A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Profa Rejane Freitas Benevides

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Profa Rejane Freitas Benevides"— Transcrição da apresentação:

1 Profa Rejane Freitas Benevides
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA CAMPUS PARAÍSO DO TOCANTINS Meio Aquático Profa Rejane Freitas Benevides Paraíso, TO.

2 Características água Características físicas: Estado líquido em condições normais de temperatura e pressão; Temperatura; Cor; Sabor e odor; Transparência.

3 Características químicas:
Oxigênio dissolvido; pH; Condutividade; Nutrientes. Características biológicas: - Organismos aquáticos (vírus, algas, bactérias, fungos, algas, protozoários, anfíbios, peixes, etc.)

4 Usos da água e requisitos de qualidade
A água é um dos recursos naturais renováveis mais intensamente utilizados. É fundamental para a existência e manutenção da vida e, para isso, deve estar presente no ambiente em quantidade e qualidade adequada.

5 Usos da água: Abastecimento humano; Abastecimento industrial; Irrigação; Geração de energia elétrica; Navegação; Preservação da fauna e da flora; Recreação.

6 Alteração da qualidade das águas
Poluição: Entende-se por poluição da água a alteração de suas características por quaisquer ações ou interferências, sejam elas naturais ou provocadas pelo homem. Obs.: A noção de poluição deve está associada ao uso que se faz da água.

7

8 Contaminação: Refere-se à transmissão de substâncias ou microorganismos nocivos à saúde pela água. Assim, podemos dizer que a ocorrência de poluição não implica necessariamente riscos à saúde de todos os organismos que fazem uso dos recursos hídricos afetados.

9 Os efeitos resultantes da introdução de poluentes no meio aquático dependem:
Tipo de poluente introduzido; Caminho que esse poluente percorre no meio; Uso que se faz do corpo de água.

10 Formas de introdução do poluente no meio aquático:
Cargas pontuais: - São introduzidas por lançamentos individualizados. Ex.: despejo de esgotos sanitários.

11 Cargas difusas: - As cargas difusas não possuem um ponto específico; Ocorrem ao longo das margens dos rios; Não são oriundas de um ponto preciso de geração. Ex.: drenagem urbana e substâncias provenientes de campos agrícolas.

12 Poluentes aquáticos Os poluentes são classificados de acordo com sua natureza e com os principais impactos causados pelo seu lançamento no meio aquático. - Poluentes biodegradáveis; Poluentes recalcitrantes.

13 Principais poluentes aquáticos:
Poluentes biodegradáveis - Representada pela a matéria orgânica lançada na água, a qual será degradada pelos organismos decompositores presentes no meio aquático.

14 Poluentes recalcitrantes ou refratários
- São aqueles compostos não biodegradáveis ou sua taxa de biodegradação é muito lenta. Poucos organismos são capazes de digeri-los.

15 Comportamento dos poluentes no meio aquático
Os poluentes, ao atingir os corpos de água, sofrem a ação de diversos mecanismos físicos, químicos e biológicos existentes na natureza, que alteram sua natureza e suas respectivas concentrações.

16 Autodepuração Capacidade de um corpo de água de, após receber uma carga poluidora, através de processos naturais (físicos, químicos e biológicos), recuperar suas qualidades ecológicas e sanitárias.

17 Autodepuração

18 Regiões características de um ambiente em autodepuração
- Região anterior ao lançamento de matéria orgânica: região de águas limpas;

19 - Zona de degradação: localiza-se após o ponto de lançamento, ocorre diminuição inicial na concentração de OD. Nesta região, ainda existem peixes;

20 - Zona de decomposição ativa: é a zona em torno da qual a concentração de OD atinge o valor mínimo, podendo chegar a zero;

21 - Zona de recuperação: ocorre um aumento na concentração de OD, pois os mecanismos de reaeração acabam predominando sobre os mecanismos de desoxigenação;

22 - Zona de águas limpas: a água volta a apresentar condições satisfatórias com relação às concentrações de oxigênio dissolvido.

23 Efeitos da poluição sobre a qualidade da água
A água poluída pode causar diversos efeitos prejudiciais à saúde humana, tais como: febre tifóide, cólera, disenteria, verminoses, micoses...; Mortandade de peixes; Menor quantidade de água de boa qualidade disponível aos diversos usos.

24 Formas de controle da poluição da água:
Tratamento de esgoto doméstico; Tratamento de esgoto industrial; Disposição correta de lixo.


Carregar ppt "Profa Rejane Freitas Benevides"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google