10 Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA
Órgão Superior - Conselho de Governo Com a função de assessorar o Presidente da República na formulação da política nacional e nas diretrizes governamentais para o meio ambiente e os recursos ambientais. Órgão Consultivo e Deliberativo - Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) Com a finalidade de assessorar, estudar e propor ao CG diretrizes de políticas governamentais para o meio ambiente e os recursos naturais e deliberar, no âmbito de sua competência, sobre normas e padrões compatíveis com o meio ambiente ecologicamente equilibrado e essencial à sadia qualidade de vida.

11 Sistema Nacional de Meio Ambiente SISNAMA
Órgão Central - Ministério do Meio Ambiente, dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal (MMA) Com a finalidade de planejar, coordenar, supervisionar e controlar, como órgão federal, a política nacional e as diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente. Órgão Executivo - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes (ICM-Bio) e Serviço Florestal Brasileiro (SFB) Com a finalidade de executar e fazer executar como órgão federal, a política e diretrizes governamentais fixadas para o meio ambiente.

12 SISNAMA Órgãos Seccionais - órgãos ou entidades estaduais responsáveis pelo controle e fiscalização Responsáveis pela execução de programas, projetos e pelo controle e fiscalização de atividades capazes de provocar a degradação ambiental. (NATURATINS) Órgãos Locais - órgãos ou entidades municipais Responsáveis pelo controle e fiscalização dessas atividades, nas suas respectivas jurisdições. (DIRETORIA MUNICPAL DE MEIO AMBIENTE)


Carregar ppt "Política Nacional de Meio Ambiente"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google